Dicas para melhorar o seu inglês

Falar que é preciso aprender inglês é bater em uma tecla que você já conhece há muito tempo. Já faz alguns anos que a importância do inglês no mercado de trabalho é inegável, em quase todas as áreas. E mesmo que o idioma não seja tão importante em sua área, ele pode ajudar em outros quesitos – na faculdade, em viagens, etc. Aprender um novo idioma é uma ótima maneira de abrir portas para o mundo todo.
Mas muitas pessoas têm dificuldades de aprender idiomas: por causa do dia-a-dia atarefado, da impossibilidade de fazer um curso ou por falta de motivação. Por isso, temos aqui quatro dicas que vão facilitar os seus estudos para melhorar o seu inglês sem torná-los maçantes!
1 – Trace um objetivo
A regra que vale para todos os campos da vida vale aqui também! Tenha um objetivo em mente quando for estudar inglês. Isso não só vai deixá-lo mais motivado para estudar, mas também vai deixar mais claro o que você precisa aprender. Se seu objetivo é ser capaz de se comunicar em uma viagem turística, você não precisa de vocabulário específico. Mas se for escrever uma carta para uma universidade, a linguagem deve se mais formal e técnica. Sabendo seu objetivo, você vai saber o que estudar.
2 – Mantenha contato com a língua
Muitas pessoas dizem que o melhor jeito de aprender um idioma é indo ao seu país de origem, e isso é verdade. Mas como aprender melhor sem precisar viajar? Entrando de cabeça no idioma! Assim como uma criança pequena, você precisa escutar, ler e enxergar a língua para poder aprendê-la. Por isso, ouça música, assista filmes e leia em inglês. Não precisa ser livros: blogs e redes sociais de artistas que você adora, por exemplo, já vão ajudar muito.
3 – Aprenda por vários meios
Você já reparou que, na sala de aula, alguns alunos não copiam nada que o professor passa e ainda assim sabem toda a matéria? Isso acontece porque as pessoas aprendem por meios diferentes! Alguns aprendem melhor escutando, outros aprendem melhor olhando, outros aprendem melhor repetindo, etc. Sendo assim, experimente todos os jeitos de aprender. Estude pelo livro, mas procure também filmes, jogos e aplicativos que possam complementar seus estudos.
4 – Não pegue o caminho mais fácil
É importante sempre encarar novos desafios quando se trata de aprender! Se você já está acostumado a assistir filmes legendados em português, coloque as legendas em inglês. Quando estiver acostumado com isso, desligue as legendas! Do mesmo modo, aumente a complexidade dos textos que lê com o tempo. E compre um dicionário. Isso vai aumentar o seu vocabulário e ajudá-lo a se imergir no idioma.
Lembre-se de que, mesmo com todo esse esforço, aprender um novo idioma não é algo que acontece do dia para a noite. Algumas pessoas sabem falar fluentemente – com um vocabulário rotineiro – depois de um ano estudando, enquanto outras demoram cinco, oito anos. Isso depende da sua dedicação, mas também de sua facilidade natural.

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.