Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação

Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação

As tecnologias de informação têm evoluído muito ao passar dos anos, gerando uma grande oportunidade de soluções disponibilizadas pela informática.

Sendo uma tendência, a tecnologia da informação e comunicação está cada vez mais dentro da nossa sociedade, podendo revolucionar processos de negócios e pesquisas científicas.

Confira abaixo tudo sobre os cursos técnicos do eixo tecnológico de informação e comunicação!

Mas, afinal, do que se trata o eixo tecnológico de informação e comunicação?

O eixo tecnológico de informação e comunicação refere-se à infraestrutura, aos processos de comunicação e aos processamentos de dados e informações.

Os cursos abrangem concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e às telecomunicações, especificação de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes de medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação, desenvolvimento de sistemas informatizados  e tecnologias de comunicação, transmissão e recepção de dados.

A organização curricular dos cursos é:

  • Leitura e produção de textos técnicos;
  • Estatística e raciocínio lógico;
  • Ciência, tecnologia e inovação;
  • Investigação tecnológica;
  • Empreendedorismo;
  • Desenvolvimento interpessoal;
  • Legislação;
  • Normas técnicas;
  • Saúde e segurança no trabalho;
  • Gestão da qualidade;
  • Responsabilidade e sustentabilidade social e ambiental;
  • Qualidade de vida;
  • Ética profissional.

Cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação

Técnico em Computação Gráfica


O técnico em computação gráfica desenvolve projetos gráficos por meio de CAD, 3D e vídeo, desenha plantas, elabora maquetes virtuais e projetos em 3D. Além disso, ele também utiliza técnicas de modelagem, ilustração e animação, edição de áudio e vídeo.

O profissional pode atuar em agência de publicidade, emissoras de tv, estúdios de design, de animação, escritórios de arquitetura e engenharia. Nas áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento de produtos.

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas


Neste curso, o profissional desenvolve sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento. Modela, implementa e mantém banco de dados. Utiliza linguagem de programação específica. Realiza testes de programas de computador.  Mantém registros para análise e refinamento de resultados. Elabora documentação do sistema. Aplica princípios e definição de análise de dados. Executa a manutenção de programas de computador.

O profissional pode atuar em empresas de desenvolvimento de sistemas, departamento de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais.

Técnico em Informática


O profissional técnico em informática instala sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores, desenvolvendo e documentando aplicações para desktop com acesso à web e ao banco de dados, além de realizar a manutenção de computadores de uso geral. É ele também o profissional responsável por instalar e configurar redes de computadores locais de pequeno porte.

A área de atuação desse profissional é bastante ampla, tais como: empresas de assistência técnica, centros públicos de acesso à internet e prestação autônoma de serviço e manutenção de informática.

Técnico em Informática para Internet


Neste curso, o profissional desenvolve sistemas para web, aplicando critérios de ergonomia, usabilidade e acessibilidade. Utiliza ferramentas de auxílio no desenvolvimento das aplicações, além de desenvolver e realizar a manutenção de sites e portais na internet e na intranet.

O campo de atuação desse profissional é bem amplo. Os lugares mais buscados são: empresas de desenvolvimento de sites para internet, indústrias, empresas comerciais, consultoria, telecomunicações, automação industrial, prestação de serviços, desenvolvimento de software, escolas e universidades e empresas de desenvolvimento de jogos, celulares, tablets e computadores.

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática


O técnico em manutenção e suporte em informática executa a montagem, a instalação e a configuração de equipamentos de informática. Instala e configura sistemas operacionais de desktop e aplicativos. Realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, fontes chaveadas e periféricos. Instala dispositivos de acesso à rede e realiza testes de conectividade. Realiza atendimento help-desk.

Esse profissional pode atuar em empresas de assistência técnica e prestação autônoma de serviço e manutenção de informática.

Técnico em Programação de Jogos Digitais


O técnico em programação de jogos digitais desenvolve, implanta e realiza manutenção em jogos digitais para computadores, consoles e dispositivos móveis. Aplica técnicas de computação gráfica, modelagem, animação e roteirização. Desenvolve ambientes, objetos e modelos a serem utilizados em jogos digitais. Implementa recursos para acessibilidade e a interatividade entre os usuários e os jogos digitais.

O profissional pode atuar e empresas de desenvolvimento de jogos, instituições de ensino, agências de publicidade e estúdios de animação.

Técnico em Redes de Computadores


Neste curso, o profissional aprende a operar, instalar e realizar a manutenção em redes de computadores, aplicando técnicas de instalação e configuração da rede física e lógica. Além disso, ele Instala, configura e administra sistemas operacionais em redes de computadores.

O profissional pode atuar em prestação de serviços e provedores de acesso a redes.

Técnico em Sistemas de Comutação


Neste curso o técnico projeta, instala, opera, testa e realiza manutenções em sistemas de telefonia fixa e móvel e em sistemas de comutação de dados. Interpreta projetos de instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações realizando programação de softwares específicos para centrais telefônicas. Instala e mantém redes de cabos e dispositivos de comutação. Presta serviços de reparos em equipamentos de telecomunicações.

O profissional pode atuar em serviços de sistemas de telefonia fixa, móvel e comunicação de dados.

Técnico em Sistemas de Transmissão


O técnico em sistemas de transmissão instala, utiliza, mantém e repara equipamentos de sistemas de telecomunicações nas áreas de transmissão e redes de transporte de informações, voz, dados e sinais

Quem tem esse curso técnico no currículo, pode atuar em serviços de sistemas de telefonia fixa, móvel e transmissão de dados e rádio comunicação.

Técnico em Telecomunicações


Neste curso, o profissional técnico em telecomunicações realiza operações de instalação e manutenção de sistemas de telecomunicação e telemática. Elabora projetos de telecomunicação e supervisiona os procedimentos adotados nos serviços de telecomunicação.

O profissional pode atuar em empresas de telefonia fixa e móvel, empresas de radiodifusão, indústrias de telecomunicação, agências reguladoras, provedores de acesso a redes e empresas de prestação de serviços.

Encontrou a melhor opção para a sua carreira no eixo de informação e comunicação?

Então invista em um curso técnico no setor. A modalidade de ensino trará mais aperfeiçoamento estratégico e técnico, ampliará a sua visão na profissão escolhida e dará um upgrade no seu currículo, uma vez que garante certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Aqui no blog, temos um artigo que fala um pouquinho mais sobre a importância de fazer um curso técnico. Dá uma conferida!

Ah, e não esqueça de pesquisar a instituição que oferece o curso técnico que deseja. Escolha uma escola que ofereça uma grade que corresponda às suas expectativas e necessidades, além de conferir se ela é reconhecida e classificada pelo MEC. Acesse o portal Sistec e procure uma instituição de ensino qualificada para os seus estudos!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.