Entenda como o Método Pomodoro pode ajudar nos seus estudos

Por PRAVALER

Entenda como o Método Pomodoro pode ajudar nos seus estudos

Nos dias de hoje, temos várias distrações. Muitas vezes, a internet – com toda sua informação acessível, as redes sociais e os aplicativos de comunicação, tudo com alertas de notificação – acaba com nossa atenção. Por isso, é importante ter um método para conseguir focar em seus objetivos e cumprir suas tarefas. Isso é ainda mais importante para estudantes, que têm muitas coisas para fazer.

Hoje, vamos apresentar um método que vai ajudá-lo a focar sua concentração, mas também a descansar sem sentir culpa.

O que é o Método Pomodoro? É uma técnica de administração de tempo criado por Francesco Cirillo, no final da década de 1980. Esse método consiste em dividir seu tempo em blocos para melhorar a agilidade do cérebro e aumentar sua concentração. Para demarcar seus blocos de tempo, o criador usava um cronômetro de cozinha em formato de tomate. “Pomodoro” é “tomate” em italiano – daí surgiu o nome do método.

Como funciona?
Esse é o passo-a-passo dado pelo criador para seguir o método Pomodoro:

1) Primeiro, você deve fazer uma lista de tarefas pendentes todos os dias.

2) Depois disso, pegue um cronômetro e o programe para tocar em 25 minutos. O criador usava um cronômetro de cozinha, mas você pode usar qualquer um, inclusive o do celular. Esses blocos de 25 minutos são os “pomodoros”.

3) Escolha uma tarefa e trabalhe nela sem interrupções pelos 25 minutos. Mas é realmente sem interrupções: não entre no Facebook, não olhe o celular e não faça nada que não seja a sua tarefa. Se não for uma grande emergência muito séria, continue trabalhando.

4) Quando o cronômetro despertar, pare o que está fazendo e descanse por 5 minutos. A sugestão é que você se levante, alongue o corpo, vá ao banheiro, tome água ou faça um lanche rápido, para fazer o sangue circular e oxigenar o cérebro.

5) Depois da pausa, volte ao trabalho por mais 25 minutos. Seja rigoroso com seu tempo. Depois de quatro pomodoros, faça uma pausa de 30 minutos. Esse é o momento ideal para você relaxar e fazer o que quiser. Entrar nas redes sociais, inclusive!

6) Quando já tiver terminado sua tarefa, risque-a da lista e parta para outra.

Por que funciona?
Você pode estar se perguntando se adianta se dedicar só por 25 minutos a uma tarefa. E a resposta é sim! O fato de serem só 25 minutos facilita as coisas. Quando você pensa em ficar concentrado por uma hora inteira, já desanima antes de tentar, imaginando todas as tentações a que pode ceder. Mas 25 minutos não é tanto tempo assim. E rende muito mais trabalhar com concentração e foco total por 25 minutos do que trabalhar com preguiça, fazendo o trabalho sem dedicação por uma hora inteira.

O objetivo do Método Pomodoro é aumentar a velocidade com que você executa as suas tarefas e a qualidade do trabalho. É isso que um trabalho concentrado e 100% dedicado faz por você. Ninguém consegue manter a concentração por muito tempo, então por que insistir? Faça pausas para deixar seu cérebro vagar por outros assuntos e depois volte mais preparado do que nunca para estudar.

Porém, como todo método, o Pomodoro não funciona para todos. Muitos não conseguem se concentrar depois da pausa programada ou não gostam de ser interrompidos no meio do trabalho depois dos 25 minutos. Tudo bem! Você pode ajustar o método do seu jeito ou procurar outros que sejam mais eficientes para você. Encontre qual técnica vai ajudá-lo a aprender mais!

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.