Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Enfermagem do trabalho: entenda tudo sobre a profissão! Enfermagem do trabalho: entenda tudo sobre a profissão!

Enfermagem do trabalho: entenda tudo sobre a profissão!

A procura pelo curso de enfermagem em instituições de ensino superior vem aumentando cada vez mais na medida em que cresce o número de hospitais e a necessidade de cuidados domiciliares, mas, você já ouviu falar em Enfermagem do Trabalho?

Poucas pessoas conhecem sobre esta função que, em sua prática, é muito essencial nas empresas. A preocupação com os colaboradores dentro das organizações tornou-se indispensável para o bom andamento do trabalho. Sendo assim, o curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho tem se tornado uma das especializações mais pesquisadas nos últimos anos e vem ganhando espaço entre os profissionais.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para explicar o que é e como funciona esta profissão. Acompanhe o texto e boa leitura!

O que é Enfermagem do trabalho? 

A Enfermagem do Trabalho é o ramo da enfermagem voltado a preservar e manter o bem-estar dos funcionários de uma empresa de médio ou grande porte. Além disso, outros fatores estão relacionados a esta função, como, verificar se há um bom ambiente de trabalho e se ela apresenta riscos à integridade física e mental dos colaboradores.

A rotina de um enfermeiro do trabalho é mais administrativa, diferente do que ocorre na área da enfermagem tradicional. Este profissional também possui outras atribuições, como sua responsabilidade em prevenir acidentes de trabalho, realização de projetos voltado em melhorias para o ambiente de trabalho e entre outros que listamos a seguir:

  • Instruir corretamente os colaboradores ao uso de equipamentos de segurança;
  • Avaliar quadros de enfermidade dentro da empresa;
  • Prestar os primeiros socorros se necessário;
  • Promover campanhas de saúde através de palestras e cursos;
  • Implantar projetos de incentivo a bons hábitos;
  • Analisar condições de higiene no ambiente de trabalho, entre muitas outras atividades.

Em casos de emergência, o profissional de Enfermagem do Trabalho é autorizado a administrar medicamentos, coletar exames laboratoriais, realizar curativos e outros procedimentos se assim a infraestrutura do ambulatório permitir. Um bom profissional de enfermagem do trabalho além de domínio das técnicas de enfermagem, também precisa ser comunicativo, ter estabilidade emocional, ser empático, proativo e habilidoso para solucionar problemas.

Em grandes empresas, o enfermeiro do trabalho faz parte de uma equipe multidisciplinar, chama Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que é composto por supervisores de segurança do trabalho, engenheiros, auxiliares de enfermagem do trabalho, a equipe técnica de enfermagem e o médico do trabalho.

Quanto tempo dura um curso de Enfermagem do Trabalho? 

O curso de pós-graduação na área de Enfermagem do Trabalho possui uma carga horária no total de 360 horas, ou seja, o estudante pode concluí-lo em até dois anos.

Mas lembre-se que para atuar na área de Enfermagem do Trabalho, deverá primeiro finalizar a graduação no curso de enfermagem, que leva em média 5 anos, e só após concluí-lo que poderá dar início na pós-graduação. Vale a pena destacar alguns pontos para que não gere confusão:

  • Técnico de enfermagem é quem faz o curso técnico, que leva dois anos para ser concluído.
  • Auxiliar de enfermagem é quem faz o curso de auxiliar, que costuma levar um ano e meio para ser concluído.

Ambas são relacionadas a área da enfermagem, mas possuem atribuições e responsabilidades diferentes.

Curso de Enfermagem do trabalho 

Se você quer atuar como enfermeiro de trabalho, é necessário ter bacharelado em enfermagem, como dissemos acima, após a graduação, você poderá realizar a especialização em Enfermagem do Trabalho, e se possível, atuar em empresas. Entretanto, há organizações que também contratam técnicos de enfermagem para desenvolverem as habilidades e se dedicarem à função em prol da saúde dos colaboradores.

Para quem procura investir neste curso, porém tem pressa para ingressar na área, o curso técnico de enfermagem pode ser uma opção. Com a grade curricular de nível médio, é dividida apenas em quatro semestres, como já mencionamos acima. 

Curso técnico de Enfermagem do trabalho 

A princípio, para o técnico se especializar em enfermagem do trabalho, ele deverá realizar primeiramente o curso de técnico de enfermagem, que possibilita diversas oportunidades para uma carreira de sucesso, e uma delas é para a enfermagem do trabalho.

O técnico em enfermagem do trabalho é um dos profissionais mais importantes para uma equipe de enfermagem, e deve auxiliar o enfermeiro e o médico para avaliação clínica do funcionário.

Uma das responsabilidades do técnico de enfermagem do trabalho é verificar os sinais vitais do colaborador, se necessário, ministrar medicações e realizar curativos. Por ser uma especialização, a duração do curso é de apenas 6 meses.

Curso superior de Enfermagem do trabalho 

O curso de enfermagem tem sido um dos mais procurados na área da saúde, por ser um curso com menor duração (comparado a uma graduação em medicina, por exemplo), e atua de forma mais ativa e direta em cuidados ao paciente. E para aqueles que querem aprimorar o currículo e além disso, buscam novas oportunidades, a pós-graduação em enfermagem é a porta de entrada. 

Um dos exemplos de especialização na área da enfermagem, é o curso de pós-graduação em enfermagem do trabalho, que tem como objetivo capacitar o profissional para atuar na parte de saúde ocupacional de médias e grandes empresas. Tem duração de 12 a 18 meses, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). 

Na grade curricular desta especialização contém disciplinas como:

  • Saúde ambiental e meio ambiente ocupacional;
  • Políticas públicas de saúde do trabalhador;
  • Toxicologia;
  • Legislação do trabalho;
  • Vigilância sanitária;
  • Ergonomia;
  • Bioética;
  • Doenças ocupacionais e saúde mental.

Qual é o salário de um Enfermeiro do Trabalho?  

A média salarial de um enfermeiro do trabalho varia de acordo com o tempo de experiência, especialização, localização, empresa, entre outros fatores. Mas no Brasil, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais, um profissional da Enfermagem do Trabalho recebe em média R$3.207,68. Já o auxiliar ou técnico de enfermagem do trabalho ganha entre R$1.929,72 a 1.952,09, com a mesma jornada de trabalho que o enfermeiro, porém podendo sofrer algumas variações.

Principais instituições para estudar Enfermagem do trabalho  

O curso de pós-graduação em Enfermagem do Trabalho pode ser encontrado nas modalidades presencial, semipresencial e também a distância, o famoso EAD. A carga horária curricular varia de acordo com cada instituição de ensino. Nós separamos uma lista com as principais universidades que oferecem o curso de especialização em enfermagem do trabalho, confira:

E se você procura uma forma de financiar os seus estudos, o Pravaler pode ser uma saídaCom mais de 500 instituições parceiras, dentre elas com pós-graduação em EAD, o Pravaler te possibilita se especializar na área dos seus sonhos, saiba mais acessando o site neste link

600x158 Enfermagem

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter