5 cursos mais procurados do Pronatec


O Pronatec é certamente uma das melhores formas para o estudante entrar no mercado de trabalho: por se tratar de uma formação técnica, ela tende a ser mais rápida que bacharelados e demais modalidades de ensino superior em termos de colocação profissional.

Cursos Pronatec podem ser concluídos em pouco tempo, geralmente dois ou três anos. Isso acontece porque eles se concentram mais em atividades práticas do que teóricas, buscando dar ao aluno a compreensão das prioridades do ambiente profissional.

É por isso que anualmente as buscas pelas vagas se intensificam, particularmente em alguns cursos com maior demanda no mercado de trabalho. Quer saber quais são eles? Então confira.

Logística

Para entender o que faz o profissional de logística, pense em alguém que atua focado na parte estratégica dos recursos das empresas, buscando criar meios para que os processos aconteçam de acordo com as exigências e tentando sempre aperfeiçoá-los. Esse profissional pode controlar o estoque para que a produção não seja surpreendida com a escassez de produtos e planejar a movimentação interna e o processo de distribuição entre diferentes unidades presentes em um processo.

O cargo é um dos mais requisitados por empresas de diferentes tipos porque o profissional habilitado a trabalhar com logística pode atuar na organização de processos fundamentais para as companhias. Por isso, a ênfase na formação pode variar em função de cada setor. O profissional de logística dedicado a transportes, por exemplo, pode trabalhar na estratégia por trás das entregas de produtos, pensando na melhor maneira de organizar o recebimento de mercadorias de fornecedores, ganhar tempo nos processos e gerar rapidez nas entregas ao consumidor final. É um mercado que paga bons salários em virtude da tradição rodoviária dos transportes brasileiros.

Química

Profissionais de Química podem atuar em laboratórios de universidades e diferentes tipos de empresas. São eles que, com seu conhecimento em relação a agentes químicos e suas reações, conseguem criar soluções úteis para a população em geral.

Em busca da inovação, as empresas investem cada vez mais nesse tipo de profissional, visando gerar alternativas cada vez mais interessantes para o mercado consumidor.

Isso faz com que Química seja um dos cursos Pronatec mais requisitados nas mais diferentes unidades.

Ninguém melhor do que o químico para transformar materiais em produtos. É isso o que abre mercado para que o profissional atue na construção de soluções em termos de cosmética, medicamentos e bebidas. Alguns dos cursos nessa área são o de técnico petroquímico e técnico em celulose e papel.

O curso técnico em Química costuma ser o primeiro passo de pesquisadores que chegam longe em suas carreiras. Depois dele vem a graduação e as pós-graduações, sempre trazendo maior status e retornos financeiros.

Administração

Toda empresa precisa de profissionais capacitados para lidar com processos gerenciais. Na maioria das vezes, eles são a válvula de escape de uma gestão centralizadora e pouco criteriosa. No caso das grandes empresas, esse perfil é ainda mais valorizado. Não por acaso, a disputa por vagas dentro delas é tão concorrida. Motivos como esses fazem do curso de Administração de Empresas um dos mais procurados no Pronatec. Ainda que neste caso a formação seja de nível técnico, ela dá acesso a oportunidades interessantes, com salários muitas vezes compatíveis com o nível superior.

O técnico em administração se dedica a atividades de apoio administrativo, organização de arquivos, criação de documentos e planilhas, além de atuar de maneira direta na comunicação com fornecedores e clientes. Ele também pode ocupar uma posição importante para seu empregador, criando meios para crescer profissionalmente dentro de uma mesma empresa.

Para quem procura empreender, este é um dos cursos Pronatec indicados, uma vez que é rápido em relação a outras formações e permite um conhecimento geral a respeito de processos gerenciais.

Segurança do Trabalho

Esse tipo de profissional é o responsável por estabelecer, orientar e controlar os procedimentos de segurança realizados em meio profissional.

Por isso, ele tem espaço na grande maioria dos setores da economia brasileira. Isso faz com que a demanda por seus serviços seja considerável, já que ele não atua em um único segmento, mas sim em vários.

Dessa forma, a formação oferecida pelo Pronatec aparece entre as mais procuradas. Em um cenário de desemprego e dificuldade de acesso ao ensino superior, o curso de Segurança do Trabalho permite estabilidade e retorno financeiro relevante.

Com o devido entendimento das leis que orientam as ações dos trabalhadores, o técnico em segurança do trabalho tem espaço para crescer na carreira e construir uma trajetória de sucesso.

Pensar na segurança do trabalho é muito mais do que indicar procedimentos de segurança. É preciso que o profissional seja capaz de investigar problemas, analisar situações e criar medidas para garantir a segurança dentro de uma empresa. Cabe a ele também pensar em programas que modifiquem a cultura de uma organização em relação à segurança para evitar problemas futuros.

Meio ambiente

Na busca por proteção e preservação do meio ambiente surgem as leis ambientais. Elas precisam ser respeitadas de maneira que o progresso não se volte contra as condições mínimas de sobrevivência das espécies. É nessa lógica que atuam os profissionais, como o engenheiro ambiental e o técnico em meio ambiente.

Este último pode trabalhar com tudo o que diz respeito a informações relacionadas ao meio ambiente, coletando, armazenando e interpretando de maneira a conscientizar a sociedade a respeito dos impactos que obras de engenharia e hábitos têm trazido.

Por isso, o técnico em meio ambiente tem espaço tanto no setor público quanto no privado, onde pode prestar serviços para empresas que objetivam realizar projetos sem desrespeitar as leis.

Em tempos em que o progresso parece cada vez mais um caminho sem volta, o profissional capaz de garantir que ele aconteça em conformidade com a preservação do meio ambiente tende a conseguir bons empregos. Se esse é o tema que mais te instiga, o Pronatec aparece como uma solução rápida para que você comece a trabalhar.

A importância dos cursos Pronatec

A educação técnica faz toda a diferença na busca pelo primeiro emprego e até na requalificação profissional. Muitos estudantes de ensino fundamental e médio saem das escolas sem preparo para exercer atividades profissionais, o que reforça o problema do desemprego.

É nessa lógica que iniciativas como o Pronatec se mostram de grande relevância. São elas que dão o treinamento necessário para que o estudante tenha como atender as principais demandas do mercado de trabalho e ajudar a movimentar a economia.

Além disso, é preciso destacar que boa parte dos cursos Pronatec se destinam a soluções locais, ou seja, o estudante aprende as técnicas que serão necessárias para os empregadores da região em que se situa, o que gera resultados mais rápidos.

Por isso, caso você esteja em busca de oportunidades no mercado de trabalho, vale a pena procurar a instituição de ensino mais próxima a você e saber se ela participa do Pronatec. Essa pode ser a solução para que você se insira no mercado de trabalho e comece a gerar renda.

O Pronatec oferece turmas para os mais diferentes tipos de alunos, como projetos técnicos e de formação inicial e continuada. Ao todo, são mais de 500 instituições participantes do programa, o que confere grande variedade a ele.

Para participar, é preciso que o interessado estude ou tenha estudado durante todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular recebendo bolsa de estudos integral.

Faça do Pronatec o seu primeiro passo

Essas são as cinco formações mais procuradas no Pronatec ao longo dos anos. Em comum, elas apresentam demanda no mercado de trabalho maior do que as demais.

O mais importante é que, além de pensar na questão do emprego, o estudante considere também a sua compatibilidade com a vaga em questão. De nada adianta fazer um curso de administração se você não se identifica com questões de gerenciamento inerentes à profissão. O mesmo vale para meio ambiente. Se o seu lugar é dentro de escritórios, por exemplo, e se não se identifica com questões ambientais, então o ideal é recorrer a outras soluções.

De maneira geral, o ideal é ter critérios para fazer a sua escolha e tentar aquilo que realmente seja compatível com a sua personalidade e os seus interesses de longo prazo. O Pronatec costuma ser muito útil para abrir portas.

Vale lembrar que o Pronatec é um programa do governo que preenche vagas em instituições participantes, ou seja, ele não é um curso, mas um meio para que o estudante tenha acesso à educação de ensino técnico.

Além disso, por se tratar de uma iniciativa que qualifica o aluno de maneira técnica, é interessante que seja vista como uma porta de entrada para uma determinada área. Sendo assim, precisando de ajuda para dar um passo adiante, conte com o PRAVALER e tenha como financiar a sua faculdade.

Agora que conhece os cursos mais procurados do Pronatec, confira também como se sair bem em uma entrevista de emprego.

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.