Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais

Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais

A evolução tecnológica dos últimos tempos fez com que muitos setores automatizassem seus processos e aprimorassem ferramentas de trabalho. Uma das áreas que mais sentiram as mudanças do mercado foi a industrial, onde a mão de obra humana deu espaço para sistemas automatizados de gestão e produção, otimizando produtividade e qualidade na entrega.

E para que os profissionais não fossem deixados de lado por máquinas, aprimorar os conhecimentos com cursos técnicos e de especialização se tornou fundamental na área de processos industriais.

Dentre os objetivos dos cursos profissionalizantes no setor está a criação de um perfil mais analítico, para que o estudante se torne apto para identificar, aplicar e avaliar os mais variados processos dentro de uma indústria. Além disso, o modelo de ensino promove também a aprendizagem operacional, ou seja, contribui para que o profissional conheça as ferramentas e sistemas implantados no mercado, a fim de fazer a operação e manutenção dos equipamentos.

Tem interesse em seguir uma carreira no setor de processos industriais, mas não sabe quais áreas estão contempladas nesse eixo? Neste artigo vamos listar todos os títulos de cursos técnicos para controle e processos industriais reconhecidos pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), criado e divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Acompanhe mais abaixo!

Cursos técnicos do Eixo Controle e Processos Industriais

Técnico em Automação Industrial


O profissional em automação industrial tem como função principal a integração de sistemas e processos dentro da indústria. Suas atividades são atribuídas ao planejamento, instalação e manutenção de máquinas automatizadas e sistemas robotizados, com o objetivo de garantir mais controle e qualidade na gestão.

As áreas que mais empregam o profissional da área são as indústrias com linhas de produção, químicas, petroquímicas, de exploração de petróleo. Além disso, também podem desenvolver projetos para os setores automobilísticos, aeroespaciais, metalomecânica e de plástico.

Técnico em Eletroeletrônica


Um técnico em eletroeletrônica faz o desenvolvimento, execução, acionamento e controle dos equipamentos e sistemas eletroeletrônicos, industriais ou não. Além de coordenar projetos para instalações elétricas, o profissional também estuda soluções para o uso consciente e eficaz da energia elétrica, buscando fontes de energias alternativas e sustentáveis.

Por atuar diretamente na operação e inspeção de produtos e serviços do setor eletroeletrônicos, o especialista nessa área pode atuar em companhias e indústrias que promovem a produção e comercialização de equipamentos eletroeletrônicos, como também em laboratórios e grupos de pesquisas de controle de qualidade e calibração.

Técnico em Eletromecânica


O curso visa capacitar o aluno para a interpretação de esquemas de montagem e desenhos técnicos de equipamentos mecânicos, realizando também a usinagem e soldagem de peças. Com aptidão técnica, o profissional dessa área planeja, executa, inspeciona, mede e calibra quaisquer máquinas e equipamentos eletromecânicos, visando controle e qualidade nos processos.

Um dos setores que mais empregam o profissional em eletromecânica são as indústrias de transformação extrativa e empresas que atuam na manutenção e reparos de equipamentos. Além disso, também é possível encontrar funções em linhas de produção automatizada, grupos de pesquisas e laboratórios de qualidade.

Técnico em Eletrônica


Dentre as funções de um técnico em eletrônica estão o desenvolvimento, supervisão, instalação e manutenção de projetos com microcontroladores e microprocessadores. O profissional é apto para realizar medições, testes e calibrações de equipamentos eletrônicos, inclusive na transmissão e recepção de sinais.

Para executar a função, o técnico pode encontrar oportunidades em empresas de instalação e comercialização de equipamentos eletrônicos, além de concessionárias e prestadores de serviços do setor de telecomunicações.

Técnico em Eletrotécnica


O profissional em eletrotécnica tem como função projetar e operar elementos do sistema técnico de potência, elaborando projetos de instalações elétricas para o setor industrial, predial, residencial e de infraestrutura de telecomunicações.

Com bons conhecimentos na aplicação de medidas para uso eficiente de energia elétrica, o técnico em eletrotécnica tem como campo de trabalho principal as empresas de geração, manutenção e distribuição de energia elétrica, mas pode atuar também em prestadores de serviços de telecomunicações e indústrias de fabricação de máquinas e componentes elétricos.

Técnico em Manutenção Automotiva


Como o próprio nome diz, o técnico em manutenção automotiva faz o diagnóstico e executa planos de manutenção e instalação de todo tipo de equipamento, dispositivo e acessório em veículos automotivos. Além disso, o profissional também pode coordenar a manutenção de máquinas agrícolas e interpretar desenhos para avaliação técnica.

Os principais setores para atuação dessa função são as montadoras automovias, concessionárias e revendedoras, oficinas mecânicas e indústrias de autopeças e componentes agrícolas.

Técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos


Esse técnico desenvolve o profissional para preparar, documentar implementar e corrigir sistemas elétricos dedicados à navegação, comunicação e monitoramento de aeronaves. Com todo o aparato técnico para a função, o profissional em manutenção de aeronaves faz o diagnóstico completo dos instrumentos, indicando processos para manutenção preventiva ou corretiva.

Das empresas que empregam esse profissional, estão oficinas de manutenção aeronáutica, as indústrias de produtos e montadoras do setor, as forças armadas e escolas de instrução para aviação.

Técnico em Manutenção de Aeronaves em Célula


O técnico em manutenção de aeronaves em célula desenvolve e documenta os procedimentos de manutenção, de montagem ou desmontagem em manuais de fabricantes, publicações técnicas e normas do setor aeronáutico. Além disso, faz a coordenação da limpeza, lubrificação, pequenos reparos e mantém a célula das aeronaves em condição de disponibilidade para voo.

Com conhecimento técnico para manutenção de sistemas do trem de pouso, hidráulico, pneumático e de comando de voo, o profissional pode atuar em empresas aéreas e oficinas de manutenção aeronáutica.

Técnico em Manutenção de Aeronaves em Grupo Motopropulsor


A função executa as mesmas atividades que um técnico em aeronaves em célula, desde a criação de documentos e procedimentos para manuais de fabricantes, publicações técnicas e normas do setor, até no diagnóstico das condições de operação da aeronave. A diferença é que esse profissional também estuda projetos para o desenvolvimento e reparação de motores convencionais e à reação, além de estar apto para inspecionar o grupo motopropulsor.

As áreas de atuação para que cursa o técnico em manutenção de aeronaves em grupo motopropulsor são oficinas de manutenção aeronáuticas, forças armadas, indústria de produtos aeronáuticos e centros de instrução de aviação.

Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais


O profissional em manutenção de máquinas industriais desenvolve o planejamento para controle e gestão das atividades relativas à manutenção mecânica, elaborando projetos que devem seguir normas técnicas, de preservação ambiental, saúde e segurança no trabalho, além de manter a qualidade na execução.  

O campo de atuação desse profissional é em indústrias de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, além do mercado aeroespacial, automobilística, metalmecânica, de manutenção e reparos, termoelétricas, siderúrgicas.

Técnico em Manutenção de Máquinas Navais


Em um curso técnico de manutenção de máquinas navais, o estudante compreende todas frentes para a manutenção e instalação de máquinas navais, equipamentos eletro hidráulicos, de refrigeração, turbinas a gás e caldeiras de navios, além de motores de combustão interna. Entre as atividades desenvolvidas, estão a operação, controle e interpretação de informações técnicas em sensores de medidas físicas, térmicas e mecânicas, bem como a pesquisa e aplicação de sistemas eficientes para a preservação ambiental

Os setores que empregam esse técnico vão desde empresas de navegação e oficinas de construção e reparos de navios e estaleiros, até a empresas de inspeção técnica e companhias de seguros para navios.

Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas


Nesse curso técnico, o estudante aprende a realizar atividades para o reparo e controle de máquinas pesadas automotoras sobre pneus e esteiras. Ele se torna apto para o planejamento e inspeção de equipamentos e acessórios, além a atualização tecnológica para projetos de máquinas industriais.

As montadoras de máquinas, concessionárias e revendedoras, oficinas mecânicas e empresas de fabricação e comercialização de equipamentos pesados são algumas das áreas de atuação do profissional.

Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários


Esse técnico desenvolve ações para o planejamento, montagem, inspeção e análise de falhas para correção de componentes e conjuntos relacionados a locomotivas, vagões e ferramentas metroferroviárias.

Sua atuação acontece em Instituições do sistema metroferroviário, órgãos de controle e regulação, concessionárias e empresas de fabricação e consultoria do setor.

Técnico em Mecânica


Nesse curso, o profissional compreende técnicas e procedimentos para a instalação, manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos, desde a elaboração de projetos e ferramentas, interpretação de desenho técnico e controle de qualidade, até a controle de processos e medição.

O campo para esse profissional desenvolver suas funções é em fábricas de máquinas e componentes mecânicos e em indústrias de diversos setores, atuando com atividades de manutenção de equipamentos.

Técnico em Mecânica de Precisão


O técnico em mecânica de precisão prepara o profissional para realizar todos os procedimentos e sequências de atividades para montagem e desmontagem de sistemas e equipamentos de alta precisão. Dentre as atividades da área, estão o planejamento, implantação e diagnóstico de processos de fabricação mecânica de projetos, além da inspeção visual de equipamentos e seus sistemas pneumáticos, hidráulicos e eletromecânicos.

As áreas de atuação para esse núcleo tecnológico se enquadram em indústrias de produtos alimentícios, de instrumentos médico-hospitalares, têxtil, transporte, artigos de borracha e plástico, de produtos químicos e de materiais compósitos.

Técnico em Mecatrônica


Este profissional é capacitado tecnicamente para programar, parametrizar, medir e testar todos os projetos de equipamentos automatizados ou robotizados, fazendo assim a integração junto aos equipamentos mecânicos e eletrônicos.

Os setores de empregabilidade para os técnicos em mecatrônica são indústrias com linhas de produção automatizadas, empresas integradoras de automação industrial, fabricantes de máquinas robotizadas e indústrias do mercado aeroespacial, automobilístico, metalomecânica e plástico.

Técnico em Metalurgia


Quem optar pelo técnico em metalurgia vai estudar métodos e práticas para análises químicas, metalográficas, ensaios mecânicos e processos de fundição e modelagem para a preparação de matérias-primas e insumos. Com grande conhecimento técnico na manutenção e instalação de equipamentos, o profissional também desenvolve projetos de ferramentas para a indústria.

O principal setor de atuação para esse profissional é a indústria metalúrgica e siderúrgica, com o planejamento de ações em linhas de redução, refino, conformação e outros processos industriais.

Técnico em Metrologia


O técnico em metrologia assegura, através de procedimentos e ferramentas, a qualidade do desenvolvimento e manutenção de sistemas, equipamentos, métodos e padrões de medição. O profissional faz ensaios em instrumentos de medição que são utilizados em indústrias e calibração de padrões para os setores mecânicos, elétricos, de telecomunicações, térmica, química etc.

Além de indústrias de diversos setores, o técnico em metrologia também atua e instituições que operam medição, organismos de avaliação de conformidade, entidades certificadoras, redes metrológicas e institutos de pesos e medidas.

Técnico em Processamento da Madeira


Esse profissional estuda e aplica os processos adequados para o tratamento, secagem e preservação de madeiras. Para isso, utiliza de máquinas de usinagem, técnicas de acabamento e leitura de informações técnicas de cada projeto.

Sua atuação acontece em indústrias madeireiras e moveleiras, além de serrarias, marcenarias e estabelecimentos comerciais de venda de madeira.

Técnico em Refrigeração e Climatização


A área visa a elaboração de projetos de instalação de equipamentos refrigeradores industriais, comerciais, residenciais e automotivos. O profissional, juntamente de aparatos dedicados a função, dimensiona ambientes e realiza a instalação de máquinas de refrigeração e climatização.

O principal campo de atuação desse técnico é em estabelecimento comercial e oficina de refrigeração, mas também possui oportunidades em assistência técnica, indústrias, centros de dados e empresas de projetos para sistemas refrigeradores e climatizadores.

Técnico em Sistemas a Gás


Nesse setor, o profissional é capacitado para coordenar e aplicar instalações, montagens e manutenções de equipamentos de sistemas a gás. Com visão técnica e apurada, faz a soldagem de tubulação e sistemas de combustão, realiza gestão energética e supervisiona todos os processos de transporte e distribuição de gás natural e gás liquefeito de petróleo.

Os setores que empregam esse técnico são empresas petrolíferas, operadoras de campo de petróleo, prestadora de serviços a gás e estabelecimentos comerciais e de assistência técnica.

Técnico em Sistemas de Energia Renovável


O objetivo principal do técnico em sistemas de energia renovável é o estudo para aplicação de medidas sustentáveis para o uso eficiente de energia elétrica. O profissional coordena e opera projetos de instalação e manutenção de sistemas para a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica convencional e de fontes alternativas, como eólica, solar e hidráulica.

Com competência para projetar soluções no setor, o técnico tem oportunidade de atuar em empresas de pesquisa ou de instalação de equipamentos de energia renovável, além de órgãos de administração pública e concessionária de distribuição de energia elétrica.

Técnico em Soldagem


O profissional de soldagem utiliza de seus conhecimentos técnicos para contribuir no planejamento e execução do processo de soldagem em estruturas de metais e tubulações industriais, utilizando de técnicas como corte com eletrodo revestido, TIG, MIG, MAG oxigás, arco submerso, brasagem e plasma.

As áreas que garantem oportunidades para o técnico em soldagem são as indústrias petrolífera caldeiraria, indústria de papel e celulose, indústria metalúrgica, indústria metalmecânica, indústria naval, construção civil, indústria automobilística e indústria de transformação.

E aí, já sabe qual área vai dedicar os seus estudos?

Seja qual for a especialidade, investir em um curso técnico pode contribuir ainda mais conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Se você se identificou com o núcleo de cursos técnicos em controle e processos industriais, busque a escola profissionalizante mais próxima da sua região.

Ah, e para te ajudar a escolher a melhor instituição, o Ministério da Educação (MEC) conta com um portal dedicado ao setor de ensino técnico, com uma lista completa de escolas reconhecidas. Acesse agora mesmo Sistec!

Mas se você ainda tem dúvidas sobre qual setor quer dedicar sua carreira ou até mesmo não sabe se a profissão escolhida conta com cursos técnicos, o MEC também preparou um material com todas os nichos que disponibilizam o ensino profissionalizante como alternativa de certificação, o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Nós preparamos um artigo que conta tudinho sobre o que é e quais são as áreas registradas e reconhecidas pelo MEC no CNCT.

Categoria: PRASABERTécnico
Tags:

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.