EJA 2020 – Guia completo pra você se dar bem EJA 2020 – Guia completo pra você se dar bem

EJA 2020 – Guia completo pra você se dar bem

Uma boa parcela da população do país, por motivos como a desigualdade social, não teve a oportunidade de concluir o ensino básico quando jovens. No entanto, para conquistarem posições melhores no mercado de trabalho e no ambiente social, após alguns anos, essas pessoas decidem retomar os estudos para que possam concluir o ensino fundamental ou até mesmo o médio.

O supletivo é a saída que muitos encontram para obterem a certificação básica de ensino. E foi pensando em atender essa parte da população que o Governo Federal criou a partir da Lei de Diretrizes Básicas e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) o EJA, programa que visa facilitar o acesso à educação de jovens e adultos.

Quer saber tudo sobre o EJA? Acompanhe nosso guia completo!

Podcast: EJA 2020

O que é EJA?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino criada pelo governo federal que passa por todos os níveis da Educação Básica do país e é destinada para jovens, adultos e idosos que abandonaram os estudos ou não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.

O EJA permite que o aluno retorne à sala de aula e conclua os estudos em menos tempo, possibilitando sua certificação de conclusão para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Como funciona

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é ofertada tanto no ensino presencial, como no ensino à distância (EAD), com o objetivo principal de democratizar o ensino no Brasil e levar educação para todos os níveis sociais. No passado – ou até mesmo nos dias atuais para parte da população, a Educação de Jovens e Adultos era conhecida como supletivo. Hoje, o programa é dividido em duas etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio:

  • EJA Ensino Fundamental: jovens a partir de 15 anos que não conseguiram completar o Ensino Fundamental, isto é, a etapa entre 1º e o 9º ano. Nesta fase, são inseridas no processo de ensino-aprendizado, estimulando novas formas de aprender e pensar. O tempo médio de conclusão é de dois anos.
  • EJA Ensino Médio: direcionado aos alunos maiores de 18 anos que desejam retomar os estudos a partir do Ensino Médio. Completando a Educação Básica, prepara os estudantes para o ingresso em universidades, incluindo vestibular e Enem. O tempo médio de conclusão é de dois anos.

O EJA permite que o aluno estude de forma presencial ou a distância. Na escolha presencial, o aluno tem que ir até à escola onde o curso é ministrado para frequentar as aulas, geralmente, no período noturno. Já a modalidade a distância é mais flexível e, por ela, o curso é feito pela internet ou com livros e apostilas fornecidos pela instituição em que o aluno se inscreveu.

Como funciona o EJA a distância?

Para quem não tem tempo e está sempre na correria, o EJA também pode ser cursado a distância pelo computador. Além de escolher os horários de estudo, os alunos do EJA a distância fazem o curso de acordo com o seu próprio ritmo de aprendizado. As apostilas e os livros são fornecidos pela escola e será somente necessário comparecer à instituição de ensino para realizar as provas.

O EJA a distância é de responsabilidade das Secretarias de Educação e as atividades presenciais são realizadas em escolas estaduais, portanto, é totalmente gratuito. Para se tornar um aluno do EJA a distância, é necessário comparecer em uma das escolas estaduais do Município com documentos pessoais e realizar a matrícula, igual ao presencial.

Quanto tempo leva para concluir um ano letivo do EJA?

Cada série pode ser concluída em módulos de seis meses. Sendo assim, para concluir o ensino fundamental são dois anos e o ensino médio 1 ano e meio. Contudo, se você está em dúvida sobre a quantidade de horas que o EJA exigirá de você, saiba que o curso conta com quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira.

Qual o período de inscrição?

O processo de inscrição para o EJA ocorre todo ano e quem define a data para as requisições é o próprio Município. Assim, o estudante precisa verificar em sua região quando que os cursos estarão disponíveis.

Geralmente, em janeiro de cada ano é quando iniciam as inscrições e o estudante pode começar seus estudos. Há oportunidade de o aluno realizar a inscrição duas vezes ao ano, por isso, é importante ficar atento!

Quem pode fazer o EJA?

Jovens a partir de 15 anos podem se matricular no EJA Ensino Fundamental. Já para se inscrever no EJA Ensino Médio, é preciso ter idade mínima de 18 anos.

O que é necessário para realizar a matrícula?

Os procedimentos para matrícula podem depender de cada Estado ou Município, uma vez que o EJA tem abrangência nacional. Mas, no geral, o aluno precisa providenciar a seguinte documentação:

  • Comprovante de endereço;
  • Duas fotos 3×4;
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Histórico escolar.

Os alunos que não forem cursar o EJA na mesma escola em que estudou anteriormente devem portar, também, o pedido de transferência.

Quais são as matérias que se aprendem no EJA?

As disciplinas da Educação Jovens e Adultos estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do aluno na educação básica do país, sendo elas:

  • Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, História e Geografia.
  • Ensino Médio: História, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Ciências, Matemática, Química e Física.

Como realizar a prova do EJA?

A prova do EJA Ensino Fundamental é realizada pelas Secretarias Municipais ou Estaduais de Educação. O aluno deve se informar em seu Município sobre as datas e documentos necessários para a inscrição, assim como o dia e o local da prova. A inscrição é gratuita e o aluno precisa ter pelo menos 15 anos para realizar o exame e garantir o certificado do EJA. Assim como para o Ensino Fundamental, a prova do EJA Ensino Médio também pode ser realizada pelas Secretarias Municipais ou Estaduais de Educação e seguem os mesmos critérios e processos de aplicação.

Certificação EJA

A certificação do EJA era chamada, até alguns anos atrás, de Exame Supletivo. A prova avalia as competências dos estudantes para a conquista da certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Quem estudou por contra própria ou por outros programas que não tenham ligação com o EJA, também podem se inscrever nesses exames para conseguir o certificado.

A certificação também dependerá do sistema adotado por cada Estado. Sendo assim, podem ser oferecidos exames para garantir a certificação ou o reconhecimento de instituições que ofereçam o EJA como emissoras. Por parte do Governo Federal, há a opção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A instituição realiza o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) que, por sua vez, é usado pelas Secretarias Estaduais de Educação para certificar o ensino fundamental concluído. Já o Ensino Médio pode ter a conclusão atestada pelo Enem, que também é certificada pelo Inep.

Quais os objetivos do EJA?

Os principais objetivos do EJA são:

  • Proporcionar a conclusão do Ensino Fundamental e Médio aos jovens e adultos que estão afastados da escola e desejam retornar os seus estudos;
  • Propor a democratização do ensino básico por todo Brasil;
  • Oferecer a inclusão digital pelo uso da tecnologia na educação;
  • Garantir ao aluno, através da modalidade de Ensino a Distância (EAD), a flexibilidade entre o tempo e a economia gerados por não haver necessidade de deslocamento diário até a escola.

Matrícula Fácil EJA

Uma forma mais prática de se inscrever no EJA é através do portal Matrícula Fácil, oferecido pelo Governo para as Secretarias de Educação dos Municípios. Por meio do Matrícula Fácil EJA qualquer pessoa poderá retornar aos estudos e concluir todo o Ensino Fundamental ou Médio em uma instituição reconhecida pelo MEC.

Porém, existem ainda algumas cidades das quais não possuem um sistema on-line de matrícula, o que faz com que o interessado deva procurar uma escola da rede pública de ensino e lá fazer a solicitação pela sua matrícula no EJA.

Requisitos Matrícula Fácil EJA

Para que o estudante possa fazer a sua Matrícula Fácil EJA, é necessário que esteja de acordo com algumas regras básicas de idade, para determinar quem pode ou não participar do programa. Confira os requisitos:

  • Inscrição para o Ensino Fundamental: é necessário que o estudante tenha acima de 15 anos;
  • Inscrição para o Ensino Médio: é necessário que o estudante tenha acima de 18 anos;
  • Quem estiver de acordo com as regras poderá realizar a sua pré-matrícula e, assim, dar continuidade aos seus estudos na escola escolhida de seu Município.

Consultar vagas Matrícula Fácil 2020 EJA

Para que o estudante consiga ver o número de vagas disponíveis para a escola e ano letivo que deseja, basta fazer uma consulta on-line no portal da Secretaria da Educação do Município onde você mora e pesquisar por essas vagas.

Calendário de Matrícula Fácil EJA

A abertura de vagas acontece duas vezes ao ano, sendo cada uma delas sempre nos mesmos meses, ou seja, para que você possa realizar a sua inscrição no programa Matrícula Fácil EJA, é preciso esperar que inicie o período de inscrições. Confira o calendário abaixo:

  • Inscrições para o primeiro semestre: as inscrições serão abertas durante os meses de outubro e novembro do ano anterior.
  • Inscrições para o segundo semestre: As inscrições serão abertas durante o mês de maio e junho.

Onde saber mais informações sobre o Matrícula Fácil EJA?

Em caso de dúvidas sobre o Matrícula Fácil EJA, o estudante deve entrar em contato com a escola do seu Município em que procura a vaga para ter mais informações.

O EJA é a melhor opção para terminar os estudos?

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) pode ser a opção mais favorável para os estudantes que não tenham pressa em receber o certificado do segundo grau. Porém, muitos alunos têm uma maior dificuldade em relação às metodologias de ensino tradicionais. Além disso, para quem trabalha pode ser cansativo frequentar as aulas todos os dias.

Para quem precisa buscar uma opção diferente e tem pressa para terminar os estudos, podem optar pela prova do Encceja.

Entenda as diferenças entre EJA e Encceja

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade presencial ou a distância em que é possível concluir os estudos tanto do ensino fundamental quanto o do médio.

O EJA é presencial e divido em duas etapas. Os módulos têm a duração de 6 meses, o que representa anos e séries do ensino regular. As aulas são diárias, de segunda à sexta-feira e o curso conta com quatro horas de duração.

O Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova de certificação do Ensino Fundamental e Médio. Quem é aprovado recebe um certificado, emitido por órgãos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), como instituições federais e Secretarias Estaduais de Educação. A grande vantagem desta modalidade é que o estudante pode realizá-la durante todo ano e terminar seus estudos em apenas uma prova, não importa a série que tenha parado.

Caso você possua maiores dúvidas sobre a realização do Encceja, confira o nosso Guia completo do Encceja 2019.

Lembrando que é sempre importante continuar os estudos para conseguir melhores colocações no mercado de trabalho. O PRAVALER pode te ajudar a conquistar o próximo passo para o ensino superior de forma rápida e sem burocracia.

Categoria: EJAPRASABER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.