Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer

Cursos Técnicos – Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer

Se o gosto por viagens já te fez pensar em largar tudo e explorar o mundo, saiba que existe um jeito para conciliar essa paixão com o trabalho: o mercado de viagens e turismo. Depois da Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016, o Brasil teve seu turismo fortalecido e cresceu ainda mais.

Para entrar nesse mercado em crescimento, é preciso estar atualizado e, para isso, nada melhor do que buscar qualificação. Os estudantes que estão terminando o ensino médio e que desejam trabalhar no mercado de turismo, mas que ainda não se sentem preparados para enfrentar um curso de nível superior, a dica é começar um curso técnico.

Além disso, para quem já trabalha no setor e busca uma atualização, os cursos técnicos também podem ser uma ótima escolha. São diversas opções de capacitação em diferentes campos!

Mas, afinal de contas, você sabe do que se trata o curso técnico de turismo, hospitalidade e lazer?

É o eixo que abrange as tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas, entretenimento e interação. Vai te ensinar técnicas de planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços relacionados ao turismo, hospitalidade e lazer, integradas ao contexto das relações humanas em diferentes regiões e dimensões socioculturais, econômicas e ambientais.

O perfil do profissional que será preparado neste curso requer um desempenho baseado pela ética e responsabilidade social nos aspectos humanista, criativo, dinâmico e empreendedor. As principais ações envolvem processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação e bebidas, entretenimento e interação social.

Se você tem interesse em ingressar ou quer se aperfeiçoar no mercado de turismo e hotelaria, mas não tem conhecimento de todas as possibilidades e áreas, a gente pode te ajudar! Listamos os principais setores desse núcleo de atividade. Se liga só:

Cursos técnicos do Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer

Técnico em Agenciamento de Viagem


Os interessados neste curso poderão atuar em agências de viagem e operadoras turísticas, desenvolvendo serviços de consultoria, vendas, pós-vendas e operações relacionadas a produtos turísticos de acordo com as necessidades dos clientes. Também será o responsável, por elaborar roteiros de viagens, oferecer pacotes turísticos, encontrar os melhores hotéis e passagens.

Para diversificar, poderão planejar e executar ações de marketing e avaliar produtos e serviços oferecidos por terceiros. E aí, se identificou?

Técnico em Cozinha


O técnico em cozinha não será o masterchef, mas sim o responsável por elaborar e organizar os pratos do cardápio, listar e comprar os alimentos, executar cortes e métodos de cozimento e organizar a cozinha de modo geral. Além disso, irá controlar o estoque, consumos e custos de diferentes tipos de gêneros alimentícios.

O aluno adquire novos conhecimentos na área, aprimora as técnicas e aprende a aproveitar todos os recursos existentes e estará preparado para atuar em qualquer estabelecimento comercial que forneça alimentos como as pizzarias, lanchonetes, bufê, padarias, restaurantes, escolas etc.  É uma área com bastante procura, pois cada vez mais os brasileiros estão consumindo comida fora de casa.

Técnico em Eventos


Vamos falar dos organizadores de eventos, cerimonialistas ou mestre de cerimônias e recepcionistas de eventos. As principais atividades desse grupo são: projetar, planejar, organizar, coordenar e executar serviços de apoio técnico e logístico a eventos de diversos tipos. Também executam procedimentos de recepção e encaminhamentos demandados por eventos e coordenam a decoração de ambientes e alimentação dos eventos.

Os graduados neste eixo podem trabalhar em empresas de eventos, meios de hospedagem, cruzeiros marítimos, restaurantes e outros espaços de eventos.

Técnico em Guia de Turismo


É quem conduz e organiza pessoas ou grupos durante suas viagens. O guia de turismo é quem informa os visitantes sobre os aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos durante o passeio. Também é quem estrutura e apresenta roteiros e itinerários turísticos de acordo com interesses, expectativas ou necessidades específicas.

A atuação deste profissional pode ser dividida em categorias: guia regional, guia especializado em atrativos naturais, guia nacional e guia internacional. O mercado de trabalho oferece oportunidades em hotéis, cruzeiros, agências de viagem, empresas aéreas, eventos, museus, parques, ecoturismo, turismo par prática de esportes radicais e consultoria.

Técnico em Hospedagem


Realiza atividades de recepção, reserva, governança, mensageria e concierge em hotéis e meios de hospedagens. O técnico em hospedagem também executa serviços de atendimento e suporte aos clientes e supervisiona a manutenção de equipamentos.

Neste curso, o aluno terá a oportunidade de buscar atualização constante e desenvolver seus estudos no campo profissional, visando soluções, inovações, métodos, técnicas e tecnologias a serviço da hospedagem. Essa formação permite atuar em equipes multidisciplinares e junto a diversos profissionais, clientes e fornecedores envolvidos no processo de trabalho.

O campo de atuação é super versátil. São eles: hotéis, resorts, motéis, SPAs, pousadas, albergues, colônias de férias, flats, condomínios residenciais e de lazer, hospitais, clínicas e casas de repouso, acampamentos, navios, cruzeiros e plataformas de petróleo.

Técnico em Lazer


O curso tem como objetivo principal formar profissionais para atuação no mercado do lazer, com conhecimentos que possibilitem a transformação do pensamento crítico e criativo na área de recreação, esportes e lazer. 

Este profissional atua na organização e execução de atividades de lazer, recreação e animação para diversas faixas etárias, segmentos e programas sociais. Também organiza e anima a formação de grupos de lazer, de acordo com os interesses da comunidade na perspectiva da inclusão social, com a finalidade de promover a qualidade de vida.

O conteúdo do curso é divido em partes teóricas e práticas, que permitem aos alunos o conhecimento das mais diversas realidades socioeconômicas e a obtenção da formação técnica, que contribua positivamente com o desenvolvimento local, regional e nacional. Assim, estarão prontos para encarar o mercado, como espaços de lazer, parques temáticos, centros culturais e clubes, hospitais e centros de reabilitação, hotéis e colônias de férias, brinquedotecas, cruzeiros marítimos e acampamentos.

Técnico em Restaurante e Bar


O profissional formado no curso técnico em Serviços de Restaurante e Bar poderá trabalhar em meios de hospedagem, bares, restaurantes e espaços de alimentação. Dependendo do local de trabalha, irá exercer funções tanto no salão e bar, quanto na cozinha.

É ele quem pode fazer o controle e avaliação de processos de organização, higiene e manipulação de alimentos em mesas, depósitos e cozinhas, realiza inventários de estoques de bebidas e utensílios de salão e bar, recepciona clientes, coordena e supervisiona os serviços de mesa e coquetelaria e aplica técnicas de harmonização entre alimentos e bebidas.

Encontrou a melhor opção para a sua carreira no eixo de turismo, hospitalidade e lazer?

Então invista em um curso técnico no setor. A modalidade de ensino trará mais aperfeiçoamento estratégico e técnico, ampliará a sua visão na profissão escolhida e dará um upgrade no seu currículo, uma vez que garante ao aluno um certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Nós temos um artigo onde falamos um pouquinho mais sobre a importância de fazer um curso técnico, dá uma conferida!

Ah, e não esqueça de pesquisar a instituição que oferece o curso técnico que deseja. Escolha uma escola que ofereça uma grade que corresponda às suas expectativas e necessidades, além de conferir se ela é reconhecida e classificada pelo MEC. Acesse o portal Sistec e procure uma instituição de ensino qualificada para seus estudos!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.