Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Enem – o que é e para quê serve? Enem – o que é e para quê serve?

Enem – o que é e para quê serve?

Criado pelo Ministério da Educação em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo MEC com o intuito de verificar o domínio das competências e habilidades dos estudantes de ensino médio. É um exame de caráter individual e voluntário, realizado anualmente.

Neste artigo, será possível conhecer mais sobre o Enem: para quê ele serve, os seus benefícios e as informações sobre quem deve fazer o exame e as datas de realização.

Para quê serve o Enem?

Segundo o MEC, o objetivo principal do Enem é avaliar a capacidade de raciocínio do estudante, que deve estar apto para aplicar os conceitos adquiridos no ensino médio para resolver situações-problema.

Inicialmente, o Enem servia para avaliar a capacidade de raciocínio e o desempenho dos estudantes de ensino médio. Porém, no decorrer dos anos, algumas mudanças foram feitas e o Enem passou a ser de grande importância na vida acadêmica dos alunos.

Em 2009, o exame foi reformulado pelo MEC e começou a unificar o processo seletivo das universidades e mudar o currículo do ensino médio. Portanto, o Enem atualmente também serve como vestibular, pois várias universidades públicas e privadas utilizam a pontuação como forma de ingresso. Além disso, o Enem serve como critério de avaliação para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e para a emissão de certificados de conclusão do ensino médio.

Quem pode fazer o Enem?

A prova do Enem pode ser feita por qualquer pessoa que tenha concluído ou esteja concluindo o ensino médio. É necessário o pagamento de uma taxa de inscrição.

O que o Enem avalia?

O Enem avalia as habilidades gerais dos alunos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio. Diferente do vestibular tradicional, que cobra conteúdos específicos, o Enem analisa a capacidade de leitura, de interpretação de texto e também a capacidade de aplicação de conceitos dos estudantes.

As disciplinas são divididas em quatro áreas de conhecimento. São elas:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologia da Informação;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias, que abrange Física, Química e Biologia;
  • Ciências humanas e suas tecnologias, que abrange Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.

Quais os benefícios de conseguir uma boa nota no Enem?

Ter uma boa nota no Enem é o objetivo dos vários estudantes que lotam os cursinhos no Brasil inteiro. Hoje, o Enem é o caminho mais utilizado por quem deseja uma vaga na universidade, mas não é apenas isso.

Conseguir uma boa nota no exame possibilita que alunos de escolas públicas consigam, através do Prouni, bolsas integrais e parciais para universidade e faculdades públicas e privadas no país inteiro. A nota do Enem também pode ser usada para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para a aquisição do certificado de conclusão do ensino médio.

Porém, caso você não tenha feito o Enem, ainda há alternativas para pagar o curso dos seus sonhos sem que as mensalidades pesem no bolso. Faça uma simulação das suas parcelas com o Pravaler agora mesmo e confira!

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR