Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design

Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design

Se o teu interesse for na carreira de comunicação e nas áreas de design e produção, esse eixo é para você! Desde design de joias até a produção de eventos, é um mercado bastante disputado e com grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Confira mais sobre o eixo tecnológico de produção cultural e design.

Mas, afinal, do que se trata o eixo tecnológico de ambiente e saúde?

Os cursos do eixo tecnológico de produção cultural e design se relaciona com representação de linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizadas de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas.

O foco dos cursos é abranger os seguintes conhecimentos: criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento aplicadas em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e projetos de produtos industriais.

A organização curricular dos cursos são:

  • Leitura e produção de textos técnicos;
  • Raciocínio lógico e estético;
  • Ciência e tecnologia;
  • Tecnologias sociais, empreendedorismo, cooperativismo e associativismo;
  • Prospecção mercadológica e marketing;
  • Tecnologias de comunicação e informação;
  • Desenvolvimento interpessoal;
  • Legislação e políticas públicas;
  • Normas técnicas;
  • Saúde e segurança no trabalho;
  • Gestão da qualidade;
  • Responsabilidade e sustentabilidade social e ambiental;
  • Qualidade de vida;
  • Ética profissional.

Cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde

Técnico em Artes Circenses


O curso técnico em artes circenses cria, desenvolve e executa apresentações circenses em espaços de circo, teatro, estúdio de televisão, público e culturais. Utiliza técnicas artísticas e corporais de acrobacia aérea e de solo, equilibrismo, malabarismo, antipodismo, ilusionismo, comicidade, canto, dança e pantomima.

A área de atuação é em circos, picadeiros e espaços de interação social, lazer e cultura, casas de espetáculos, festivais, mostras e eventos de naturezas diversas, escolas, hospitais, centros e espaços culturais.

Técnico em Artes Visuais


Neste curso o profissional cria e desenvolve obras artísticas visuais, investiga contextos estéticos, éticos, culturais e ambientais. Realiza também atividades ligas à criação, produção, fomento, formação, pesquisa e memória no campo das artes visuais.

O campo de atuação é em galerias de artes, museus, centros, espaços culturais, ateliês, oficinas de arte, agências de publicidade, editoras e espaços alternativos de interação social, lazer e cultura.

Técnico em Artesanato


O profissional deste curso cria e produz trabalhos artesanais de peças decorativas e utilitárias, com materiais diversos e recursos naturais. Explora a riqueza e o repertório cultural existente, comercializa produtos artesanais no varejo e no atacado, gerenciando negócios na perspectiva do associativismo e cooperativismo.

A área de atuação deste profissional pode ser em cooperativas de artesanato, exposições e férias de cultura, lojas e produtoras de artesanatos e como autônomo.

Técnico em Canto


O curso de canto possibilita o profissional na interpretação de músicas, individualmente ou em grupo, de diferentes gêneros musicais e estéticas artísticas, desenvolvendo técnicas e práticas vocais de impostação, dicção, entonação e nuances.

O campo de atuação é em conjuntos de música popular, estúdios de gravação, festivais de ópera, rádio, televisão e novas mídias.

Técnico em Cenografia


Neste curso o profissional desenvolve projeto de ambientes cenográficos mediante especificações em desenhos técnicos, croquis, plantas e maquetes, selecionando materiais e equipamentos, de acordo com as especificações técnicas do projeto cenográfico.

A área de atuação é em companhias e grupos de teatros, produtos de audiovisual, cinema e tv, produtoras de espetáculos musicais, eventos e espaços culturais.

Técnico em Composição e Arranjo


Neste curso o profissional compõe e elabora arranjos aplicados a orquestras, big-bands, canto e coral, desenvolvendo processos de improvisação e estruturação considerando variações rítmicas, harmônicas e melódicas.

O campo de atuação é em estúdios de gravação, rádio, televisão, cinema, produtoras comerciais, agências de publicidade, grupos de teatro e dança.

Técnico em Comunicação Visual


O técnico em comunicação visual executa a programação visual de peças de diferentes gêneros e formatos gráficos (livros, portais, painéis, folders e jornais). Desenvolvendo e empregando elementos fundamentais e estéticos do processo de comunicação visual gráfica, criando ilustrações, aplicando tipografias e desenvolvendo elementos de identidade visual.

A área de atuação é empresas de comunicação, agências de publicidade, escritórios de design, editoras e gráficas.

Técnico em Conservação e Restauro


Neste curso o profissional realiza processos de conservação e restauro de peças do patrimônio histórico e culturas, aplicando técnicas materiais e processos de conservação e restauro de acordo com o tipo de bem, sendo pintura, escultura, gravura, desenho, documento, mobiliário e têxtil.

O campo de atuação é em ateliês de arte e restauração, museus, acervos, bibliotecas, arquivos e de forma autônoma.

Técnico em Dança


O técnico em dança cria e interpreta coreografias diversas, espetáculos de repertório e performances contemporâneas, desenvolvendo práticas e técnicas corporais de criação em dança, utilizando estratégias de improvisação em composições coreográficas.

A área de atuações é em escolas, academias, centros de formação, corpos de baile, companhias, grupos e coletivos artísticos de dança, teatros, casas de espetáculos, musicais, óperas, programas de tv, festivais e mostras de dança e eventos de naturezas diversas.

Técnico em Design de Calçados


O técnico em design de calçados realiza pesquisa de tendências de moda, comportamento e mercado, propondo materiais e componentes e coordenando projetos de inovação estética, funcional e tecnológica.

O campo de atuação é em ateliês, escritórios de desenvolvimento de coleções de calçados, websites e revistas voltadas ao setor da indústria calçadista.

Técnico em Design de embalagens


Neste curso o profissional cria, executa e produz desenhos normatizados e ergonômicos de embalagens, realizando estudos volumétricos e modelos convencionais e eletrônicos. Também desenvolve programação visual para embalagens com pesquisa de materiais e processos.

O campo de atuação desse profissional é em escritórios de design, agências de publicidade e indústrias de embalagem.

Técnico em Design de Interiores


O técnico em design de interiores cria, desenvolve e viabiliza a execução de projetos de interiores residenciais, comerciais, vitrines e exposições. Desenvolvendo esboços, perspectivas e desenhos, planejando e organizando o espaço com elementos básicos para a concepção do projeto.

A área de atuação é em escritórios de design, empresas e escritórios de projetos de interiores, lojas de móveis e decoração, construtoras e imobiliárias.

Técnico em Design de Joias


O técnico em design de joias desenvolve esboços e desenho de joias, utilizando tendências do mercado joalheiro e realizando estudos volumétricos e executando modelos tridimensionais.

O campo de atuação é em escritórios de design, indústrias joalheiras, joalherias e como profissional autônomo.

Técnico em Design de Móveis


O técnico em design de móveis desenvolve esboços, perspectivas e desenhos normatizados de móveis, realizando estudos volumétricos e maquetes convencionais e eletrônicas, aplicando aspectos ergonômicos ao projeto alinhado a pesquisa e definição de materiais, ferragens e acessórios.

A área de atuação é em escritórios de design, indústrias noveleiras, lojas de móveis e decoração.

Técnico em Documentação Musical


O técnico em documentação musical realiza atividades de documentação musical e produção gráfica de musicografia e editoração digital de partitura, inclusive em braile, restaurante e classificando acervos.

O campo de atuação é em arquivos e acervos musicais de orquestras, bandas, coros, instituições de ensino, museus e editoras.

Técnico em Fabricação de Instrumentos Musicais


Neste curso o profissional constrói, conserta e afina instrumentos musicais, considerando os aspectos acústicos, eletrônicos, sonoros e regionais.

A área de atuação é em ateliê de construção e reparo de instrumentos, lojas de instrumentos musicais, museus, escolas de música, orquestras e bandas.

Técnico em Figurino Cênico


O técnico em figurino cênico aplica técnicas de pesquisa, concepção, desenho e execução de figurinos, aplicando técnicas de costura e modelagem de roupas. Produz figurinos de acordo com a época e o tema a ser representado, criando figurinos para personagens das artes cênicas, cinema, televisão, publicidade, dança e festas populares.

A área de atuação é em companhias de espetáculos, emissoras de televisão, produtores de cinema, escolas de samba ou outras entidades de produção da cultura.

Técnico em Instrumento Musical


Neste curso o técnico em instrumento musical desenvolve atividades de performance instrumental, em grupo ou como solista, em concertos, recitais, shows, eventos, programas de rádio e televisão e gravações. Aperfeiçoa as qualidades técnicas de execução e interpretação, desenvolvendo estudos de improvisação musical como prática de investigação e composição.

O campo de atuação é em bandas, orquestras, conjuntos de músicas popular, bandas militares, estúdios de gravação, rádio, televisão e espaços de interação social, lazer e cultura.

Técnico em Modelagem do Vestuário


O curso cria e desenvolve projetos de moda, utilizando técnicas de modelagem bi e tridimensionais, elaborando desenhos e fichas técnicas. Representa graficamente peças de vestuário planificadas, utilizando ferramentas da computação gráfica para moda.

A área de atuação é em indústrias de confecção do vestuário, assessoria em modelagem, empresas de desenvolvimento de produtos, lojas e estúdios, ateliês de costura e figurino.

Técnico em Multimídia


O curso técnico em multimídia desenvolve comunicação visual em meios eletrônicos, interfaces interativas, publicações digitais, animações 2D e 2D, jogos eletrônicos, web sites, web TV, TV digital e conteúdo audiovisual. Organiza e prepara arquivo digitais para aplicações web e multimidia, animações e games, aplicando técnicas de tratamento de imagens estáticas e em movimento que compõem estruturas de navegação em mídias digitais.

O campo de atuação é em produtoras multimídia, empresas provedoras de conteúdo para internet, departamento de comunicação e marketing, portais e web sites, editoras, empresas de comunicação e estúdios de cinema e TV.

Técnico em Museologia


O profissional técnico em museologia promove a difusão dos bens culturais sob tutela de instituições museológicas e afins. Organiza exposições de diferentes naturezas e duração. Realiza pesquisa, planejamento e gerenciamento de acervos e de respectivos espaços.

A área de atuação é em museus, exposições de arte e cultura, instituições culturais, arquivos com acervos históricos, centros culturais e bibliotecas.

Técnico em Paisagismo


O profissional técnico em paisagismo elabora e executa projetos, organiza espaços, elabora representações gráficas bi e tridimensionais, esboça e define especialidades e características de espaços e objetos. Faz parte também a elaboração de planos de trabalho que garanta a fidelidade na execução do projeto.

A área de atuação é em escritórios de design, de projetos de arquitetura, jardinagem, produção e comercialização de plantas ornamentais, construtoras e órgãos públicos.

Técnico em Processos Fonográficos


Neste curso o profissional em processos fonográficos executa a gravação, edição, mixagem, masterização e produção de CD e áudio para DVD. Desenvolve produção de trilhas e efeitos sonoros especiais, realiza sonorização e operação de áudio em apresentações artísticas, monta e opera equipamentos fonográficos.

A área de atuação é em estúdio de ensaios e gravação, produtoras de tv, filmes e jogos eletrônicos, eventos e espetáculos, cinema, teatro e televisão.

Técnico em Processos Fotográficos


O técnico em processos fotográficos planeja e analisa processo fotográficos e de imagens, produz fotografias com recursos tecnológicos e de linguagem, elabora montagem de estúdio e prepara equipamentos para a produção fotográfica, fotografa e efetua correções técnicas em imagens fotográficas.

O campo de atuação é em estúdios e laboratórios fotográficos, lojas de equipamentos e serviços fotográficos, agências de publicidade, produtoras, editoras e jornais, instituições educacionais e como profissional autônomo.

Técnico em Produção de Áudio e Vídeo


O profissional capta imagens e sons, realiza ambientação e operação de equipamentos por intermédio de recursos e linguagens. Investiga a utilização de tratamento acústico, de imagem, luminosidade e animação. Prepara material audiovisual e elabora fichas técnicas, mapas de programação, distribuição, veiculação de produtos e serviços de comunicação.

A área de atuação é em emissoras de televisão, estúdios, produtoras de vídeos e agências de publicidade.

Técnico em Produção de Moda


O técnico em produção de moda coordena a montagem de ambientes para divulgação de moda, estabelece relação direta entre produto e consumidor por intermédio de catálogos, desfiles, vídeos, fotografias e meios de comunicação em geral. Pesquisa tendências de moda, de mercado e de lançamento para construção de estilos e composição visual.

A área de atuação é empresas de confecção e varejo de moda, agências de publicidade, jornais, revistas, tv e internet, produtoras de eventos, escritórios de criação e como profissional autônomo.

Técnico em Publicidade


O técnico em publicidade cria, elabora e planeja projetos de comunicação impressos e eletrônicos, concebe marcas, produtos e serviços. Realiza pesquisa na prospecção de imagens, linguagens e coleta dados de impactos de campanhas publicitárias.

A área de atuação é em agências de publicidade, empresas do setor gráfico, de rádio, televisão e web, produtoras de áudio e vídeo, veículos de comunicação.

Técnico em Rádio e Televisão


O técnico em rádio e televisão executa a produção e veiculação de programas radiofônicos e televisivos, realizando seleção musical, montagem de filmes, videotape, trilhas, vinhetas, jingles, spots e aplicação de efeitos especiais.

O campo de atuação é em empresas de rádio fusão, produtoras e estúdios de áudio e vídeo, emissoras e produtoras de rádio e televisão, agências de notícia e provedores de internet.

Técnico em Regência


O técnico em regência realiza direção musical de orquestras, grupos de cantos, instrumentais e vocais, rege concertos a partir da leitura de partituras e da interpretação solística e de naipes musicais.

A área de atuação é em orquestras, grupos de cantos, instrumentais, conjuntos de músicas popular e grupos de vocais e corais.

Técnico em Teatro


O técnico em teatro interpreta, representa, dá corpo e voz a personagens, textos, cenas, máscaras, ideias, formas e objetos. Improvisa cenas, canta, performatiza, imagina, exprime, dá forma e volume, cria e transforma. Faz uso de variadas técnicas de criação artística, expressão vocal e corporal. Escreve textos. Realiza atividades de produção, fomento, formação, pesquisa e memória em teatro, cinema, TV, rádio e vídeo. Projeta figurino, adereços, cenários, maquilagem e iluminação cênica.

A área de atuação é em teatros e espaços para apresentação de espetáculos, grupos e companhias de teatros, coletivos de pesquisa em artes cênicas, empresas de vídeo e radiodifusão, cinema e tv, empresas de eventos e projetos socioculturais.

Encontrou a melhor opção para a sua carreira no eixo de produção cultural e design?

Então invista em um curso técnico no setor. A modalidade de ensino trará mais aperfeiçoamento estratégico e técnico, ampliará a sua visão na profissão escolhida e dará um upgrade no seu currículo, uma vez que garante ao aluno um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Nós temos um artigo onde falamos um pouquinho mais sobre a importância de fazer um curso técnico, dá uma conferida!

Ah, e não esqueça de pesquisar a instituição que oferece o curso técnico que deseja. Escolha uma escola que ofereça uma grade que corresponda às suas expectativas e necessidades, além de conferir se ela é reconhecida e classificada pelo MEC. Acesse o portal Sistec e procure uma instituição de ensino qualificada para seus estudos!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.