Dicas de liderança para quem quer chegar lá Dicas de liderança para quem quer chegar lá

Dicas de liderança para quem quer chegar lá

Cuidar de uma equipe, gerenciar uma área, realizar novas atividades e conquistar uma promoção são alguns dos objetivos que norteiam a carreira dos profissionais que almejam cargos de liderança. Mas, com alta competitividade do mercado, possuir soft skills e bons conhecimentos técnicos nem sempre é o suficiente para chegar até lá. Não é mesmo?

Por isso, separei aqui algumas dicas de liderança para te ajudar a chegar lá.

Tenha diversas capacidades

Quando falamos de dicas de liderança, a primeira coisa que precisamos destacar é que os líderes são profissionais altamente capacitados, indo muito além das hards skills. Um líder deve ser capaz de gerenciar diversas habilidades e competências, como por exemplo, a capacidade de interagir com pessoas, de influenciar grupos, de entregar resultados, de gerenciar diferentes demandas, de ser organizado e de ter uma visão sistêmica. Ufa, haja habilidade, né?

Por isso, saber quais são as suas habilidades inerentes e quais as competências que você ainda terá que adquirir é fundamental para se desenvolver e superar seus próprios limites. Busque fortalecer também outras aspectos importantes como sua inteligência emocional, sua gestão de tempo, sua agilidade e sua flexibilidade. Tudo isso vai te ajudar a tomar decisões mais assertivas e definir com mais clareza o rumo da sua carreira, combinado?

Líderes precisam tomar decisões

Um líder precisa estar preparado para fazer escolhas e tomar decisões por mais complicadas e difíceis que elas pareçam ser, afinal de contas, um bom líder não é aquele que cria problemas e sim aquele que os resolve. Além disso, quando você demonstra paixão e controle pelo que faz, sua equipe também se sente mais confiante para abraçar seus projetos. No entanto, essa recíproca não acontece quando os gestores ficam em cima do muro. Por isso, uma das melhores dicas de liderança é: saber fazer escolhas.

É claro que nem sempre você irá acertar, e está tudo bem viu? O importante é saber se posicionar, saber refletir e tomar a decisão que acha mais correta naquele momento, levando em conta todos os interesses que estão em jogo.

Defina objetivos concretos 

Ninguém alcança o sucesso sem fazer esforço. Portanto, para que seu objetivo principal seja alcançado, você precisará, primeiramente, traçar um caminho com diversos objetivos menores que vão te levar até o topo. Depois de atingir um objetivo específico, vá para o próximo, depois para o outro e assim por diante. Afinal de contas, você precisa saber onde está e onde quer chegar. Só assim você conseguirá alcançar suas metas.

Tenha um espelho

Todo mundo tem alguém pra se inspirar. Então use essa pessoa como um espelho, isto é: comece a observar seu comportamento profissional e, se possível, procure saber de onde ela veio e quais caminhos já trilhou. Chame essa pessoa para tomar um café, converse e peça conselhos, entenda como ela chegou até lá e quais foram os maiores desafios dela. As melhores dicas de liderança partem sempre de pessoas bem sucedidas.  Depois disso, será bem mais fácil construir o seu próprio plano.

Seja proativo

Uma ótima maneira de desenvolver a liderança no ambiente de trabalho é sendo proativo e assumindo novas responsabilidades. Claro, você não precisa abraçar o mundo com as mãos, mas tente sair da sua zona de conforto algumas vezes, fazendo mais do que lhe foi solicitado. Além de ganhar destaque, você também aprenderá coisas novas.

Seja disciplinado

Aqui vai um outro conselho importante para anotar nas suas dicas de liderança: um bom gestor precisa ser disciplinado e focado. Assim, desenvolver a disciplina é algo fundamental para quem almeja um cargo de liderança a longo ou a médio prazo. Para isso, você pode, por exemplo, começar a cumprir prazos, ser pontual e honrar os seus compromissos.

Ajude seu time

Se você perceber que algum colega de trabalho anda desmotivado ou ocupado, ofereça seu tempo livre para ajudá-lo. Isso mostra que você prioriza o trabalho em grupo, defende a colaboração e zela pela qualidade, independentemente da hierarquia. Apoiar as outras pessoas e se mostrar solícito, vão te ajudar a se destacar, além de mostrar o quanto você valoriza as pessoas. Pontos para você!

Busque qualificação e conhecimento

Qual é o cargo dos seus sonhos? O que você precisa para alcançá-lo? Normalmente, os melhores postos são ocupados pelos profissionais mais bem qualificados. Por isso, esteja disposto a investir na sua qualificação, mas, não deixe de aprimorar também suas habilidades pessoais. Colocando em prática as dicas de liderança que comentei aqui, você poderá identificar as brechas na sua carreira, bem como preenchê-las para atingir suas metas.

Por fim, vale lembrar que o bom líder é aquele que engrandece seus pontos fortes, reconhece seus pontos fracos, admite suas falhas e tem uma visão macro dos problemas da empresa e, principalmente, do que ele precisa fazer para ajudá-la e para ajudar o seu time.

Aproveite e confira também: 3 TED Talks obrigatórios para quem quer ser líder

 

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.