Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Infraestrutura Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Infraestrutura

Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Infraestrutura

O investimento em empresas que atuam no mercado de infraestrutura está crescendo e chamando atenção de muitos investidores interessados em expandir seus negócios. Há quem diga que apostar nessas organizações é uma das decisões mais inteligentes, já que se trata de um dos setores que mais vem sendo beneficiado no país.

Graças a retomada de uma série de obras que estavam paradas no Brasil, é fácil entender o porquê esse segmento está se tornando um dos mais atrativos. Para acompanhar esse crescimento, os profissionais vêm buscando mais informações e capacitação. Nesse momento, os cursos técnicos se fazem necessários e contam com uma vasta lista de possibilidades para expandir os conhecimentos de quem atua nesse mercado.

Mas, afinal, do que se trata o eixo tecnológico de infraestrutura?

É o eixo que estuda as tecnologias relacionadas à construção civil e ao transporte. Abrange planejamento, manutenção, operação e gerenciamento de soluções tecnológicas para construções civis, topografia, geotécnica, recursos hídricos, saneamento, hidráulica, transporte de pessoas e bens e controle de trânsito.

Os cursos que pertencem a este eixo tecnológico são relacionados a obras civis e ao transporte e o profissional formado na área tem como objetivo geral elaborar e implantar projetos de redes, instalar, testar e realizar manutenções preventivas e corretivas de sistemas.

Se você tem interesse em ingressar ou quer se aperfeiçoar no mercado de infraestrutura, mas não tem conhecimento de todas as possibilidades e áreas, vamos te ajudar nessa! Listamos os principais setores desse núcleo de atividade. Confira!

Cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Infraestrutura

Técnico Aeroportuário


Se você é apaixonado pelo mundo da aviação e o dia a dia nos aeroportos, mas não sonha em ser um piloto de avião, saiba que essa é uma das possibilidades que você pode seguir. Para quem costuma viajar ou para quem sempre olha para o céu e vê a quantidade de aviões pelos ares, nem imagina o tamanho da estrutura e da equipe responsável por garantir que tudo ocorra com eficiência e normalidade.

Você pode ser parte desta equipe! Neste eixo, o profissional tem como papel inspecionar e garantir a manutenção de instalações e equipamentos, realizar a reparação de sistemas aeroportuários quanto à segurança e funcionamento, controlar e coordenar o trânsito de pessoas e viaturas na área operacional, supervisionar o carregamento e o descarregamento de aeronaves, auxiliar na operação de solo e sinalização de aeronaves e controlar o combustível de aeronaves.

Sabe aquelas pessoas que organizam o acesso às salas de entrada restrita e controlam a gestão de elevadores e passarelas nos aeroportos? Também são agentes aeroportuário.

Técnico em Agrimensura


Antes de tudo, o que é agrimensura? É a técnica de medição de terras e campos. Ao longo do tempo, a agrimensura se tornou um dos ramos da engenharia e utiliza de ferramentas da topografia como instrumentos para auxiliar nos trabalhos, aplicado a construções que irão alterar o ambiente, sendo possível coordenar e executar levantamentos topográficos, geodésicos, batimétricos, cartográficos e fotogramétricos.

O técnico em agrimensura será o responsável por executar levantamentos geodésicos e topográficos por meio de equipamentos e métodos específicos, fazer a locação de obras de sistemas de transporte, civis, industriais e rurais, efetuar aerotriangulação, desenvolver fotografias aéreas para a elaboração de produtos cartográficos em diferentes sistemas de referências e projeções.

Além disso, interpreta dados de sensoriamento remoto, fotos terrestres e fotos aéreas de modo integrado a dados de cartas, mapas e plantas. Utiliza ferramentas de geoprocessamento, identifica elementos na superfície e pontos de apoio para georreferenciamento e amarração, coleta dados geométricos e organiza e supervisiona ações de levantamento e mapeamento.

Técnico em Carpintaria


Um profissional formado como carpinteiro deve manusear todo o tipo de madeira para as mais diversas finalidades, sendo que uma pessoa que atue nesta área poderá criar móveis e até mesmo ferramentas diversas.

Normalmente o carpinteiro executa estruturas em madeira e em fibra de vidro para obras civis, palcos, cenários, carrocerias, carretas e embarcações. Coordena montagem, manutenção e controle da produção de produtos, executa o controle de danos e avarias em instalações por meio de escoramentos em paredes/tetos e tamponamentos e opera máquinas e ferramentas de carpintaria.

Técnico em Desenho de Construção Civil


O técnico em desenho de construção civil é quem desenvolve atividades relacionadas ao estudo do planejamento de projetos e de obras, sob a ótica de aspectos técnico-econômicos, socioambientais, urbanísticos, históricos e legais. É ele quem analisa projetos e define a metodologia de trabalho, dimensionando a equipe de desenhistas e determinando os prazos para a elaboração dos projetos.

Também elabora orçamentos para execução de serviços de projetos técnicos e de obras, executa desenhos técnicos de projetos de arquitetura, estrutura, saneamento, instalações hidráulicas, elétricas, gás, ar condicionado, incêndio, redes de esgoto, águas pluviais, abastecimento de água, cartográficos e de estradas, de acordo com legislação específica e conforme limites regulamentares e normativas ambientais na área da construção civil.

No mercado de trabalho, pode atuar em empresas de engenharia e arquitetura, escritórios de projetos de arquitetura, engenharia civil e/ ou infraestrutura e de instalações, imobiliárias e construtoras ou atuar como profissional autônomo.

Técnico em Edificações


Já pensou em ser o braço direto de engenheiros e arquitetos em obras civis? Da fundação de uma obra até seu acabamento, o técnico em edificações tem importância fundamental. Ele tem que estar de olhos bem abertos para que tudo corra bem e esteja dentro das normas.

O papel de quem se forma em edificações é desenvolver e executar projetos de obras, planejar a execução e a elaboração de orçamento, desenvolver projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações.

Técnico em Estradas


Como o próprio nome já diz, o técnico em estradas é quem executa o levantamento, projeto, construção, gerenciamento, manutenção e conservação de vias rodoviárias e ferroviárias, atendendo às necessidades técnicas da produção de bens e serviços.

Este profissional pode atuar implementando ações para melhoria da produtividade de máquinas e equipamentos e nos serviços pertinentes à infraestrutura de transportes. Além disso, supervisiona e executa ensaios de solos, agregados, misturas betuminosas e concretos, cuida dos do controle de custos e desenha e elabora projetos geométricos, de pavimentação, drenagem, sinalização, terraplenagem, loteamentos e obras.

Técnico em Geodésia e Cartografia


Manipula mapas analógicos e digitais para obtenção de informações espaciais, utiliza dados coletados por sensores orbitais e aéreos para produção cartográfica, coleta dados com a mediação de satélites artificiais para posicionamento terrestre e realiza o processamento digital de imagens, sistemas de informação geográfica e desenhos assistidos por computador por meio de softwares de geoprocessamento.
Quem se forma nesse eixo poderá trabalhar em instituições públicas e privadas, empresas de mapeamento e levantamento topográfico e geodésico e entidades ambientais. Também pode fazer parte das Forças Armadas ou administração pública.

Técnico em Geoprocessamento


A formação mais comum de quem opta por este curso é de graduação em geografia. A base do curso são matérias de ciências exatas, como matemática, física e geociências. A maior parte da grade curricular, porém, é voltada às disciplinas específicas da carreira, como tratamento de imagens de satélite e de radar, além de monitoramento ambiental.

O tecnólogo em geoprocessamento executa levantamentos e coletas de dados espaciais, realiza implantações no campo de projetos de sistemas de transporte, obras civis, industriais e rurais, cria produtos cartográficos a partir de fotos terrestres, aéreas e imagens de satélite. Além disso, cria modelos de fenômenos ambientais, presta assistência técnica na compra, venda e utilização de equipamentos especializados, realiza perícias técnicas através de ferramentas de geoprocessamento.

Técnico em Hidrologia


Hidrologia é a ciência que estuda a distribuição da água no planeta, atualmente ligada à qualidade da água, ecologia, poluição e descontaminação. Então, o hidrotécnico é um profissional capacitado para cumprir as seguintes tarefas: instalação, operação e manutenção de equipamentos destinados à medição de níveis e vazão em rios, lagos e estuários.

Também faz a manutenção de equipamentos para registro de correntes, marés, ondas e outras características marítimas., executa o levantamento de bacias hidrográficas em campo e por meio de ferramentas cartográficas e desenvolve projetos de obras hidráulicas e da execução de estudos em modelos reduzidos.

Técnico em Portos


Com o crescimento da demanda no setor portuário brasileiro, houve um aumento na procura por profissionais qualificados para as funções ao trabalho nos portos. O curso técnico em portos surgiu para capacitar e qualificar os trabalhadores da área.

Durante o curso, o estudante entra em contato com disciplinas diretamente ligadas ao trabalho nos portos e após a formação estará apto para atuar nas seguintes funções: desenvolver atividades nas operações portuárias, controlar e coordenar operações de transportes em geral, supervisionar operações de embarque, transbordo e desembarque de cargas e o agenciamento de embarcações, entre outras atividades.

Técnico em Saneamento


Saneamento ambiental é um conjunto de práticas e serviços que ajudam na melhoria e preservação do meio ambiente, da saúde pública e do bem-estar da população. Então, podemos dizer, que gostar de geografia, matemática, física, química e biologia e ter grande compreensão do meio ambiente são características fundamentais para um bom profissional de saneamento ambiental.

Entre outras atividades, o tecnólogo em saneamento pode ser responsável por: projetos e obras de aterro sanitários, disposição e reciclagem de resíduos em unidades de compostagem, projetos de obras de sistemas e estação de tratamento de águas (captação, transporte, tratamento e distribuição) e de esgotos (coleta, transporte, tratamento e disposição final). É este profissional que também executa e fiscaliza obras de drenagem urbana e estrutura o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras.

Técnico em Trânsito


A principal atividade desse campo é realizar procedimentos de gestão, planejamento, fiscalização e operação do trânsito. Além de organizar a operação do tráfego urbano e o controle da manutenção de equipamentos de tráfego, o monitoramento do trânsito e das vias públicas, a fiscalização de trânsito e de veículos.

Um técnico em trânsito poderá trabalhar em órgãos gestores de trânsito, empresas operadoras de transporte público, dentro de formação de condutores ou empresas de sinalização viária.

Técnico em Transporte Aquaviário


Basicamente, o técnico em transporte aquaviário é quem opera, coordena e fiscaliza o transporte aquaviário de pessoas e de cargas. Mas, e o que é um transporte aquaviário? Consiste na locomoção de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, em oceanos, mares, lagos, rios ou canais. 

Este profissional poderá atuar em empresas de navegação, cabotagem, apoio portuário, apoio portuário/dragagem, apoio marítimo, ou empresas de transporte fluvial de passageiros, veículos e cargas, agências marítimas, agências de navegação.

Técnico em Transporte de Cargas


O curso técnico em transportes de cargas tem como objetivo principal a formação de um profissional apto a controlar os processos de acondicionamento, embalagem e movimentação de cargas. No mercado de trabalho, as possibilidades de atuação são em empresas de logística e transportes de cargas, terminais de cargas ou órgãos fiscalizadores do transporte de cargas.

Técnico em Transporte Dutoviário


O transporte dutoviário vem se revelando como uma das formas econômicas de transporte para grandes volumes quando comparados com os ferroviário e rodoviário. Algumas características são atribuídas ao transporte dutoviário como, agilidade, segurança, baixa flexibilidade e capacidade de fluxo.

Um profissional desta área fiscaliza esse tipo e gerencia a infraestrutura deste tipo de transporte, trabalha no planejamento, execução e controle de atividades ligadas às operações de transporte por dutos, fiscaliza a movimentação de cargas por dutos e opera terminais de transporte dutoviário.

Técnico em Transporte Metroferroviário


É quem atua na coordenação da circulação de veículos metroferroviários, controla os programas e horários de circulação de trens, administra e controla as atividades de pátios e terminais, atua nos centros de controle e presta serviços de apoio ao usuário e supervisão de equipe de trabalho. Os campos de atuação são: instituições do sistema de transporte metroferroviário, concessionárias ou órgãos de controle e regulação.

Técnico em Transporte Rodoviário


Sabe aquela pessoa que organiza a logística do transporte e do tráfego? É um técnico em transporte rodoviário, que administra e controla a frota de veículos no transporte rodoviário de cargas e passageiros. Geralmente, trabalham em empresas de transporte urbano, empresas de transporte de cargas, empresas de operação e gestão de vias rodoviárias, ferroviárias e dutovias.

E aí, se identificou com algum dos cursos? Saiba que essa modalidade de ensino trará ainda mais aperfeiçoamento estratégico e técnico, ampliará a sua visão na profissão escolhida e ampliará seu currículo, uma vez que garante ao aluno um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Nós temos um artigo onde falamos um pouquinho mais sobre a importância de fazer um curso técnico, dá uma conferida!

Categoria: Técnico
Tags:

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.