Entenda qual o melhor momento e como mudar de profissão

A grande beleza da vida é que nela, nada é pra sempre. Tudo passa por mudanças, que são positivas para o nosso crescimento, mesmo quando nada pareça ter muito sentido. É assim quando perdemos um emprego, por exemplo, ou quando sentimos a necessidade de alçar novos voos rumo a um futuro incerto.

Nessas duas situações, é preciso, em primeiro lugar, calma e planejamento. Se você está querendo mudar de profissão, preparamos o post de hoje com algumas dicas para você identificar o melhor momento para essas mudanças. Confira!

Descubra de onde vem o descontentamento com a atual profissão
É natural que passemos por momentos não tão felizes no trabalho e que eles podem despertar uma súbita vontade de um recomeço. Mas antes de tomar uma decisão brusca, é preciso buscar dentro de nós qual a razão para esse desânimo e, principalmente se ele está relacionado com a profissão que você escolheu para exercer ou tem influência direta da empresa que você trabalha ou da atividade que está desempenhando.

Ter esse esclarecimento é essencial para apoiar a sua decisão de trocar de profissão em razões concretas e muito bem trabalhadas dentro de você. Se, depois de fazer essa análise, ainda achar que esse é o melhor caminho e o que vai lhe trazer mais satisfação, misture uma dose de coragem com uma pitada de desprendimento.

Faça um planejamento de médio a longo prazo
Nenhuma decisão tomada precipitadamente e sem levar em conta prós e contras é positiva. Quando falamos de mudança de profissão, essa questão é ainda mais complexa. Isso porque é preciso planejar-se, já que a sua rotina vai mudar e você pode não saber quando exatamente vai conseguir atingir uma estabilidade. mas que as contas e os compromissos vão continuar chegando, isso é certo.

Se os seus planos incluem fazer um novo curso de graduação, por exemplo, o ideal é que você continue trabalhando na sua área até se formar e estar pronto para entrar no mercado de trabalho para o qual está se preparando. A rotina pode se tornar pesada e cansativa quando se trabalha durante o dia e estuda à noite, mas lembre-se que toda mudança exige um esforço, principalmente nos primeiros momentos de adaptação.

Faça uma escolha inteligente
Em épocas de crise financeira, como a que estamos atravessando agora, é de extrema importância que você avalie o mercado e as tendências para que tome uma decisão inteligente. Procure conversar com especialistas e pessoas que já atuam no mercado de trabalho para orientar você sobre o real cenário. Dessa forma, você terá uma maior noção do que o espera e pode criar expectativas de acordo com a realidade da profissão.

Essa dica é válida se você já tem um norte e sabe em qual área vai apostar para a troca de profissão. Mas nem sempre isso acontece. É possível que essa necessidade de mudar a vida profissional seja consequência de uma escolha errada, que não atende às suas necessidade e nem dialoga com o seu perfil, mas que também não vem acompanhada de uma certeza para onde se quer ir. Se esse for o seu caso, não hesite em procurar ajuda. Hoje, existem profissionais especializados em consultoria vocacional, como os psicólogos, que podem ajudar você a encontrar uma direção para seguir a partir das suas características pessoais.

Categoria: PRASABERProfissões

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.