Universidade Univille Universidade Univille

Quais as variações do curso de Design?

Tudo é muito visual nos dias de hoje: tanto as propagandas que vemos enquanto navegamos na internet quanto os produtos que compramos nas lojas têm visuais cada vez mais modernos e diferentes, pensados para agradar vários públicos e chamar a atenção de todos os possíveis consumidores. E o responsável por esse visual é o profissional do curso de design! Ele pode atuar em vários domínios, como na indústria, no meio digital e na publicidade, trabalhando com engenheiros, arquitetos ou jornalistas. Você é criativo e quer expressar essa criatividade para o mundo? Veja mais informações sobre o curso e o mercado de trabalho do Design!

Conheça o curso

O curso pode vir sob o nome de Design, Design Gráfico ou Design Industrial. Em alguns casos, o bacharelado em Design tem Gráfico e Industrial como habilitações, por exemplo. Alguns cursos têm ênfases específicas, como projeto de produto, desenho publicitário e design digital. O bacharelado costuma durar quatro anos, mas algumas faculdades oferecem um tecnólogo de dois. Em um ou outro, é obrigatório fazer um estágio e apresentar um trabalho de conclusão de curso no final.

Quanto as disciplinas, os alunos vão estudar muito da área gráfica e de produção. Desenho técnico, ergonomia, protótipos, ilustração, fotografia, estética e modelagem 3D estão entre as disciplinas oferecidas no domínio da criatividade e da técnica, visando aperfeiçoar as habilidades do estudante quando criar ou produzir uma peça. Os alunos também têm aulas de marketing e administração, para aprender a direcionar seus produtos e a administrar o processo de produção. Alguns cursos podem, também, ser direcionados para setores específicos, como Design de Moda e Design de Games.

Conheça o mercado de trabalho

As indústrias nacionais precisam cada vez mais de profissionais capacitados que possam inovar em seus produtos e sua publicidade. Por isso, tanto bacharéis quanto tecnólogos em Design têm muitas oportunidades no mercado de trabalho. Essas oportunidades existem em todo o país, mas estão especialmente concentradas nas regiões industrializadas.

Cada região, dependendo de sua especialidade, precisa de um tipo de profissional: no sudeste, a indústria geral e os parques gráficos; no sul, a indústria de móveis; e no norte, a Zona Franca de Manaus. Todas precisam de profissionais atualizados e criativos. Mas você não precisa morar em nenhum desses lugares! O profissional de design pode trabalhar como cooperador autônomo ou freelancer de qualquer parte do país.

Você pode trabalhar com desenho industrial, projetando automóveis, máquinas e equipamentos; com design digital, desenvolvendo páginas para a internet; com design gráfico, trabalhando como o visual de publicações impressas, como revistas e livro; com projeto de produto, criando algo que vá ser desenvolvido em escala industrial; e com animação, desenvolvendo animações que sejam utilizadas em publicidades e games. E esses são só alguns dos possíveis rumos.

Viu só como são muitas as possibilidades para aqueles que são formados em Design? Por isso, se você gosta de desenhar, pensar e imaginar, considere essa como sua escolha na hora do vestibular! Quem sabe o produto que você desenhou não seja a próxima grande descoberta nas vitrines de todo o país?

Categoria: Cursos

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.