DevOps – O que é e como se tornar um DevOps – O que é e como se tornar um

DevOps – O que é e como se tornar um

Mineiro nascido em Belo Horizonte, Denerson Costa atua como DevOps no PRAVALER há 3 meses. Com formação em Processamento de Dados, o profissional de tecnologia conversou um pouco com a gente sobre a sua profissão e sobre o que é necessário para quem tem a intenção de migrar para a sua área.  Então, se você quer se tornar um DevOps, este conteúdo foi feito para você. Vem com a gente! <3

 

DevOps é um cargo ou um estilo de gestão, produção? 

É uma cultura, mas pode ser encarado como cargo! Calma, a gente vai explicar direitinho. No PRAVALER, uma empresa que desde a formação das suas equipes, que neste caso são squads, preza pela produtividade e qualidade das soluções que são desenvolvidas, este profissional é o responsável por auxiliar estes times a produzirem cada vez mais e melhor. O que caracteriza um escopo de um cargo. 

Mas, PRAVALER, quais são as estratégias que esse profissional usa para conseguir fomentar a produtividade dos squads? Para começar, encontrar e propor novas tecnologias e ambientes ágeis que possibilitem que os desenvolvedores possam construir e testar os seus produtos de forma dinâmica e sempre em evolução. Durante a sua rotina, Denerson acompanha e revisa todos os processos de desenvolvimento, documentações e participa da elaboração de relatórios de custos. Além disso, ele também é o responsável por toda a gestão da nuvem que armazena os dados produzidos diariamente. 

É um trabalho bastante dinâmico, segundo o nosso devOps. Principalmente pelo fato de as tecnologias usadas na empresa serem diversas e bastante atuais, como PHP, uma linguagem de programação e o Node, que funciona na prática como um interpretador de JavaScript. O motivo da posição também ser encarada como uma questão cultural das empresas que a adotam, é o fato de que hábitos específicos são necessários para que um profissional de DevOps possa exercer suas funções plenamente.

Estes hábitos são ligados diretamente ao relacionamento que existe entre colegas e equipes. A busca pela melhoria contínua, neste caso, está ligada ao hábito de dividir conhecimentos e aceitar sugestões. Segundo o Denerson: “eu acredito que a ideia de devOps nada mais é do que unir equipes de desenvolvimento, melhoria contínua, de operações, de qualidade e fazer com que todos trabalhem como um só conjunto, uma só engrenagem. É nisso que eu acredito”. 

Isso nos leva a conclusão de que empresas muito tradicionais nos seus hábitos, que são bastante hierarquizadas, com equipes infladas e processos engessados dificilmente poderão contratar um profissional focado na colaboração e dar tudo o que ele precisa para fazer o seu trabalho de um jeito completo e efetivo. 

Como eu consigo me tornar um DevOps, PRAVALER? 

Se você chegou até aqui, entendeu como funciona a rotina desses profissionais e entendeu qual é o perfil das empresas que realmente têm a possibilidade de aproveitar o que eles têm para oferecer, nós temos algumas dicas bem legais para te dar!

1 – É preciso entender se você consegue trabalhar sob pressão

Uma das principais funções destes profissionais é fazer com que equipes produzam mais e melhor. Ou seja: o resultado é o foco constantemente e crescer não é uma alternativa, é o único caminho. Então, se você não lida bem com cobranças, é interessante desenvolver sua inteligência emocional, focando no controle de ansiedade. 

2 – Desenvolva a sua habilidade de comunicação

Lembra quando a gente te falou que parte do trabalho de quem escolhe ser Devops é unir equipes? Então, para conseguir fazer essa união acontecer, é preciso estar em contato com times de desenvolvimento, infraestrutura e testes. É necessário saber conversar com quem é gestor e com quem está na operação. 

Entender mais sobre comunicação não violenta é um ótimo primeiro passo para quem tem dificuldades nessa área. Assista a esse vídeo e veja como o tema é interessante. 

3 – Busque conhecimentos sobre infraestrutura

A armazenagem de dados é uma das principais partes no trabalho destes profissionais. Então, busque conhecimento sobre o tema. Veja tutoriais, leia conteúdos de qualidade, busque cursos. O que for mais adequado ao seu jeito de aprender. 

4 – Busque conhecimentos sobre softwares abertos

Um bom jeito de começar, quando o tema são os softwares abertos, é focar em Linux e scripts de automatização. 

5 – Aprenda a usar as ferramentas mais populares na área

Para quem ainda não faz parte deste universo, Jenkins é um ótimo começo!

 

Uma mistura de técnica e de relacionamento

Deu para notar como o caminho para a conquista do título de devOps mistura conhecimento técnico e habilidades de relacionamento? É preciso ter isso muito claro, caso este seja o caminho que você vai escolher seguir. Se depois de pesar tudo isso, avaliar como você se encaixaria nas funções que o Denerson nos ajudou a entender, você quer continuar neste rumo, siga em frente! 

Durante o conteúdo, nós te mostramos que empresas modernas e dinâmicas são as que realmente podem oferecer oportunidades para quem quer ser DevOps. Aproveite essa deixa e confira o nosso conteúdo: Como processos ágeis podem te ajudar a conquistar a liderança

Categoria: Carreira PRAVALER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.