Curso Técnico em Secretariado – saiba tudo sobre a profissão Curso Técnico em Secretariado – saiba tudo sobre a profissão

Curso Técnico em Secretariado – saiba tudo sobre a profissão

O técnico em secretariado é uma boa escolha para quem quer entrar rápido no mercado de trabalho e aproveitar uma área flexível com diferentes oportunidades em diferentes tipos de companhias, sendo elas públicas ou privadas.

Antes de tudo, você precisa saber que o técnico em secretariado é um profissional organizado, com conhecimentos em administrar seus relacionamentos profissionais, lidando com muitas atividades e tendo uma grande influência de atenção no dia a dia do trabalho.

Se identificou com a profissão de técnico em secretariado? Continue lendo nosso artigo para descobrir como se profissionalizar com o curso técnico, chega aí!

Como funciona o curso técnico em secretariado?

O curso técnico em secretariado tem a duração média de um ano e meio – 18 meses -, pode ser feito tanto no modelo presencial, como também a distância e oferece uma entrada rápida ao mercado de trabalho, oferecendo aos técnicos formados a oportunidade de ganhar bons salários.

Durante o curso, o estudante irá estudar todo o universo de um secretário, como matérias de assessoria executiva, planejamento estratégico, eventos, operações, treinamentos, proatividade, cultura organizacional, confira abaixo algumas desses temas do curso:

  • Liderança e negociação;
  • Matemática, economia e informática;
  • Planejamento, organização e coordenação de eventos;
  • Organização de agenda, reuniões e ambiente de trabalho;
  • Gestão estratégica de pessoas;
  • Ética e relações humanas;

Lembrando que um curso técnico em secretariado não é um superior da área e se o estudante deseja um maior crescimento pode buscar uma instituição de ensino superior para avançar na carreira.

Quem pode fazer um curso técnico em secretariado?

Para realizar a inscrição no curso técnico em secretariado é necessário cumprir alguns requisitos, como: o estudante deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio e a idade mínima pode variar de curso para curso.

A dica é: antes de realizar a sua inscrição no curso, conferir as informações na instituição de ensino desejada e avaliar se você atende a todos os requisitos.

Áreas de atuação

O mercado de trabalho para o técnico secretariado é bem amplo e diversificado, existem oportunidades de emprego em todas as regiões do Brasil e em todos os tipos de empresas e tamanhos. A maior concentração de vagas é em grandes cidades e regiões com grande polo industrial.

O profissional em secretariado deve gostar de lidar com o público e ter sempre uma boa comunicação. Confira algumas características podem ajudar dar um avanço na carreira:

  • Capacidade de decisão;
  • Profissional flexível a mudanças;
  • Proativo;
  • Responsável;
  • Ético;
  • Ter iniciativa.

Organização é sem dúvida umas das maiores característica de um técnico em secretariado, o profissional formado é bastante versátil podendo atuar em diversos setores. Confira:

  • Economia;
  • Indústrias;
  • Comércios;
  • Empresas prestadoras de serviços;
  • Organizações não governamentais (ONGs);
  • Órgãos públicos e entre outros.

Tipos de cursos

Há 3 tipos de cursos para a escolha do aluno. Confira o detalhe de cada um deles:

EAD

As aulas EAD são desenvolvidas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com encontros presenciais apenas para as avaliações, que ocorrem de 1 a 2 vezes por semestre.

O estudante pode escolher os melhores dias e horários para os seus estudos, acompanhando aulas ao vivo previamente marcadas e realizando atividades no seu tempo livre.

É importante ter um planejamento para cumprir o cronograma de estudos do curso a distância, uma vez que o aluno não tem a necessidade de comparecer diariamente à instituição de ensino ou ao polo de educação a distância.

Semipresencial

Conhecidos como cursos híbridos, os cursos semipresenciais são a mistura do ensino EAD com o ensino presencial. Para um curso ser considerado semipresencial, é necessário que ao menos 20% da carga horária seja destinada para aulas a distância.

Os cursos semipresenciais possuem encontros presenciais em sua maior parte da carga horária, que ocorrem de 1 a 2 vezes por semana, dependendo da instituição de ensino. Quando o aluno não tem aula presencial, ele pode se dedicar ao ambiente virtual de aprendizagem para realizar as suas tarefas.

Presencial

O estudante na modalidade presencial tem aulas frequentes que, dependendo da grade do curso, podem ser em dias diferentes da semana. A carga horária costuma ser mais alta, já que é necessário a presença do aluno na instituição de ensino.

As atividades e provas são realizadas na instituição de ensino e, para conseguir aprovação nas matérias, é necessário ter 70% de frequência mínima nas aulas, além das notas mínimas de acordo com cada instituição de ensino.

Qual o salário de um técnico em secretariado?

O salário base para um técnico em secretariado é de R$1.441, com carteira assinada em regime CLT em todo Brasil.

Onde fazer curso técnico em secretariado?

Existem diversas instituições de ensino públicas ou privadas que oferecem o curso técnico em secretariado. Confira as principais:

Senac (presencial e a distância)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) já conta com mais de 70 anos de história formando e qualificando pessoas para o mercado de trabalho. Há alguns anos a instituição de ensino já oferece cursos à distância em diferentes modalidades.

O curso técnico em secretariado do Senac está disponível tanto presencial quanto a distância e conta com uma carga horário de 800 horas, para realizar a inscrição o candidato deve acessar o site e escolher a modalidade e finalizar com o pagamento.

ETEC (presencial)

As Escolas Técnicas Estaduais são instituições mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Centro Paula Souza. Oferecem cursos técnicos, cursos de especialização e ensino médio.

Para ingressas em uma das ETECs precisa realizar um vestibular que acontece duas vezes ao ano e atender um dos requisitos abaixo:

  • Estudantes que já concluíram o ensino médio;
  • Estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio;
  • Estudantes do EJA.

Uninove (presencial)

Com uma história de mais de 60 anos de intensa dedicação em prol da educação, a Universidade Nove de Julho (UNINOVE) é uma das maiores instituições privadas de ensino superior e pesquisa do Brasil.

O curso tem a duração de um ano – dois semestres -, para realizar a inscrição, basta acessar o site oficial, escolher a unidade e realizar a inscrição.

Instituto Monitor (a distância e semipresencial)

A Instituto Monitor é a escola pioneira em cursos a distância, atuando desde 1993 e com mais de 6 milhões de alunos que já estudaram e cresceram profissionalmente.

O curso de secretariado tem a duração média de um ano e meio, sendo três semestres para realização do curso. O estudante deve comparecer aos polos educacionais pelo menos uma vez por mês, conforme calendário da instituição.

Diploma e certificado

O diploma do ensino técnico em química é de nível médio, voltado para a capacitação profissional. Não existe diferença entre certificados de cursos a distância, semipresencial ou presencial, todos têm a mesma validade em território nacional.

Possibilidades de especialização técnica

  • Especialização técnica em cerimonial;
  • Especialização Técnica em eventos institucionais;
  • Especialização Técnica em arquivo eletrônico.

Possibilidades de verticalização para cursos de graduação superior

  • Curso superior de tecnologia em secretariado;
  • Bacharelado em secretariado bilíngue;
  • Bacharelado em secretariado trilíngue;
  • Bacharelado em secretariado executiva.

Esse foi nosso conteúdo sobre o curso de técnico em segurança do trabalho. Curtiu? Sabia que o governo federal conta com um programa de bolsas para cursos técnicos? Confira nosso conteúdo Pronatec: guia completo do programa.

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.