Curso Técnico em Química – Saiba tudo sobre a profissão Curso Técnico em Química – Saiba tudo sobre a profissão

Curso Técnico em Química – Saiba tudo sobre a profissão

O curso técnico em química

O técnico em química é uma formação básica de educação para estudantes que já concluíram o ensino fundamental e têm o interesse de ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Os formados são capacitados para atuar nos processos químicos industriais e laboratoriais, sempre com respeito às normas ambientais, de segurança e de qualidade.

Lembrando que, ao concluir o curso técnico em química, o recém-formado precisa realizar seu registro profissional no Conselho Regional de Química (CRQ) sob sua jurisdição. Com esse registro, o técnico em química poderá atuar regularmente sem risco de ter a sua licença cassada por exercício irregular da atividade.

Como funciona o curso técnico em química?

O curso técnico tem a sua maior parte formada por matérias práticas, na qual é apresentado ao aluno a experiência de trabalhar no mercado de trabalho.

O estudante vai conhecer insumos, equipamentos e métodos utilizados pela indústria química e se aprofundar no desenvolvimento de produtos e materiais, processos laboratoriais, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. O técnico em química deve estar preparado para a criação e transformação de produtos das mais diversas áreas e categorias do mercado.

As principais matérias do curso são:

  • Química Geral
  • Química Orgânica
  • Química Inorgânica
  • Bioquímica
  • Microbiologia
  • Tecnologia de Alimentos
  • Mineralogia
  • Processos Químicos Industriais
  • Tratamento de Resíduos
  • Análises Químicas de Solo

A duração do curso de técnico em química pode variar entre 1 e 2 anos, dependendo da instituição de ensino escolhida pelo estudante.

Quem pode fazer um curso técnico em química?

Para realizar a inscrição no curso técnico em química é necessário cumprir alguns requisitos, como: o estudante deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio e a idade mínima pode variar de curso para curso.

A dica é, antes de realizar a sua inscrição no curso, conferir as informações na instituição de ensino desejada e avaliar se você atende a todos os requisitos de acesso ao curso.

Áreas de atuação

O número de indústrias no Brasil só tende a crescer e faz com que as vagas para as áreas estejam alinhadas com a demanda do mercado de trabalho. Os profissionais do técnico em química são contratados para trabalhar em indústrias, realizando atividades em parceria com equipes, compostas, em sua maioria, de engenheiros.

Há diversas áreas e segmentos que o profissional pode escolher, confira:

  • Indústrias químicas, empresas privadas ou públicas;
  • Área comercial, em vendas e assistência técnica;
  • Laboratórios de análise, de pesquisa, de controle ambiental e de controle de qualidade;
  • Atividades em empresas de segurança e higiene industrial.

Tipos de cursos

Há 3 tipos de cursos para a escolha do aluno. Confira o detalhe de cada um deles:

EAD

As aulas EAD são desenvolvidas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com encontros presenciais apenas para as avaliações, que ocorrem de 1 a 2 vezes por semestre.

O estudante pode escolher os melhores dias e horários para os seus estudos, acompanhando aulas ao vivo previamente marcadas e realizando atividades no seu tempo livre.

É importante ter um planejamento para cumprir o cronograma de estudos do curso a distância, uma vez que o aluno não tem a necessidade de comparecer diariamente à instituição de ensino ou ao polo de educação a distância.

Semipresencial

Conhecidos como cursos híbridos, os cursos semipresenciais são a mistura do ensino EAD com o ensino presencial. Para um curso ser considerado semipresencial, é necessário que ao menos 20% da carga horária seja destinada para aulas a distância.

Os cursos semipresenciais possuem encontros presenciais em sua maior parte da carga horária, que ocorrem de 1 a 2 vezes por semana, dependendo da instituição de ensino. Quando o aluno não tem aula presencial, ele pode se dedicar ao ambiente virtual de aprendizagem para realizar as suas tarefas.

Presencial

O estudante na modalidade presencial tem aulas frequentes que, dependendo da grade do curso, podem ser em dias diferentes da semana. A carga horária costuma ser mais alta, já que é necessário a presença do aluno na instituição de ensino.

As atividades e provas são realizadas na instituição de ensino e, para conseguir aprovação nas matérias, é necessário ter 70% de frequência mínima nas aulas, além das notas mínimas de acordo com cada instituição de ensino.

Qual o salário de um técnico químico?

O salário base 2020 para um técnico químico é de R$2.017,00, com carteira assinada em regime CLT em todo Brasil.

Onde fazer curso técnico em química?

Existem diversas instituições de ensino públicas ou privadas que oferecem o curso técnico em química. Confira as principais:

ETEC (Presencial)

As Escolas Técnicas Estaduais são instituições mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Centro Paula Souza. Oferecem cursos técnicos, cursos de especialização e de ensino médio.

Para ingressar em uma das ETECs, é preciso realizar um vestibular que acontece 2 vezes ao ano e atender um dos requisitos abaixo:

  • Estudantes que já concluíram o ensino médio;
  • Estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio;
  • Estudantes do EJA.

Instituto Federal (Presencial)

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são uma rede do Governo Federal de educação. Os institutos, além de oferecerem o ensino básico público gratuito, também disponibilizam cursos técnicos, superiores e de pós-graduações.

Para ingressar em um dos institutos, o estudante deve se inscrever no processo seletivo do curso escolhido que acontece 2 vezes ao ano. Todas as etapas estão descritas no edital da prova, disponível no site do instituto. A prova contém 50 questões objetivas com conteúdo da educação básica.

Senai (Presencial)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é um dos maiores complexos de educação profissional do mundo, tendo, como foco principal, o de democratizar o acesso à educação profissional no Brasil.

O curso tem uma carga horário de 1500 horas e, para realizar a inscrição, basta acessar o site oficial, selecionar a cidade e verificar se o curso de química está disponível.

FASPEC (Semipresencial)

A Faculdade de Ensino Superior Pelegrino Cipriano (FASPEC), além de oferecer cursos de graduação, disponibiliza também diversos cursos técnicos. Os cursos são de qualidade, com infraestrutura e competência para preparar os alunos para o mercado de trabalho.

O curso de química na FASPEC é no modelo semipresencial, com a duração de 9 meses. Você pode conferir todas as informações no site oficial da instituição.

Diploma e certificado

O diploma do ensino técnico em química é de nível médio, voltado para a capacitação profissional. Não existe diferença entre certificados de cursos a distância, semipresencial ou presencial, todos têm a mesma validade em território nacional.

Esse foi nosso conteúdo sobre o curso de técnico em química. Curtiu? Sabia que o governo federal conta com um programa de bolsas para cursos técnicos? Confira nosso conteúdo Pronatec: guia completo do programa.

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.