Curso Técnico em Contabilidade – saiba tudo sobre a profissão Curso Técnico em Contabilidade – saiba tudo sobre a profissão

Curso Técnico em Contabilidade – saiba tudo sobre a profissão

Hoje, o mercado da contabilidade está em processo de adaptação às transformações do mundo, mas isso não quer dizer que não existam oportunidades de trabalho, muito pelo contrário! As empresas buscam profissionais qualificados e atualizados sobre todas as diretrizes, atualizações e ferramentas do setor contábil e fiscal para lidar com as contas da companhia.

Seja em época de bons lucros ou em crises financeiras, a atuação de um contador especializado é fundamental para manter a saúde fiscal da em dia. Por isso, se você se dá bem com contas e pagamentos de tributos, a contabilidade pode ser o caminho certo para uma carreira de sucesso!

E para aqueles que querem uma formação rápida e qualificada, o curso técnico em contabilidade pode ser a solução! Preparamos um conteúdo fresquinho que conta tudo sobre como essa modalidade de ensino funciona e quais campos da contabilidade é possível atuar!

O curso técnico em contabilidade

O estudante que escolher por começar um curso técnico em contabilidade aprenderá tudo sobre como cuidar de questões financeiras de uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, como processos financeiros, ferramentas de apoio, cálculo de tributos, acompanhamento de receita e despesas, análise patrimonial, entre outras atividades.

No entanto, vale ressaltar que o curso técnico não possui a mesma grade e peso que um curso de ensino superior em contabilidade e, por esse motivo, o técnico contábil possui algumas restrições de atuação, como na revisão de balanços, auditorias fiscais e perícias judiciais ou extrajudiciais. Apesar disso, o técnico poderá apoiar e prestar suporte à um profissional graduado, para maior eficiência na função.

Após a formação no curso profissionalizante e com o certificado em mãos, o técnico em contabilidade precisará se registrar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Apenas depois do registro é que o profissional poderá começar a exercer as funções de um técnico contábil.

Como funciona o curso técnico em contabilidade?

O curso tem uma duração média de 1 ano (dois semestres). Apesar de um período curto de aprendizagem, o estudante que optar pelo técnico já sairá da instituição de ensino pronto para ingressar no mercado de trabalho, uma vez que a grade curricular disponibiliza matérias que aperfeiçoam capacidades técnicas e estratégicas.

Dentre as matérias de um curso técnico em contabilidade, estão:

  • Comunicação empresarial;
  • Técnicas contábeis;
  • Matemática financeira;
  • Escrituração;
  • Fundamentos da contabilidade;
  • Normas brasileiras de contabilidade;
  • Economia e estrutura de mercados;
  • Conciliação de contas;
  • Contabilidade de custos;
  • Contabilidade industrial;
  • Contabilidade gerencial.

Vale destacar que cada instituição conta com uma grade curricular para o curso técnico, portanto, cabe ao aluno acessar o portal de cada escola e conferir as matérias abordadas.

Quem pode fazer um curso técnico em contabilidade?

Podem se matricular em ensino técnico jovens a partir de 16 anos, para cursar simultaneamente ao ensino médio, ou concluintes do nível médio e até mesmo do ensino superior, como Administração e Economia, por exemplo.

Áreas de atuação

Engana-se quem acha que o setor da contabilidade possui apenas uma área de atuação. Dentro do segmento, existe um universo de possibilidades para um técnico se dar bem.

Para entender as áreas de atuação, vamos primeiro analisar as funções que um técnico em contabilidade está apto para executar, que são:

  • Análise de documentação contábil e fiscal;
  • Elaboração de planos para amortização e depreciação de taxas;
  • Acompanhamento de transações financeiras (custos e receita);
  • Criação e controle de demonstrativos financeiros;
  • Apuração de obrigações e direitos legais;
  • Preparação de documentação contábil e fiscal;
  • Controle patrimonial;
  • Organização e controle documentos relativos à atividade contábil.

Escritórios de contabilidade são as primeiras opções que passam pela cabeça de um profissional que busca oportunidades na área. E, de fato, são ótimas alternativas para se desenvolver profissionalmente e, além disso, aumentar seu relacionamento com pessoas do setor. Mas essa não é a única solução para quem busca ingressar na área de contabilidade.

Grande parte – para não dizer todas – das empresas no país contam com um setor dedicado à contabilidade da companhia. Para um técnico em contabilidade é possível a prestação de serviços para essas empresas, como profissional contratado, em funções como faturamento, departamento pessoal, administrativo e contas, ou como profissional autônomo, oferecendo serviços contábeis não só para uma, mas para várias empresas de segmentos diversos.

Tipos de cursos

Por não ter a necessidade de aulas práticas, com uso de instrumentos e ferramentas físicas, muitas instituições de ensino oferecem o curso técnico em contabilidade na modalidade EAD ou semipresencial. Mas, para aqueles que preferem acompanhar as aulas presencialmente, também pode contar com escolas que possuem o formato de aprendizagem para a área.

Entenda um pouquinho como funciona as modalidades de ensino e veja qual combina mais com o seu perfil:

EAD

As aulas de EAD acontecem em uma plataforma dedicada, chamada Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com encontros presenciais apenas para as avaliações, que ocorrem de 1 a 2 vezes por semestre.

O estudante pode escolher os melhores dias e horários para os seus estudos, acompanhando aulas ao vivo previamente marcadas e realizando atividades no seu tempo livre.

Semipresencial

Os cursos semipresenciais são conhecidos como cursos híbridos, uma vez que nessa modalidade acontece a mistura do ensino EAD com o ensino presencial.

Para um curso ser considerado semipresencial, é necessário que, ao menos, 20% da carga horária seja destinada para aulas a distância. Os encontros presenciais ocorrem de 1 a 2 vezes por semana, dependendo da instituição de ensino.

Presencial

O estudante na modalidade presencial tem aulas frequentes que podem ser em dias diferentes ou durante todos os dias da semana. A carga horária costuma ser mais alta, já que é necessário a presença do aluno na instituição de ensino.

As atividades e provas são realizadas na instituição de ensino e, para conseguir aprovação nas matérias, é necessário ter 70% de frequência mínima nas aulas, além das notas mínimas estipuladas pela escola.

Qual o salário de um técnico contábil?

A remuneração de um técnico em contabilidade varia de acordo com a região e função desempenhada, no entanto, a faixa salarial para quem está começando agora é de cerca de R$1.400,00.

Onde fazer curso técnico em contabilidade?

Curso EAD ou semipresencial

  • Escolas técnicas estaduais (ETEC);
  • Grau Técnico;
  • Educação Continuada a Distância (Ecid).

Curso presencial

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac);
  • Sequencial Escola Técnica;

Duração média de um curso técnico em contabilidade?

A duração de um curso técnico em contabilidade vai variar de acordo com a instituição e modalidade escolhida, mas pode variar entre 6 meses a 1 ano de curso.

Diploma e certificado

O curso técnico garante ao estudante um certificado registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Com o diploma de formação profissionalizante, o técnico em contabilidade precisa se registrar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para poder exercer as atividades estudadas.

Possibilidades de certificação intermediária

  • Agente de Microcrédito;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Auxiliar de Crédito e Cobrança;
  • Auxiliar de Faturamento;
  • Auxiliar de Tesouraria;
  • Auxiliar Financeiro;
  • Caixa de Banco.

Possibilidades de especialização técnica

  • Especialização técnica em finanças e legislação tributária.

Verticalização para cursos de graduação superior

Pronto para começar seu técnico em contabilidade?

São muitas as oportunidades para quem quer ingressar e ter sucesso na área contábil, basta força de vontade e dedicação nos estudos para se dar bem no mercado de trabalho. E se, antes de começar o curso, você quer entender melhor sobre o setor de contabilidade, confere só um outro artigo que conta do que se trata o curso de contabilidade!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.