É possível ser médico e empresário ao mesmo tempo?

A medicina é vista por muitos como uma carreira perfeita para quem deseja dar orgulho à família, ter status, ganhar bem e contribuir com a sociedade. Salvar vidas é muito valioso, não é mesmo? Entretanto, nem sempre o médico quer ser apenas um médico. Muitos encontram no empreendedorismo a essência para exercer o ofício com classe.
Alguns sentem uma inclinação forte ao empresariado e tem sido cada vez mais comum a fusão da carreira na saúde com o empreendedorismo. Pode ser, inclusive, que alguns tenham mais aptidão para gerir um centro médico do que se dedicar a uma rotina intensa em um hospital público, por exemplo.
Se você gosta dessa ideia de ser médico e empreender ao mesmo tempo, este post contém informações e relevantes para você. Confira!
A jornada do médico empresário
Se você já é um médico e deseja ter o seu próprio consultório, o segredo para o sucesso é pensar como um empreendedor. Uma mente empreendedora não é algo com o qual nascemos: deve ser aprendida. E o fato de você desejar empreender com algo que tenha a ver com a sua especialidade é ainda mais fascinante, pois você poderá gerir um negócio com base naquilo a que tanto se dedicou.
Aqui está uma verdade: muitos médicos não percebem que o treinamento que recebem os prepara também para o empreendedorismo. Estudar para o vestibular de medicina, por exemplo, exige muita iniciativa, autogerenciamento e perseverança. Além disso, na faculdade, os estudantes aprendem a pensar criticamente e a resolver problemas através de diversos testes. Durante a residência, os médicos se tornam melhores em quesito de colaboração e comunicação pela aprendizagem em equipe.
Tais experiências e características adquiridas, se bem direcionadas, poderão ser muito eficazes para a criação e a gestão de um negócio.
Enxergando as oportunidades
Se tornar médico não é uma tarefa fácil e exige múltiplas disciplinas. Ser empresário parte do mesmo princípio: você deverá estar atento às transformações, aos movimentos do mercado, ao comportamento do público-alvo, à melhoria do atendimento, à contratação de pessoal e ao aprimoramento da sua gestão com cursos e tecnologias novas. Mas todo o esforço vale a pena!
Se você gosta de ter autonomia, quer manter responsabilidade final pelos processos, quer ter seus pacientes, é apaixonado por mudanças e impulsionado pela inovação, talvez seu destino seja empreender com a medicina.
A área de medicina abriga um dos principais setores produtivos da economia nacional. Ela movimenta no Brasil cerca de 9% do produto interno bruto, sendo que cerca de 54% destes gastos é investimento privado – ou seja, empresas e famílias. No cenário, as oportunidades se espalham na produção (equipamentos, medicamentos, dispositivos), no comércio (varejo e atacado, físico ou online) e nos serviços (clínicas, hospitais, educação).
As mesmas oportunidades estão abertas a dentistas, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde. E o mais interessante é que não é não é preciso ter formação relacionada ao empreendedorismo e à administração.
Você é um médico e empresário ao mesmo tempo? Deixe um comentário e conte para a gente como é a sua experiência!

Categoria: PrasaberProfissões

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR