Diferenças entre Curso superior, tecnólogo, bacharel ou licenciatura

Por PRAVALER

Diferenças entre Curso superior, tecnólogo, bacharel ou licenciatura

Na hora de escolher um curso superior para se especializar, é muito comum surgirem dúvidas sobre o melhor caminho: tecnólogo, bacharel ou licenciatura?

É importante conhecer as diferenças entre essas modalidades, bem como suas vantagens e desvantagens em relação ao mercado de trabalho.

Continue lendo este artigo e descubra qual é a melhor opção para você.

Principais diferenças entre tecnólogo, bacharel e licenciatura

Tecnólogo, bacharel e licenciatura possuem o status de curso superior. Apesar disso, possuem algumas diferenças, sendo as principais relacionadas à duração e ao foco profissional.

O bacharel e a licenciatura têm duração média de 4 a 6 anos, oferecendo uma formação mais generalista, com maior quantidade de conhecimento teórico e prático.

Enquanto o objetivo de um curso de bacharel é oferecer uma base sólida para a formação do profissional que irá entrar no mercado de trabalho, a licenciatura é voltada, principalmente, para quem deseja atuar como professor.

A maior dúvida que as pessoas possuem sobre o tecnólogo é se ele equivale a um curso técnico ou pode ser considerado um curso superior. A resposta é que o tecnólogo vale, sim, como curso superior, da mesma forma que o bacharel e a licenciatura.

O que determina a validade do diploma de um curso superior é o reconhecimento do MEC. Dessa forma, se o estudante fizer um curso de tecnólogo reconhecido pelo MEC, o diploma vale como comprovação do grau superior para conseguir emprego ou fazer uma pós-graduação.

Para ingressar num curso deste tipo, é necessário ter concluído o ensino médio.

Uma das vantagens do tecnólogo é a duração mais curta, em torno de 2 a 3 anos, em comparação ao bacharel e licenciatura. Isso acontece porque sua abordagem é mais específica e focada na prática profissional.

Isso o torna ideal para quem já trabalha em uma determinada área e deseja obter uma formação de curso superior em pouco tempo.

Bacharel

O curso superior de bacharel tem como objetivo oferecer uma base sólida para a formação do profissional. Para isso explora-se todos os conceitos e áreas profissionais que fazem parte do campo de estudo do curso.

O bacharel estuda um pouco sobre tudo dentro da área escolhida, conferindo um conhecimento mais generalista sobre todos os assuntos.

Enquanto o tecnólogo se forma apto para atuar em apenas uma área específica, o bacharel pode atuar em diversas áreas após o término do curso.

O estudante, ao longo do curso, terá contato com as diferentes áreas de atuação da profissão. Por ser um curso superior de duração mais longa, em torno de 4 a 6 anos, permite ao aluno ter mais tempo para decidir qual área irá atuar.

Esse tipo de curso superior é ideal para jovens que ainda não conhecem o mercado de trabalho ou que ainda têm dúvidas de qual função exercer.

Licenciatura

A licenciatura possui muitas semelhanças com o bacharel, como a duração e boa parte do currículo acadêmico. A principal diferença curricular entre o bacharelado e a licenciatura é a presença de matérias de cunho pedagógico.

Isso porque o foco da licenciatura é a formação de professores. Os estudantes que optam por esta modalidade de curso superior têm como objetivo aprender a ensinar o seu ofício.

Após formado, o licenciado terá permissão para dar aulas sobre o curso que escolheu, principalmente para os níveis do Ensino Fundamental e Médio. Portanto, são cursos direcionados para quem quer trabalhar com o público infantil e adolescente.

No entanto, se o estudante desejar dar aulas no ensino superior, ele terá que possuir, no mínimo, um diploma de pós-graduação, como um Mestrado ou Doutorado.

O estudante que deseja se especializar com um curso superior, seja tecnólogo, bacharel ou licenciatura, deve ter em mente a duração do curso e a área de estudo na qual pretende trabalhar.

É essencial também possuir clareza sobre o objetivo profissional desejado e buscar o curso superior que mais se encaixa com a sua personalidade.

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.