Estágio no Ensino Superior: tudo o que você precisa saber

Universidade Fanec

Por useradmin

Estágio no Ensino Superior: tudo o que você precisa saber

Muitos estudantes do Ensino Superior, independentemente da área de seu curso, procuram um estágio durante seus estudos. É uma forma de conhecer sua futura carreira, fazer bons contatos, ganhar experiência e, dependendo do estágio, também ganhar um dinheiro extra para ajudar nas despesas. Você está no Ensino Superior e procura uma oportunidade para crescer em sua carreira desde agora, para estar mais preparado no futuro, quando sair para o mercado de trabalho? Confira nossas dicas de como procurar e escolher seu estágio!

A importância do estágio

Se você está em dúvida entre começar ou não um estágio no ensino superior, pense em todas as vantagens que ele pode oferecer: você vai se familiarizar com atividades que vai exercer quando for profissional, além de entender o ambiente e a cultura do tipo de empresa em que trabalhará. Mais do que isso, você pode entrar em contato com inúmeros profissionais da área e, se fizer seu serviço corretamente, pode impressionar vários deles, o que vai abrir portas no futuro.

O estágio também é uma chance de experimentar. Não se preocupe se acabar escolhendo uma empresa ou função que não lhe agrada muito: mesmo que em seu currículo apareça que você estagiou em três ou quatro lugares, não é um grande problema. Você está na fase de experimentação. Já se, por acaso, você trocar de emprego com essa frequência quando estiver no mercado de trabalho, as empresas verão com maus olhos. Aproveite enquanto pode fazer isso! Escolha a vaga que mais tenha a ver com seu perfil, tente se adaptar e aprenda tudo o que puder. Caso não goste ou queira experimentar algo diferente, procure outro estágio.

Onde conseguir um bom estágio?

Se você está procurando um estágio, pode começar em sua universidade. Muitas faculdades oferecem inúmeras vagas de estágio em muitos setores. São as chamadas “bolsas”. Nas faculdades particulares, elas podem ajudar a diminuir o valor de sua mensalidade. E você pode encontrá-las em qualquer parte do campus: nas bibliotecas, no setor administrativo, na secretaria do curso ou mesmo conseguir algo diretamente com um departamento ou um professor – como ajudar nas pesquisas ou os alunos de certa disciplina.

Sites de busca de empregos são outra boa ideia. Você pode selecionar através do sistema de busca a sua área de atuação, em que região prefere trabalhar e até mesmo sua pretensão salarial. Em alguns sites, você cadastra seu currículo. Em outros, você tem acesso ao e-mail ou site da empresa que está contratando e entra em contato diretamente com ela. Nos dois casos, os sites são ótimos aliados para quem está procurando um estágio.

Quando encontrar um bom lugar, capriche em seu currículo! Deixe claro suas experiências passadas e o que procura nesse novo emprego. Detalhe sua experiência acadêmica, mas não deixe de falar sobre o que for extracurricular: trabalho voluntário, experiência no exterior, etc. Um bom currículo é fundamental para chegar à entrevista.

Por fim, seja persistente. Não desista se não conseguir um estágio logo de primeira! As empresas valorizam jovens dedicados, responsáveis, criativos e com capacidade de persistir. Mostre que você seria um grande colaborador! Tenha paciência e acredite em seu trabalho. Boa sorte!

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.