Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia

Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia

Com o mundo cada vez mais tecnológico, as diferentes áreas também sofreram por transformações, como a implantação de novas tecnologias e automatização de processos. Para garantir a eficiência dessas novas ferramentas, os profissionais vêm buscando mais informações e capacitação. Nesse momento, os cursos técnicos se fazem necessários e contam com uma vasta lista de possibilidades para expandir os conhecimentos de quem atua nesse mercado.

Esse é um campo que oferece diversas opções de atuação aos seus profissionais, com boas oportunidades de trabalho no mercado, especialmente em indústrias e com prestadores de serviços na área de alimentação. Quem quer trabalhar na área de alimentos já tem alternativas interessantes às tradicionais graduações de nutrição e de engenharia de alimentos.

Mas, afinal, do que se trata o eixo tecnológico de produção alimentícia?

Este curso aborda tecnologias relacionadas ao beneficiamento e à industrialização de alimentos e bebidas. Abrange ações de planejamento, operação, implantação e gerenciamento, além de aplicar metodologias das normas de segurança e qualidade dos processos físicos, químicos e biológicos de elaboração ou industrialização de produtos de origem vegetal e animal.

O profissional que se formar neste eixo, estará pronto para atuar com ética e responsabilidade social e ambiental em indústrias de alimentos, zelando a produção saudável e higiênica de todo o processo.

Se você se identificou e tem interesse em ingressar ou quer se aperfeiçoar no mercado de alimentos, mas não tem conhecimento de todas as possibilidades e áreas, a gente pode te ajudar! Listamos os principais setores desse núcleo de atividade. Confira!

Cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia

Técnico em Agroindústria


O profissional que optar por essa área irá atuar na aplicação de tecnologias voltadas à conservação e ao processamento das matérias-primas de origem animal e vegetal. Além disso, irá implantar, executar e avaliar os programas preventivos de segurança do trabalho, de gestão de resíduos, de diminuição do impacto ambiental e de higienização da produção agroindustrial. O interessado neste eixo também será responsável por realizar análises laboratoriais de alimentos e desenvolver técnicas de mercado de produtos e consumo, produzindo insumos para a agroindústria e inovação tecnológica.

Técnico em Alimentos


Planeja e coordena atividades relacionadas à produção alimentícia, à aquisição e manutenção de equipamentos. É o responsável por executar e supervisionar o processamento e conservação das matérias-primas e produtos da indústria alimentícia e bebidas e, também, realizar análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.

Além disso, implanta programas de controle de qualidade e realiza a instalação e manutenção de equipamentos, aplicando soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolver produtos e processos no mercado.

Técnico em Apicultura


Um técnico em apicultura atua em apiários – criação de abelhas para a colheita de mel ou polinização de culturas agrícolas – e demais estabelecimentos, processando e comercializando produtos como mel, própolis, cera, geleia real e demais produtos da apicultura. Também pode trabalhar em instituições de ensino e pesquisa ou como consultor técnico.

Técnico em Cervejaria


Como citamos, este eixo não aborda somente alimentos, mas também bebidas. Quem optar por essa especialização, irá desenvolver técnicas mercadológicas de produtos e insumos para a indústria cervejeira, por meio de inovações tecnológicas e manutenção de equipamentos. Também poderá supervisionar atividades de fabricação de cervejas, trituração do malte, maturação, filtração e sustentação do produto, além de realizar análises químicas, físicas, biológicas e sensoriais.

Técnico em Confeitaria


Dedicado aos confeiteiros de plantão, pra quem gosta de produzir biscoitos, doces, bolos, tortas, sorvetes e sobremesas em geral. O curso ensina a utilizar de boas práticas de manipulação de alimentos, identificar a embalagem adequada e a planejar e executar a aquisição e manutenção de equipamentos utilizados na produção de doces.

O profissional terá a oportunidade de trabalhar em confeitarias, restaurantes, meios de hospedagens ou poderá ter seu próprio empreendimento.

Técnico em Panificação


É o responsável por realizar o planejamento e execução de produção de pães, massas e salgados e por fazer a manutenção e aquisição dos equipamentos. Opera equipamentos utilizados no processo e efetua controle de qualidade, de estoque, custos e consumo do estabelecimento.

O técnico em panificação poderá trabalhar em restaurantes, meios de hospedagens, padarias, refeitórios, catering e bufês. Também podem atuar como profissionais autônomos e donos do próprio negócio, como padarias, por exemplo.

Técnico em Processamento de Pescado


Neste curso técnico, o aluno aprende a processar e transformar pescados para fins de beneficiamento e comercialização. Para isso, vai conhecer produtos, equipamentos, utensílios e instrumentos para desenvolver atividades operacionais de processamento de pescado (recepção, lavagem e classificação).

Estudará também regras de controle de qualidade, saúde e higiene e processos da indústria de alimentos. Assim, estará pronto para atuar em agroindústrias de processamento de pescado, fábrica de conserva de pescado, instituições ligadas à pesca, laboratórios de controle de qualidade e empresas de consultoria.

Técnico em Viticultura e Enologia


Você sabia que viticultura é a ciência que estuda a produção da uva e que enologia estuda tudo que está relacionado com a produção e conservação de vinho? Então, o profissional que optar por atuar nesse ramo será o responsável por desenvolver e controlar os processos de cultivo da uva, selecionar suas variedades para produção de vinho e seus derivados e realizar ensaios físicos e análises químicas, sensoriais e microbiológicas.

Se interessou? Conheça os campos de atuação: indústrias de vinhos e espumantes, empresas do setor vitivinícola, laboratórios de controle de qualidade de produtos vitivinícolas, instituições de ensino ou pesquisa, consultorias ou ter um empreendimento próprio.

Encontrou a melhor opção para a sua carreira no eixo de produção alimentícia?

Então invista em um curso técnico no setor e aumente suas chances de ingressar no mercado de trabalho. A modalidade de ensino trará mais aperfeiçoamento estratégico e técnico, ampliará a sua visão na profissão escolhida e acrescentará seu currículo. Nós temos um artigo onde falamos um pouquinho mais sobre a importância de fazer um curso técnico, dá uma conferida!

Ah, e não se esqueça de pesquisar uma instituição reconhecida e classificada pelo Ministério da Educação (MEC) que ofereça o curso técnico que deseja. Escolha uma escola que ofereça uma grade que corresponda às suas expectativas e necessidades. Acesse o portal Sistec e procure uma instituição de ensino qualificada para seus estudos!

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.