Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios

Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios

A gestão de processos de negócio é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio. Quem deseja seguir carreira nessa área, encontra nos cursos tecnológicos uma boa opção para entrar rapidamente no mercado de trabalho.

Enquanto um curso de bacharelado em administração é mais generalista e apresenta uma visão ampla sobre a área, os cursos de tecnólogo são focados em uma área específica de atuação e possuem uma boa parte da carga horária dedicada a disciplinas práticas.

Então, vamos entender um pouco mais sobre o eixo tecnológico de gestão e negócios?

Esse núcleo do mercado estuda as tecnologias associadas às técnicas, estratégicas e mecanismos de gestão, por meio do planejamento e avaliação de gestão de pessoas e de processos relacionados a negócios e serviços presentes em organizações e instituições (públicas e privadas). De modo geral, o eixo de gestão e negócios utiliza de tecnologias organizacionais para melhorias na qualidade, produtividade e competitividade da organização.

Curtiu? Então, se você tem interesse em ingressar ou quer se aperfeiçoar nesse mercado, mas não tem conhecimento de todas as possibilidades e áreas, a gente pode te ajudar! Se liga só: 

Cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios

Técnico em Administração


Esse é um dos caminhos para profissionais que desejam empreender no mercado e querem ter um amplo conhecimento sobre diversas esferas da gestão de suas empresas. Mas, uma carreira em administração vai muito além de ser um gestor, pois quem opta por essa área pode atuar diretamente na parte financeira, contábil, de planejamento, marketing, recursos humanos e na estratégia da companhia.

Podemos dizer que um técnico em administração é um profissional versátil e valorizado em inúmeros setores, pois desenvolve diversas atividades em uma empresa. De modo geral, é ele o responsável pela gestão administrativa da organização como um todo ou de um setor específico.

Técnico em Comércio


O curso técnico em comércio tem como finalidade proporcionar o conhecimento e habilidades para inserir profissionais no mercado ou capacitar quem já está trabalhando no ramo, fornecendo competências para executar atividades de comercialização de bens e serviços.

O graduado nessa área realiza o controle quantitativo e qualitativo de produtos, coordena a armazenagem no estabelecimento comercial, elabora e controla a planilha de custos, verifica a demanda e comunica previsões aos fornecedores e atua em planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização.

Técnico em Comércio Exterior


O comércio é a grande força que movimenta a sociedade e que gera a riqueza do mundo. Atuando como um mediador, no centro desse processo, está o profissional de comércio exterior. Cabe a ele prestar apoio as análises de mercado, aplicar a legislação específica dos países envolvidos nas negociações, controlar e coordenar o processo de exportação e importação e supervisionar os procedimentos de transporte, armazenamento e logística internacional.

Quem opta pelo eixo técnico de comércio exterior pode trabalhar no comércio, em indústrias, em instituições financeiras, empresas de logística ou ocupar cargos públicos nas secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais.

Técnico em Condomínio


Coordenar e administrar prédios e casas são funções que estão ganhando destaque no país. Quem escolhe o eixo técnico em condomínio poderá se tornar um síndico profissional, adquirindo conhecimento para executar assembleias condominiais, supervisionar a conservação e manutenção do prédio, com procedimentos de segurança, gestão administrativa, controle de recursos financeiros e ainda, cuida da conservação de dependências dos condomínios.

Técnico em Contabilidade


Apesar de ser uma carreira relativamente tradicional, a contabilidade se reinventa a todo momento e segue como um dos mercados de trabalho com mais oportunidades na atualidade. Antes de saber onde atua um profissional de contabilidade, é importante saber que o técnico em contabilidade é diferente do contador.

Um técnico anota informações sobre transações financeiras, examina documentos fiscais, elabora planos de determinação das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais, organiza, controla e arquiva os documentos relativos à atividade contábil, controla as movimentações e registra as operações contábeis da empresa.

Técnico em Cooperativismo


O curso apresenta as principais técnicas envolvidas no processo de criação e administração de cooperativas. A grade curricular contempla disciplinas focadas em gestão, políticas públicas, economia e legislação cooperativa.

O técnico em cooperativismo basicamente promove a formação e o desenvolvimento de cooperativas e também planeja e executa processos cooperativos em suas diversas modalidades, controla os vencimentos e aditivos de contratos e presta assistência técnica a cooperativas.

Técnico em Finanças


O curso técnico em finanças é uma boa opção para enriquecer o currículo, seja para quem já tem experiência na área ou está entrando no mercado de trabalho agora. Para quem já trabalha no setor financeiro também pode ser uma oportunidade de se atualizar sobre novas habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, como técnicas de venda e marketing.

É este profissional que realiza operações relativas a serviços e produtos financeiros e bancários, fluxos de caixa, lançamentos contábeis, ordens de pagamento, contas a pagar e receber no setor financeiro de uma empresa. Além disso, analisa demonstrativos financeiros, mercado de capitais, contratos bancários, legislação contábil, tributária e de consumidor e fornece orientações sobre empreendedorismo a clientes.

Técnico em Logística


A modernização das empresas e das estruturas de transporte encontram um mercado globalizado e faz com que a logística seja uma área cada vez mais necessária. O profissional que optar por este curso, deve possuir agilidade para trabalhar em busca do aumento na produtividade, redução de custos e prestação de serviços de atendimento ao cliente.

O tecnólogo em logística possui um amplo campo de atuação, como varejistas, assessorias, supermercados, rotas e meios de transporte, realiza procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição de suprimentos e supervisionando processos de compras, recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos.

Técnico em Marketing


Projeta e implementa planos de marketing, realiza análises de vendas, preços e produtos, desenvolve projetos de comunicação, fidelização de clientes e relação com fornecedores ou outras entidades. Também executa o controle e gerência estatísticas de operações de telemarketing, operacionaliza apresentação dos serviços e produtos no ponto de venda e elabora estudos de mercado.

O mercado de trabalho é bem diversificado. O profissional de marketing pode atuar no comércio em geral, empresas de telemarketing, empresas de marketing e publicidade e em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Técnico em Qualidade


O tema está no centro da busca por maior competitividade e eficiência em empresas de tudo quanto é setor: em fábricas de alimentos e bebidas, shopping centers, hospitais, montadoras de automóveis, mineradoras, petroquímicas, universidades e até em órgãos públicos.

Trata-se de uma área em constante evolução, na qual quem investe em educação tem chances de ir longe. O técnico em qualidade elabora manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios de processos de qualidade das organizações; registra o controle da qualidade; elabora e executa auditorias internas da qualidade e acompanha auditorias externas; identifica inconformidades em serviços, produtos e processos e suas possíveis causas.

Técnico em Recursos Humanos


O setor de recursos humanos de uma companhia é o que faz a ligação entre a diretoria e os demais funcionários. Sua principal função é auxiliar os colaboradores da empresa, desde o fornecimento de informações até críticas e elogios pelo desempenho de cada funcionário.

O técnico de RH será responsável por organizar a rotina diária da gestão de pessoas, elaborar os documentos administrativos, dar informações sobre direitos trabalhistas quando necessário, planejar e executar atividades de capacitação e desenvolvimento de pessoas. Também é quem confere a frequência, benefícios concedidos, afastamentos, férias e transferências de funcionários.

Técnico em Secretariado


O secretário ou secretária é o profissional que atua em escritórios assessorando executivos. É uma profissão que envolve muitas tarefas operacionais, mas que vem ganhando posições de destaque e se tornando bastante estratégica.

As principais atividades de quem se forma em secretariado é: organizar a rotina diária e mensal da chefia ou direção, estabelecer os canais de comunicação da chefia ou direção com interlocutores, controlar e arquivar documentos e preencher e conferir a documentação de apoio à gestão organizacional.

Técnico em Seguros


É o profissional que controla contas correntes relativas a prêmios e sinistros e organiza fatos contábeis, inspeciona riscos, avalia acessos e riscos de sinistros, concede participação de riscos ao mercado e operacionaliza cálculos de prêmios e outros procedimentos. Podem trabalhar em empresas de consultoria e de auditoria, empresas de seguros, escritórios de contabilidade, empresas de previdência privada, como profissional autônomo ou até em bancos.

Técnico em Serviços Jurídicos


Quando pensamos em processos e documentos jurídicos, percebemos a importância dos profissionais capacitados que executam esse tipo de atividade. Afinal, são eles que lidam com conteúdos e procedimentos da área jurídica, mesmo sem ter a obrigação de uma formação em Direito.

São os tecnólogos em serviços jurídicos que realizam os serviços de suporte e apoio administrativo às atividades de natureza jurídica e fazem o arquivamento de processos e documentos técnicos. Após a formação, podem executar suas funções em escritórios de advocacia ou de auditoria jurídica, no setor de recursos humanos, departamentos administrativos de empresas privadas e de instituições públicas ou cartórios.

Técnico em Serviços Públicos


A finalidade do curso é formar profissionais que estejam aptos a atuar na administração pública, além de cooperar no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e atividades assemelhadas de interesse da comunidade. Na prática irão realizar apoio administrativo e de gestão de pessoas, controlar procedimentos organizacionais, executar as operações decorrentes de programas e projetos de políticas públicas e realizar atendimento ao público.

Técnico em Transações Imobiliárias


Esse é o primeiro passo para se tornar um corretor de imóveis. Além de obrigatório para se tornar um profissional do setor, o curso oferece aprendizado e capacitação para atuar em alta performance no mercado imobiliário.

Entenda o que faz um técnico imobiliário: organiza ações de compra venda e locação de imóveis, encaminha as documentações referentes a avaliações e registros de transações imobiliárias, apresenta imóveis aos clientes e identifica e aplica parâmetros de uso e ocupação para imóveis. É uma boa oportunidade para quem está fora do mercado e quer se reinventar!

Técnico em Vendas


O curso é voltado para profissionais que irão atuar na área de controle e planejamento de vendas no comércio em geral. Para essa área, é importante que o interessado tenha um perfil dinâmico, comunicativo e capacitado para negociar e interagir.

A função do vendedor não é só anunciar e vender os produtos de uma loja ou empresa. A função mais importante dessa área é realizar o processo. Uma venda profissional consiste em três etapas: antes, durante e depois da venda.

É ele que estuda os produtos e serviços da empresa, caracteriza o tipo de clientes e recolhe informações sobre a concorrência e o mercado em geral. Prepara, promove e efetua a venda de produtos e serviços, organiza o ambiente de venda e organiza e gerencia os arquivos dos clientes.

E aí, encontrou a melhor opção para a sua carreira no eixo de gestão e negócios?

Se você está buscando opções de carreira, invista em um curso técnico no setor. A modalidade de ensino trará mais aperfeiçoamento estratégico e técnico, ampliará a sua visão na profissão escolhida e será mais um item no seu currículo, uma vez que garante ao aluno um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Nós temos um artigo onde falamos um pouquinho mais sobre  a importância de fazer um curso técnico, dá uma conferida!

Ah, e não esqueça de pesquisar a instituição que oferece o curso técnico que deseja, assim você será capaz de analisar a profissão e ver se ela combina com o seu perfil.

Fique atento na hora de escolher uma escola. É importante conferir se ela oferece uma grade curricular que corresponda às suas expectativas e necessidades e se é reconhecida e classificada pelo MEC. Acesse o portal Sistec e procure uma instituição de ensino qualificada para seus estudos!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.