Faculdade FMU: Saiba tudo sobre a universidade

Faculdade Fmu Saiba Tudo Sobre A Universidade

Por PRASABER

Faculdade FMU: Saiba tudo sobre a universidade

Entre as mais conhecidas e tradicionais instituições de ensino de São Paulo está a FMU, sigla para Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Criada ainda nos anos 60, o grupo hoje conta com cursos dos mais variados, tanto no modelo presencial quanto no ensino a distância.

Saiba tudo sobre as graduações da FMU, especializações e demais atividades oferecidas pelo grupo e veja como é possível entrar na faculdade.

A história de sucesso da instituição

O ano de 1968 marcou a criação das Faculdades Metropolitanas Unidas, a FMU, que em 1975 passou a agregar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Rita de Cássia, que oferecia os cursos de Letras, Psicologia e Pedagogia.

Já no ano seguinte, foi anexada a Faculdade de Educação e Ciências Nova Piratininga, com o curso de Matemática.

Em 1987 foi criado o Centro de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG) e em 1989 foi anunciado o que viria a ser um dos mais tradicionais cursos da instituição, o de Educação Física, responsável por formar alguns dos principais profissionais da área no país.

No fim dos anos 90, já em 1999, a FMU passou a ser Centro Universitário. Dando sequência a essa expansão, em 2008, foi inaugurado o Centro Educacional FMU e em 2014 foi firmada a parceria entre a FMU e a Laureate, referência em termos de ensino a distância em todo o mundo.

No ano de 2018, ao completar 50 anos desde sua fundação, a FMU já reunia 83 graduações, 117 pós-graduações e toda uma história de sucesso na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

A Faculdade FMU

O objetivo da instituição é dar a seus alunos um ensino qualificado e acessível, com foco não somente na formação científica, mas também em aspectos culturais e humanísticos capazes de auxiliar na construção de um país melhor.

É por isso que a história da FMU se confunde com o próprio desenvolvimento do Brasil em termos de transformações socioeconômicas e culturais. A cada inovação, a FMU se destaca tanto na oferta de cursos sofisticados o bastante para lidar com as novas exigências, quanto pela capacidade de colocar toda essa estrutura à disposição da sociedade, por meio de ações singulares.

De seus diferentes campi, a FMU tem levado ao mercado de trabalho profissionais dotados de qualidade técnica e senso de responsabilidade social, o que diferencia significativamente as soluções com as quais a instituição trabalha do que as demais instituições ensino costumam oferecer.

Diferenciais do Centro Universitário FMU

De acordo com o site oficial da instituição, a cada 10 alunos, 8 conseguem se inserir na sua área de interesse. Esse é um dado excepcional considerando o cenário atual e o índice apresentado por outras instituições.

Além disso, os laboratórios da FMU são equipados com recursos modernos e os professores são em sua grande maioria mestres e doutores, além de referência em seu segmento. No Guia do Estudante, edição Abril de 2018, a FMU recebeu 86 estrelas, sendo que 13 de seus cursos ficaram entre os top 5 do estado de São Paulo de acordo com o Ranking da Folha (RUF) no ano de 2018.

Quanto à qualidade do que é ensinado na sala de aula, os cursos contam com programas atualizados de acordo com as diretrizes de suas áreas. Isso quer dizer que tudo o que existe de mais inovador em termos de técnica e metodologia no mercado de trabalho tende a ser devidamente sistematizado em aulas e outros tipos de treinamento para que o aluno saia realmente preparado para lidar com as exigências.

Também é importante destacar as atividades práticas e os estágios, pois são eles os responsáveis por dar ao estudante melhores condições de encontrar seu espaço no mercado de trabalho.

A FMU hoje

Na condição de Complexo Educacional, a FMU integra o conjunto que ainda conta com a FIAM-FAAM. Isso faz dela uma referência em termos de qualidade no ensino e colocação dos profissionais no mercado de trabalho. Cursos de graduação, pós-graduação, extensão e mestrados estão entre os que mais agradam às empresas que oferecem os melhores cargos atualmente.

Por conta de toda essa estrutura montada para os cursos presenciais, além da qualidade oferecida pela parceria com a Laureate, a FMU se diferencia na oferta de cursos de graduação presencial e de EAD. Além disso, destaque também para a pós-graduação presencial e a educação semipresencial nas mais diferentes áreas.

No modelo presencial, a FMU conta hoje com as unidades Ana Rosa, Itaim Bibi, Liberdade, Liberdade Prédio 3, Liberdade Prédio 10, Morumbi, Ponte Estaiada, Santo Amaro, São Bernardo do Campo, Vale do Anhangabaú, Vila Mariana 1 e 2.

As unidades

No campus Ana Rosa, o destaque fica para os cursos de pós-graduação, como o de Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais, Psicopedagogia e Produção Executiva e Gestão de TV, todos conectados ao que o mercado exige hoje. Além disso, é nessa unidade em que são oferecidos os bacharelados em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e vídeo e Jornalismo, além dos cursos em grau de tecnólogo de Produção Audiovisual, Produção Publicitária e Produção Multimídia.

Já no campus do Vale do Anhangabaú, o foco é maior em formações voltadas para o ambiente de negócios. É nele que são ofertados os cursos de MBA em Negócios Digitais, Finanças Corporativas, Empreendedorismo e Novos Negócios, entre outros.

No campus Vila Mariana 2, as graduações são de Produção Cultural, Design Gráfico e Design de Interiores no modelo tecnólogo, Música e Artes Visuais como bacharelado e licenciatura.

Esses são apenas alguns exemplos das atividades que são realizadas nos diferentes espaços físicos que a FMU disponibiliza para seus alunos.

A parceria com a Laureate

O grupo Laureate é um dos mais bem-sucedidos no mundo em termos de educação a distância. A rede internacional de ensino superior hoje conta com cerca de 875 mil estudantes espalhados por unidades especialmente ao longo da América Latina.

Isso acontece por conta da preocupação do grupo com a qualidade acadêmica e os resultados dos estudantes. Nos últimos anos, as parcerias firmadas com instituições de ensino têm tornado ainda mais acessível a educação de qualidade aos estudantes. Instituições como a FMU, tradicional no estado de São Paulo, pode agora, com a Laureate, expandir e qualificar ainda mais a sua atuação, atingindo estudantes de outras regiões que também podem se especializar e fazer a diferença no setor em que atuam.

A infraestrutura

Chama a atenção na FMU, sua estrutura montada para gerar os resultados acima destacados. Em seus mais variados ambientes é possível desenvolver atividades práticas perfeitamente conectadas com aquilo que será exigido pela rotina da profissão. Assim o aluno tem como sair da sua graduação já dotado da experiência necessária para gerar resultados.

São diversas salas de aula, laboratórios, bibliotecas, entre outros centros preparados para o desenvolvimento de práticas profissionais. Todos esses recursos simplificam o acesso a ensino, pesquisa e extensão de qualidade.

Destaque para as Clínicas Integradas da Escola de Ciências da Saúde (CIECS), além do Núcleo de Práticas Jurídicas, também reconhecidos por serem de grande importância na prestação de serviços à comunidade.

Na Biblioteca Central, o acervo conta com exemplares diversificados, destinados para dar suporte às formações que a instituição oferece. Além disso, os auditórios multifuncionais contam com toda a organização necessária para a realização dos eventos que movem a rotina universitária.

Em resumo, os campi são organizados de maneira a representarem o que de mais adequado o estudante pode ter na busca por uma formação de qualidade. É na construção de um espaço moderno e totalmente voltado para o aprendizado que a FMU se destaca e consegue colocar suas graduações entre as mais concorridas e reconhecidas do país.

Cursos livres

É justamente por conta de sua vocação em inovar e ao mesmo tempo colocar isso à disposição da sociedade que a FMU disponibiliza uma plataforma de cursos livres aberta ao público. Nela é possível estudar temas que vão desde o básico até o mais avançado por valores baixos.

Dentro dessa oferta de cursos podemos encontrar temas como Cultura de inovação corporativa, A arte de gerenciar pessoas, entre outros. O projeto é uma iniciativa que leva aquilo que de mais avançado as instituições de ensino oferecem para a sociedade de maneira geral.

Mercado de trabalho

O que realmente faz a diferença para uma instituição de ensino é a possibilidade transformar a vida de seus alunos. É isso o que justifica recursos como o crédito estudantil, quando o aluno recorre a empréstimos para financiar sua faculdade. Quando ela não tem um bom histórico de preenchimento de vagas no mercado de trabalho, não faz sentido entrar em um financiamento de longo prazo.

Nesse sentido, a FMU se destaca. Em especial, por conta do Global Office, um setor inteiramente dedicado a questões relacionadas à carreira e à internacionalidade. Com o Global Office, o estudante pode interagir com o ambiente profissional e dessa forma direcionar a sua carreira vivenciando experiências e tendo acesso a oportunidades. O Global Office permite que os estudantes consigam estágios e vagas de emprego.

A ideia por trás desse setor é preparar o aluno para interagir com o mercado global, sabendo gerenciar sua carreira de maneira pró-ativa, contando com a devida orientação e recursos para se posicionar bem como profissional. É um diferencial e tanto em relação a outras instituições.

Principais cursos da FMU

Entre as opções que a FMU oferece para o vestibular, algumas carreiras chamam a atenção pela quantidade de profissionais de alto nível que colocam no mercado e pelos resultados nos principais exames de ensino superior do país. Confira os cursos que atingiram nota 5 no ranking do MEC.

Artes Visuais

É um curso que envolve as representações visuais de cor e forma, como o cinema, o teatro, a música, entre outros.

Direito

O advogado pode atuar no setor público ou no privado, geralmente tendo alta taxa de empregabilidade.

Gestão de RH

Setor estratégico das empresas, é o responsável pelo gerenciamento das relações humanas em função dos interesses das organizações.

Letras

É o estudo das áreas de Linguística, Estudos Literários, culturais, da história e da filosofia. O letrólogo é um profissional que se dedica a essas atividades, podendo lecionar ou atuar em pesquisa.

Logística

O profissional de Logística é o responsável por planejar, criar as diretrizes de uma operação e controlar as ações empresariais fazendo uso de métodos e tecnologias de gestão. A ideia é conseguir isso gastando poucos recursos e buscando o máximo da eficiência dos serviços.

Musicoterapia

É uma forma de tratamento de pacientes por meio da música. Dentro de um contexto específico, o profissional busca atuar no bem-estar da pessoa. Atualmente, este é um dos cursos mais valorizados da FMU no mercado.

Nutrição

O nutricionista é quem lida com a alimentação, visando promover, recuperar ou atuar na manutenção da saúde. Ele realiza diagnósticos, prescreve dietas e suplementos, atua no controle da qualidade dos alimentos e cria produtos que podem ser consumidos pelas pessoas.

Mestrados

Em relação ao aprofundamento nas áreas do conhecimento, a FMU também conta com formações muito requisitadas por estudantes, por centros de pesquisa e pelo mercado de trabalho.

Os programas oferecidos pela FMU são os mestrados em Direito, em Gestão de Negócios e em Saúde. O mestrado em Direito da Sociedade da Informação, o mestrado profissional em governança corporativa e o mestrado profissional em saúde ambiental são organizados por profissionais com a mais alta qualificação e desenvolvidos para dar ao aluno o aprofundamento necessário para que ele crie dissertações relevantes para a sua área de atuação e se configure em um verdadeiro especialista no que faz.

Como ingressar na FMU

É possível ter acesso aos cursos por caminhos diferentes. O mais comum é o vestibular tradicional, que consiste em uma prova com concurso de bolsa de estudos. Além dele existe também o vestibular agendado, em que o candidato escolhe o dia e a hora e pode concorrer a uma bolsa de estudos.

Outra opção é o uso da nota do Enem. Neste caso, você pode usá-la para conseguir sua vaga sem precisar participar das provas da instituição, bastando apenas ter obtido uma pontuação de acordo com as exigências do curso pretendido.

De qualquer forma, o mais importante é que você confira as datas oficiais estabelecidas no site oficial da FMU para se preparar em função delas. Oportunidades não faltam, até porque você não precisa se concentrar apenas no vestibular tradicional.

O financiamento estudantil

Uma das principais dificuldades do estudante universitário brasileiro é lidar com as mensalidades que as universidades cobram. Muitas vezes, sem recursos, o sonho de ingressar no ensino superior acaba sendo abandonado. O problema é o alto custo e a falta de oportunidades para quem não tem experiência. Dessa forma, o estudante precisa primeiro conseguir acesso a uma universidade boa para então ter como conseguir as primeiras vagas, seja como estagiário remunerado, seja de outra forma.

Sendo assim, é praticamente certo que a faculdade é uma exigência para quem precisa trabalhar. Para tanto, existe uma solução, que é o financiamento estudantil, um tipo de empréstimo específico que funciona sob juros baixos. Existem diferentes possibilidades para o financiamento estudantil, como o FIES e o PRAVALER.

De maneira geral, o financiamento estudantil é um programa específico de crédito, pois é destinado a estudantes universitários. Por conta disso, apresenta uma série de características distintas de outros tipos de financiamento, mas, de maneira geral, é muito mais acessível.

O PRAVALER

O PRAVALER é um programa privado de crédito estudantil. Ele tem um funcionamento muito mais prático do que o FIES, pois não exige da parte do aluno a participação no Enem, por exemplo. Além disso, ele é a solução ideal para o estudante interessado em ingressar na FMU, uma vez que sua oferta de cursos contempla modalidades presenciais e a distância, além de cursos de graduação e pós-graduação. No caso do FIES, cursos a distância e especializações não são passíveis de financiamento.

Para participar do PAVALER, você só precisa acessar o site oficial e fazer a sua simulação. Todo o início do processo de crédito pode ser feito online e você só precisa estar matriculado em uma instituição de ensino. Saiba mais sobre o programa e veja como ele pode ser útil para o seu sucesso.

Enfim, a faculdade FMU é uma instituição que há 5 décadas leva à sociedade uma educação inovadora e acessível, voltada não somente para a formação científica qualificada de seus estudantes, mas também para a construção de um ambiente melhor para a comunidade local e todos os envolvidos.

Fique atento às informações e procure conhecer os programas dos cursos. Certamente você encontrará aquele que tem mais a ver com as suas características e que facilitará a construção da sua trajetória de sucesso.

Agora que sabe tudo sobre a FMU, confira também como é a Faculdade Fadergs e conheça novas possibilidades para o seu ingresso no ensino superior.

Compartilhar
Categoria: Faculdade
Tags:

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.