Curso técnico em Plásticos – Saiba tudo sobre a profissão Curso técnico em Plásticos – Saiba tudo sobre a profissão

Curso técnico em Plásticos – Saiba tudo sobre a profissão

Se o seu interesse é em um curso técnico em produção industrial com foco em desenvolvimento, reciclagem e estudos de materiais polímeros, o curso técnico em Plásticos foi feito para você!

Neste conteúdo, trouxemos todas as informações do curso: o que é, quem pode fazer, áreas de atuação e as possibilidades do curso superior e muito mais! Vem com a gente descobrir ainda mais sobre esse curso e quem sabe não começar logo um? ?

O curso técnico em Plásticos

O curso é uma formação técnica em que seu objetivo é capacitar profissionais em nível de ensino médio para inserir no mercado de trabalho de forma rápida, seguindo o campo profissional na produção industrial de materiais plásticos.

As atividades do curso são voltadas para o auxílio na avaliação de características químicas, físicas e mecânicas dos materiais; desenvolvimento de novos materiais polímeros; monitoramento da qualidade e dos processos de reciclagem, entre outros.

Como funciona o curso técnico em Plásticos?

O curso tem em sua maior parte disciplinas da área de ciências exatas, mas também matérias nas quais os estudantes podem experimentar a prática da profissão de um técnico em plásticos, sempre alinhado com o mercado de trabalho.

Como se trata de um mercado mais voltado para produção as matérias irão tratar profundamente os componentes materiais, qualidade, processos e suas mecânicas. Confira abaixo algumas das disciplinas que fazem parte da matriz curricular do curso:

  • Materiais Plásticos Especiais.
  • Desenho Técnico.
  • Aditivos para Materiais Plásticos.
  • Caracterização de Materiais Plásticos.
  • Processamento de Materiais Plásticos.
  • Desenvolvimento de Produtos.
  • Moldes e Matrizes.

 Quem pode fazer um curso técnico em Plásticos?

Para começar um curso técnico em Plásticos o estudante deve ter, pelo menos, 16 anos de idade e ter concluído ou se matriculado no segundo ano do ensino médio em uma escola regular, pública ou privada.

 Áreas de atuação

A área de atuação desse profissional acaba sendo bem diversa, desde indústrias até laboratórios de pesquisa. O formado pode atuar em equipes multidisciplinares na produção industrial de materiais plásticos, como monitoramento da qualidade e dos processos de reciclagem; avaliação de características químicas, físicas e mecânicas dos materiais; desenvolvimento de novos materiais polímeros; entre outras.

Confira os principais mercados de trabalho para esse profissional:

  • Indústrias de transformação de plásticos em geral.
  • Indústrias de processamento de borracha.
  • Indústrias de reciclagem para plásticos.
  • Empresas de comercialização, assistência técnica e prestação de serviços voltados para produtos plásticos.
  • Laboratório de pesquisa e desenvolvimento.
  • Indústria de embalagens.

Tipos de cursos

No setor da educação, existem três modalidades diferentes: o presencial, semipresencial e EAD. Apesar de suas particularidades, os formatos possuem a mesma quantidade de horas exigidas em cursos técnicos e, principalmente, contam com o mesmo nível de qualidade no ensino.

Abaixo, você pode conferir as principais diferenças dos três modelos de ensino disponíveis em todos os níveis de ensino:

EAD

As aulas de EAD acontecem em uma plataforma chamada Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com encontros presenciais apenas para as avaliações, que ocorrem de 1 a 2 vezes por semestre. Vale destacar que em algumas instituições, as provas e apresentações de seminários também acontecem via internet.

O estudante pode escolher os melhores dias e horários para os seus estudos, acompanhando aulas ao vivo previamente marcadas e realizando atividades no seu tempo livre.

Semipresencial

Os cursos semipresenciais são conhecidos como cursos híbridos, uma vez que nessa modalidade acontece a mistura do ensino EAD com o ensino presencial.

 Para um curso ser considerado semipresencial, é necessário que, ao menos, 20% da carga horária seja destinada para aulas a distância. Os encontros presenciais ocorrem de 1 a 2 vezes por semana, dependendo da instituição de ensino.

Presencial

O estudante na modalidade presencial tem aulas frequentes que podem ser em dias diferentes ou durante todos os dias da semana. A carga horária costuma ser mais alta, já que é necessária a presença do aluno na instituição de ensino.

As atividades e provas são realizadas na instituição de ensino e, para conseguir aprovação nas matérias, é necessário ter 70% de frequência mínima nas aulas, além das notas mínimas estipuladas pela escola.

Qual o salário de um técnico em Plásticos?

média salarial de um técnico em Plásticos varia de acordo com e empresa e região em que atua. No entanto, o salário médio desse profissional é de R$ 1.804,76.

Onde fazer curso técnico em Plásticos?

Curso Técnico EAD


Duração média de um curso técnico em Plásticos?

Segundo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) o curso técnico em Plásticos deve atingir o período mínimo de 1.200 horas, que são distribuídos em 1 ou 2 anos – totalizando 4 semestres. No entanto, existem instituições que contam com uma grade curricular que contemplam 4 anos de estudo.

Diploma e certificado

Quem optar por um curso técnico garante um diploma de identificação de conclusão do curso e de comprovação que está apto para desenvolver atividades que são atribuídas ao setor estudado. No entanto, vale reforçar que o estudante deve se matricular em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), dessa forma, garante a qualidade na grade curricular e ainda conta com certificado válido em âmbito nacional.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação superior

Categoria: PrasaberTécnico

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.