

Estágio profissional – o guia completo para você começar sua carreira
O estágio é uma etapa fundamental da carreira, já que é nesse momento que o profissional começa a colocar em prática o conhecimento que adquiriu na faculdade e passa a vivenciar o dia a dia do mercado de trabalho e suas exigências. Preparamos este guia completo para você ficar por dentro de todas as particularidades desse período da vida profissional, além de entender todos os deveres e direitos do estagiário.
O que significa estágio?
O estágio, apesar de se parecer com o trabalho em si, é um período pedagógico da carreira profissional e não configura uma relação de emprego. É nessa fase que o graduando pode vivenciar a experiência da profissão e do mercado de trabalho e aprender na prática, sempre com a supervisão de um gestor.
A lei que regulamenta o estágio no Brasil é a Lei nº 11.788, que estabeleceu um conjunto de regras para proteger os estagiários em relação a abusos, como carga horária excessiva e excesso de responsabilidades, e assegurar que o profissional em formação tenha oportunidade de aprender e aprimorar suas habilidades.
Quem pode fazer um estágio?
Os estagiários de nível superior devem, obrigatoriamente, estar matriculados na graduação, seja bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica. Os estudantes podem começar o estágio em qualquer período do curso desde que a matrícula esteja ativa, o que permite ao graduando estagiar em diversas companhias e áreas e vivenciar diferentes áreas de atuação dentro da carreira.
Quais são os tipos de estágio?
Ainda que tenham o mesmo objetivo, as modalidades de estágios podem ter alguns critérios e exigências diferentes. Saiba como funciona cada um deles.
Estágio remunerado
O estágio remunerado é um programa que muitas empresas desenvolvem para selecionar e treinar possíveis futuros colaboradores efetivos. Oferecem uma bolsa-auxílio para o graduando (que pode variar de acordo com a companhia) e uma experiência de trabalho e aprendizado que se relaciona com o que é estudado na faculdade.
Estágio probatório
O estágio probatório, também chamado de estágio de formação, é o período de acompanhamento pelo qual passa um servidor público recém aprovado assim que toma posse. O tempo de avaliação dura em torno de dois anos, em que o profissional deverá comprovar sua aptidão para exercer as funções relativas à sua posição antes de conseguir a estabilidade do cargo.
Estágio curricular supervisionado
O estágio supervisionado é uma etapa entre e universidade e empresa que possibilita que o aluno possa aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula e praticá-los em um ambiente de trabalho. Muitas vezes, o estágio faz parte da grade curricular e o aluno é obrigado a cumprir uma determinada carga horária para conseguir o diploma.
Estágio extracurricular
Na prática, o estágio extracurricular funciona da mesma forma que o estágio curricular supervisionado, porém é voluntário e não é obrigatório para a formação, ainda que contabilize créditos para a graduação.
Estágio ou Jovem Aprendiz?
Ainda que ambos tenham como objetivo inserir o estudante no mercado de trabalho, o estágio e o programa Jovem Aprendiz possuem algumas diferenças em relação à idade e abordagem pedagógica.
Para realizar o estágio no ensino superior, o estudante deve estar matriculado em uma universidade e exercer funções compatíveis a sua área de formação. Já no Jovem Aprendiz o aluno deve ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado em um programa de aprendizagem. Como o programa exige apenas o ensino médio, o estudante não precisa atuar em uma área específica e a empresa contratante tem mais flexibilidade para definir em qual área dele poderá atuar.
Por que o estágio é tão importante
O estágio serve como uma ponte entre a universidade e o mercado de trabalho, o que aumenta significativamente as chances de o estudante ter sucesso em um eventual processo seletivo na empresa em que já estagiou.
Além disso, o programa de estágio tem muitas vantagens para os empregadores, já que podem contratar colaboradores que têm algum domínio na função e conhecem o dia a dia da empresa. Com isso, ganha-se tempo e produtividade que seriam utilizados no período de adaptação do novo funcionário.
Duração do estágio
O estágio não pode ter duração maior do que dois anos na mesma companhia, exceto em casos em que o estudante possua algum tipo de deficiência. Nesse caso, o contrato pode ser renovado de acordo com o interesse da empresa e do estagiário.
Como conseguir um estágio
Está buscando um estágio para dar os primeiros passos em sua carreira? Separamos pra você algumas dicas para te ajudar nessa missão.
- Prepare seu currículo com suas informações pessoais, área de formação, habilidades e cursos que podem ser importantes para a vaga que você pretende.
- Saiba quais são as empresas conveniadas com sua universidade e se existem processos seletivos abertos.
- Converse com seus professores. Muitos também trabalham em empresas que pertencem a sua área de estudo e podem direcionar você para uma das vagas disponíveis.
Direitos do estagiário
A Lei do Estágio prevê uma série de obrigações de todas as partes envolvidas para assegurar a natureza pedagógica da atividade. Para formalizar os deveres e direitos do estagiário, a empresa contratante, a instituição de ensino e o estudante devem assinar o Termo de Compromisso de Estágio, que deve levar em consideração os benefícios abaixo:

Obrigações do estagiário
Ainda que não possua vínculo de emprego, o estagiário também precisa se comprometer com sua parte nos deveres previstos no Termo de Compromisso.
- Cumprir com os horários e a jornada combinados no contrato.
- Realizar as atividades previstas do programa de estágio.
- Justificar faltas e atrasos.
- A cada seis meses, apresentar um relatório de atividades realizadas no estágio para a faculdade.
Como colocar estágio no currículo
Mesmo com poucas experiências para colocar no currículo, uma boa apresentação das habilidades e da sua formação pode fazer toda a diferença em uma seleção. Se você já tem a vivência de um estágio anterior, pode ressaltar as atividades realizadas e resultados que já obteve para enriquecer ainda mais a sua trajetória. Saiba agora como você deve estruturar seu CV:
Dados pessoais
Nessa parte do currículo, coloque seu nome completo, idade e informações de contato, como telefone e e-mail.
Objetivo
A etapa seguinte deve falar sobre seu objetivo profissional naquela empresa, que precisa ser claro em relação a vaga do seu interesse. Por exemplo: Estágio em Engenharia Ambiental.
Formação acadêmica
Nesse ponto, você deverá incluir o seu curso e a universidade em que estuda, além do período e a previsão de formatura.
Experiência profissional
Caso já tenha trabalhado anteriormente ou realizado outro estágio, você deverá incluir algumas informações sobre a experiência anterior, como o cargo, empresa, início e fim das atividades e as suas atribuições na função.
Caso você não tenha nenhuma experiência anterior, é valido colocar cursos, workshops, intercâmbio, iniciação científica na universidade, trabalhos voluntários ou qualquer outra vivência que possa ter acrescentado conhecimentos importantes para a vaga pretendida.
Idioma
Neste item, liste os idiomas que você possui conhecimento e o nível de fluência. Por exemplo: Inglês: nível intermediário; Espanhol: nível básico.
Conhecimento de softwares
É a hora de listar as ferramentas que você tem conhecimento e que podem ser importantes para sua função. Por exemplo: Pacote Office, Adobe Photoshop, Sistema Linux etc.
Dica extra
Além de uma estrutura organizada e informações verdadeiras sobre as suas habilidades, um currículo visualmente atrativo pode ser o diferencial para ser selecionado. Para ajudar você nesse sentido, preparamos um artigo com 12 modelos de currículo prontos para download. Basta baixar o modelo que funciona melhor pra você e preencher com suas informações.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e encontre muitas dicas para você desenvolver sua carreira!