Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Produção Industrial Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Produção Industrial

Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Produção Industrial

Se você gosta de colocar a mão na massa e tem o foco no aumento da sua produtividade, garantindo qualidade e com um olhar estratégico de produção, os cursos técnicos de produção industrial é para você!

A habilidade com números e a parte prática são fundamentais para o profissional seguir uma carreira em um dos eixos tecnológicos de produção industrial, tendo diversas opções de trabalho, desde o recebimento de matérias-primas até no controle de qualidade do produto final.

Mas, afinal, do que se trata o eixo tecnológico de produção industrial?

O eixo tecnológico de produção industrial são todos os cursos relacionados a sistemas de produção técnicos e processos físico-químicos de transformar a matéria-prima e substâncias em produtos.

Ligado muito a indústrias, principalmente na linha de produção, o profissional abrange planejamento, instalação, operação, controle e gerenciamento de tecnologias, programação e controle da produção, operação dos processos, gestão da qualidade, controle de insumos e aplicação de métodos e rotinas no ambiente de trabalho.

A organização curricular dos cursos se faz da seguinte forma:

  • Leitura e produção de textos técnicos;
  • Raciocínio lógico;
  • Ciência, tecnologia e inovação;
  • Investigação tecnológica;
  • Empreendedorismo, cooperativismo e associativismo;
  • Tecnologias de comunicação e informação;
  • Desenvolvimento interpessoal;
  • Legislação e normas técnicas;
  • Saúde e segurança no trabalho;
  • Gestão da qualidade e produtividade;
  • Responsabilidade e sustentabilidade social e ambiental;
  • Qualidade de vida;
  • Ética profissional.

Cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Produção Industrial

Técnico Em Açúcar e Álcool


Neste curso o estudante vai aprender a controlar e supervisionar operações de processos tecnológicos da produção de açúcar e álcool e subprodutos. Também realizará análises físico-químicas e microbiológicas de matérias primas e produtos dos processos de industrialização da cana-de-açúcar para o controle de qualidade e desenvolvendo produtos e processos para definir e reestruturar instalações industriais.

O campo de atuação é diverso, sendo em indústrias sucroalcooleira, empresas de produção, distribuição e vendas de insumos industriais, combustíveis e de açúcar. Podendo também optar por trabalhar em laboratórios de análises de indústria químicas, petroquímicas de açúcar e álcool.

Técnico em Análises Químicas


Controle de processos industriais e laboratoriais é um dos pontos fortes desse curso. O estudante vai estudar o controle de qualidade de matérias-primas, insumos e produtos, realizar amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Podendo também realizar desenvolvimento e aprender processos de compra, estocagem de matérias-primas de insumos e produtos.

O profissional poderá atuar em indústrias químicas na área de laboratórios de controle de qualidade, certificação de produtos químicos, alimentícios e afins. É possível também a atuação em empresas públicas ou privadas, como consultorias, assistência técnica, comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos.

Técnico em Biocombustíveis


Responsável por operar, controlar, coordenar e monitorar processos de produção de biocombustíveis, esse é perfil do profissional para realizar o curso.

Uma das ações e aprendizados no curso, será de supervisionar a aquisição e o beneficiamento de matérias-primas, a comercialização e distribuição de produtos. Também deverá executar processos de transformação de óleos vegetais em biocombustíveis líquidos, além dos processos agropecuários relacionados aos biocombustíveis, sempre garantindo a qualidade dos insumos e produtos.

O campo de atuação desse profissional é em industriais de biodiesel e demais biocombustíveis, laboratórios de controle de qualidade, usinas de açúcar e álcool, distribuidoras e cooperativas de produção de biocombustíveis.

Técnico em Biotecnologia


Neste curso o estudante estará capacitado para realizar atividades laboratoriais de biotecnologia e biociências em centros de pesquisas, indústrias e empresas no setor de saúde humana e animal, ambiental e agropecuário.

Faz parte do curso também a operação, controle e monitoração de processos industriais e laboratoriais de saúde e ambiental, além da preparação de materiais, soluções e reagentes, cultiva in vivo e in vitro microrganismos, células e tecidos de animais e vegetais. A colaboração também faz parte da carreira, nas atividades de perícia criminal e investigação genética, controlando a qualidade e a compra de matérias-primas, insumos e produtos.

O campo de atuação é extenso, como empresas, indústrias, instituições de pesquisa, laboratórios de controle de qualidade biomoléculas, bioprocessos, biologia molecular, toxicologia, biodiagnósticos e de análises clínicas.

Técnico em Calçados


O técnico de calçados é uma das profissões que tem destaque no mercado, principalmente na região sul do país onde fico o maior polo industrial calçadista do Brasil. O profissional é responsável por executar operações relacionadas à fabricação de calçados, sendo a preparação dos materiais, corte, costura (pesponto), montagem e acabamento.  Realizando o planejamento, programação e controle dos processos de produção e da qualidade do produto.

O campo de atuação é em indústrias e no varejo de calçados e couros, mas também em institutos de certificação de qualidade para calçados.

Técnico em Celulose e Papel


No curso de celulose e papel o profissional planeja, supervisiona e coordena processos de obtenção da celulose e da fabricação de papel. O controle e operação das plantas para obtenção da celulose e fabricação do papal também faz parte da demanda do trabalho.

O campo de atuação é em indústrias gráficas e de celulose e papel, empresas fornecedoras de matérias-primas e equipamentos para indústrias de celulose e papel. Empresas do varejo para a comercialização de papel, cartão e papelão também estão inclusas.

Técnico em Cerâmica


O profissional dessa área é responsável pelas etapas de produção de materiais cerâmicos, operando e controlando linhas de produção, utilizando máquinas, equipamentos e instrumentos da indústria cerâmica. Também fará parte do curso a manipulação de matérias-primas e insumos da indústria cerâmica, desenvolvendo melhorias no processo produtivo, além de certificar a qualidade da matéria e do produto acabado.

Indústrias de revestimento, refratário, cerâmica técnica, vidro, de pigmentos e tintas de uso cerâmico são algumas das áreas de atuação.

Técnico em Construção Naval


O perfil profissional realiza ensaios e testes de componentes na fabricação e manutenção naval, desenvolvendo projetos de construção, controlando e inspecionando os processos de construção em plantas navais.

Faz parte a gestão na construção de embarcações e estruturas hidroviárias, estando apto também para a operação de sistemas de navegação. Além de selecionar materiais a serem utilizados, o profissional também irá analisar custos operacionais, teste e segurança e operação de sistemas logísticos para controle do frete, armazenamento e da distribuição de cargas.

Técnico em Curtimento


No curso de técnico em curtimento o profissional é responsável pelo processo de beneficiamento de couros e peles, selecionando e executando análises laboratoriais para o controle de qualidade dos couros. Realizando também operações de curtimento, recurtimento, matização, pré-acabamento e acabamento do material.

O campo de atuação é em indústrias de curtimento de couro e peles e de couro e calçados. Empresas de assistência técnica, comercialização de produtos para indústrias calçadistas e couristas também fazem parte da diversidade do trabalho.

Técnico em Fabricação Mecânica


Esse profissional é responsável pelas atividades de fundição, usinagem convencional e computadorizada, caldeiraria, soldagem e processos de conformação mecânica.

Seleciona, desenvolve e específico ferramental para os processos produtivos, especificando materiais e insumos aplicados aos processos de fabricação mecânica.

A área de atuação do profissional é em fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos. Oficinas mecânicas em geral também fazem parte da área do profissional.

Técnico em Impressão Offset


O técnico em impressão ofeeset coordena, opera e controla sistemas gráficos de impressão offset, realizando processos de pré-impressão, impressão e pós-impressão.

O campo de atuação é em indústrias gráficas, departamentos gráficos de editoras e empresas, jornalísticas. Empresas fornecedoras de equipamentos, softwares, matérias-primas e produtos auxiliares também fazem parte.

Técnico em Impressão Rotográfica e Flexográfica


Neste curso o profissional é responsável por sistemas gráficos de impressão rotográfica e flexográfica, realizando processos de pré-impressão, impressão e pós impressão.

A área de atuação é em departamentos gráficos, empresas fornecedoras de equipamentos, softwares, matérias-primas, insumos e produtos auxiliares para indústrias gráficas e de impressão.

Técnico em Joalheria


No curso o profissional irá aprender planejar e executar lapidação de gemas e fabricação de joias, realizando a manutenção total, corretiva e preventiva, aplicando técnicas de produção joalheira e de acabamento com conhecimento dos aspectos estéticos, culturais e técnicas.

A área de atuação é em indústrias de joias, ateliês e como profissional autônomo.

Técnico em Móveis


O técnico em móveis realiza o desenvolvimento, fabricação e a manutenção de móveis e esquadrias, operando máquinas e equipamentos, selecionado materiais, insumos e acessórios. O planejamento e implementação de melhorias nos produtos e processos também fazem parte do escopo de profissional.

O campo de atuação desse profissional é em indústrias de móveis e esquadrias em geral, empresas de comercialização de móveis, acessórios e insumos de produção, marcenarias e empresas de manutenção e assistência técnica.

Técnico em Petróleo e Gás


Neste curso o profissional irá aprender operar, controlar e monitorar processos de produção e refino de petróleo e gás, programando e sendo responsável na manutenção de máquinas e equipamentos da área. O estudante também irá ter aulas com amostragens e caracterização de petróleo, gás natural e derivados, realizando procedimentos de controle de qualidade das matérias-primas, insumos e produtos.

A área de atuação desse profissional é em processos industriais, instalações e extração de petróleo e gás, laboratórios de análise, certificação, desenvolvimento de produtos derivados do petróleo e gás natural, além das indústrias de refino de petróleo e gás natural.

Técnico em Petroquímica


O profissional de petroquímica planeja, opera, monitora e controla processos de produção petroquímica e de petróleo, realizando amostragens, análises químicas e físico-químicas.

O campo de atuação é empresas e indústrias químicas e petroquímicas, de refino de petróleo, laboratórios de caracterização de petróleo e derivados e controle de qualidade de insumos e produtos.

Técnico em Plásticos


No curso de técnico em plásticos o profissional irá aprender a planejar, operar, controlar, coordenar e monitorar o processo de fabricação de produtos de plástico e de reciclagem. Realizar ensaios físicos, identificar a composição do material de produtos acabados, também fazem parte do escopo de trabalho desse profissional.

A área de atuação desse profissional é em indústrias de transformação de plásticos em geral, processamento de borracha, reciclagem para plásticos, empresas de comercialização, assistência técnica e prestação de serviços voltados para produtos plásticos.

Técnico em Pré-impressão Gráfica


O perfil profissional desse curso técnico é a execução de projetos gráficos, publicitários, de embalagens e de processos de produção em pré-impressão e impressão digital. Aplicando critérios estéticos e funcionais, operando máquinas, equipamentos, ferramentas e softwares. Também faz parte do escopo a produção de arquivos digitais, fotolitos e formas, executando provas digitais e analógicas.

O campo de atuação é em agências de publicidade, departamentos de criação e marketing de empresas, indústrias gráficas e empresas de pré-impressão.

Técnico em Processos Gráficos


O profissional de processo gráficos é responsável por controlar, realizar e operar máquinas de acabamento gráfico e editorial, preparando matrizes de corte e vinco e controlando a qualidade do material impresso.

A área de atuação é em indústrias gráficas, agências de publicidade, fornecedores de insumos e equipamentos gráficos e indústrias de embalagens.

Técnico em Química


O técnico em química opera, controla e monitora processos industriais e laboratoriais, avaliando atividades, controlando a qualidade de matérias-primas, realizando amostragens e análises químicas fisioquímicas e microbiológicas. Desenvolvendo também produtos e processos.

A área de atuação é em indústrias químicas, laboratórios de controle de qualidade, laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas.

Técnico em Têxtil


O técnico em têxtil supervisiona os processos produtivos na cadeia têxtil, da fiação ao beneficiamento, planejando e controlando as operações nos processos nas áreas de fiação, tecelagem e beneficiamento têxtil. Desenvolve também padronagens de malharia ou tecido plano, produtos e processos de tinturaria, estamparia e acabamento.

A área de atuação é em fiações, tecelagens, malharias, empresas de têxtil, tinturarias, estamparias, lavanderias industriais, laboratórios têxteis e indústrias químicas relacionadas ao setor têxtil.

Técnico em Vestuário


Neste curso o profissional supervisiona o processo de confecção do produto conforme padrões de qualidade, sendo responsável pela produção, analisando a melhor sequência de montagem do produto de acordo com a forma de execução e as características da matéria-prima. Faz também supervisionar a utilização de máquinas de costura industrial e equipamentos da produção vestuário.

O campo de atuação é em indústrias de confecção de vestuário, empresas de desenvolvimento de produtos, ateliês de costura e atuar de forma autônoma.

Encontrou a melhor opção para a sua carreira no eixo de produção industrial?

Então invista em um curso técnico no setor. A modalidade de ensino trará mais aperfeiçoamento estratégico e técnico, ampliará a sua visão na profissão escolhida e dará um upgrade no seu currículo, uma vez que garante ao aluno um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Nós temos um artigo onde falamos um pouquinho mais sobre a importância de fazer um curso técnico, dá uma conferida!

Ah, e não esqueça de pesquisar a instituição que oferece o curso técnico que deseja. Escolha uma escola que ofereça uma grade que corresponda às suas expectativas e necessidades, além de conferir se ela é reconhecida e classificada pelo MEC. Acesse o portal Sistec e procure uma instituição de ensino qualificada para seus estudos!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.