Eixos Tecnológicos de Cursos Técnicos Eixos Tecnológicos de Cursos Técnicos

Eixos Tecnológicos de Cursos Técnicos

Os cursos técnicos oferecidos pelas diversas instituições de ensino nacional também são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC), para isso existe o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos que ajuda as instituições a manter um padrão de qualidade de ensino em todo território nacional. Quer saber mais? Confira nosso artigo abaixo:

O que é eixo tecnológico do CNCT?

O eixo tecnológico é uma forma de caracterizar os cursos técnicos de nível médio com suas informações científicas e tecnológicas. Ou seja, todas as áreas de trabalho que possuem cursos técnicos estão regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC) pelo catálogo nacional de cursos técnicos.

O que é o catálogo nacional de cursos técnicos?

O catálogo nacional de cursos técnicos foi elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para organizar a oferta dos cursos técnicos oferecidos na área nacional, com denominações, cargas horárias mínimas, perfis dos profissionais para a conclusão do curso e outras informações relevantes de cada curso.

Ele serva para orientar as instituições de ensino que oferecem cursos técnicos, dando visibilidade para os cursos oferecidos aos estudantes e a sociedade em geral.

As denominações dos cursos técnicos devem seguir o que está previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Entretanto, as instituições de ensino podem oferecer o chamado “curso experimental”, que não consta no catálogo, sendo devidamente aprovado pelo órgão próprio do seu sistema de ensino.

Quais são os eixos de cursos técnicos?

Atualmente existem 13 eixos técnicos listados e credenciados pelo MEC, confira cada um deles abaixo:

Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde

Neste eixo todos os cursos estão associados à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Os cursos abrangem ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental.

O foco desse eixo aos estudantes é o apoio aos profissionais da saúde nas intervenções e no processo de saúde, propondo e gerenciando soluções tecnológicas, a fim de minimizar impactos ambientais e avaliando o controle de segurança dos recursos naturais.

Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais

Os cursos do eixo tecnológico de controle e processos industriais compreende tecnologias relacionadas com a infraestrutura e processos mecânicos, elétricos e eletroeletrônicos, em atividades produtivas. Ou seja, os cursos devem abranger a proposição, instalação, operação, controle, intervenção, manutenção, avaliação e otimização em processos, contínuos ou discretos dos processos industriais.

Eixo Tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social

Os cursos neste eixo compreendem tecnologias associadas a atividades sociais e educativas. Todas as atividades dos cursos devem abranger planejamento, execução, controle e avaliação de ações sociais e educativas, construção de hábitos saudáveis de preservação e manutenção de ambientes e patrimônios, de respeito às diferenças interculturais e de promoção de inclusão social, com o intuito de integrar indivíduos na sociedade e a melhoria de qualidade de vida dele.

Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios

Os cursos técnicos na área de Gestão e Negócios compreende tecnologias relacionadas a técnicas, instrumentos, estratégias e mecanismos de gestão de empresas e colaboradores.

Os cursos devem abranger planejamento, avaliação e gestão de pessoas e de processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações e instituições públicas ou privadas, sendo de todos os portes e ramos de atuação, buscando sempre a qualidade, produtividade e competividade, utilização de tecnologias organizacionais, comercialização de produtos, estratégias de marketing, logística e finanças também devem fazer parte do da programação dos cursos.

Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação

Neste eixo o eixo de tecnológico de informação e comunicação deve compreender tecnologias associadas a infraestrutura, processos de comunicação e do processamento de dados e informações.

Os cursos devem abranger desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e às telecomunicações, especificações de componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação, desenvolvimento de sistemas informatizados e tecnologias de computação, sendo transmissão e recepção de dados.

Eixo Tecnológico de Infraestrutura

Os cursos do eixo tecnológico de infraestrutura são relacionados à construção civil e transporte, abrangendo o planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para obras civis, topografia, geotécnica, hidráulica, recursos híbridos, saneamento, transporte de pessoas e bens e controle de trânsito e tráfego.

Eixo Tecnológico Militar

O eixo tecnológico militar tem como foco os processos de formação do militar, como elemento suplementar das organizações militares que contribuem para o cumprimento da missão constitucional das Forças Armadas (Marinha do Brasil, Aeronáutica e Exército) de defesa da pátria e garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem.

Os cursos devem abranger apoio e preparo pessoal, operações, logística, manutenção, suprimento, armazenamento, informações, controle do espaço aéreo e controle aéreo de operações navais e terrestres, necessárias à condução das atividades militares.

Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia

Neste eixo tecnológico os cursos devem abranger planejamento, operação, implantação e gerenciamento de processos físicos, químicos e biológicos de elaboração ou industrialização de produtos de origem vegetal e animal, aquisição e otimização de máquinas e implementos, análise sensorial, controle de insumos e produtos, controle fitossanitário, distribuição e comercialização.

Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design

Os cursos deste eixo devem compreender tecnologias a representações, linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizadas de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas. Também deverão abranger criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento aplicadas em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e projetos de produtos industriais.

Eixo Tecnológico de Produção Industrial

O eixo tecnológico de produção industrial compreende tecnologias relacionadas a sistemas de produção, técnicas e tecnologias de processos físico-químicos e relacionados à transformação de matéria-prima e substâncias, integrantes de linhas de produção. Abrangendo planejamento, instalação, operação, controle e gerenciamento de tecnologias industriais, programação e controle de produção, operação de processos, gestão da qualidade, controle de insumos e aplicação de métodos e rotinas industriais.

Eixo Tecnológico de Recursos Naturais

Os cursos do eixo tecnológico de recursos naturais devem compreender a extração e produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrangendo também a prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção de recursos naturais e utilização de tecnologias de máquinas e implementos.

Eixo Tecnológico de Segurança

No eixo tecnológico de segurança devem compreender atividades relacionadas à infraestrutura e aos processos de prevenção e proteção de indivíduos e patrimônio. Abrangendo nos cursos a segurança púbica, segurança privada, defesa social e civil e segurança do trabalho.

Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer

Neste eixo tecnológico os cursos devem compreender tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas, entretenimento e interação. Abrangendo planejamento, organização, operação e avaliação de produtos e serviços inerentes ao turismo, hospitalidade e lazer, integradas ao contexto das relações humanas em diferentes espaços geográficos e dimensões socioculturais, econômicas e ambientais.

Agora que você já sabe cada um dos 13 eixos tecnológicos, fique ligado aqui no blog! Vamos ter matérias dos eixos com todas as informações de cada um dos cursos regulamentos pelo MEC dentro do Catálogo Nacional de Cursos.

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.