Faculdade Tuiuti Utp Faculdade Tuiuti Utp

Faculdade Tuiuti UTP – conheça tudo sobre a Universidade

O estado do Paraná conta com algumas das instituições de ensino mais qualificadas do país. Entre as particulares, destaque para a Faculdade Tuiuti, localizada em Curitiba. Com ótima aceitação local e boa projeção nacional, o grupo tem chamado a atenção de alunos das diferentes áreas.

Sendo assim, se você já ouviu falar sobre os cursos e se pretende saber mais a respeito da qualidade deles, da estrutura universitária e diversos outros aspectos relevantes em relação ao tema, então fique atento ao conteúdo e saiba se estudar na Faculdade Tuiuti pode ser uma boa possibilidade.

História

A origem da instituição está no curso preparatório para o Colégio Militar de Curitiba, entre 1958 e 1964. Com a expansão do projeto, surgiu a Sociedade Educacional Tuiuti.

Em 1972 foi criado o cursinho preparatório e o Colégio Tuiuti que mais tarde daria origem aos cursos de nível superior.

As primeiras formações foram de Psicologia, Pedagogia e Letras já em 1980.

Em 1997 foi criada a Universidade Tuiuti do Paraná, que hoje conta com mais de 13 mil alunos em 60 cursos de graduação, graduação tecnológica, além de diferentes tipos de especializações.

Estrutura

A Tuiuti conta com 6 faculdades, organizadas em função da área do conhecimento que atendem. Assim, elas são:

  • Faculdade de Ciências Aeronáuticas, com destaque para o curso Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves, uma formação em 4 semestres que pretende formar pilotos comerciais, dando a seus alunos plena compreensão a respeito de temas como a prevenção de acidentes em espaço aéreos, transporte de passageiros e cargas, além de identificação e solução de problemas relacionados a aeronaves.
  • Faculdade de Ciências Exatas e de Tecnologia, onde é oferecido o curso de Engenharia Mecânica, uma graduação que prepara profissionais para lidar com as mudanças trazidas pela tecnologia, pela sociedade e pelo mercado de trabalho. A ideia é criar condições para que os alunos possam atuar resolvendo problemas tendo a ciência e a tecnologia como recursos. É a formação ideal para quem tem interesse em Matemática e Física e curiosidade a respeito do mecanismo das coisas;
  • Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, que oferece cursos como o de Pedagogia, no qual a busca é pela preparação de profissionais que vão além da atuação exercendo a docência em sala de aula, podendo também trabalhar como gestores de projetos educacionais. Também existe foco na ocupação de espaços nas Secretarias de Educação, em espaços empresariais, entre diferentes tipos de órgãos públicos ou privados;
  • a Faculdade de Ciências Jurídicas, onde acontece o curso de Direito, que se passa no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da instituição. Nele existe o atendimento em órgãos públicos conveniados, proporcionando aos alunos o entendimento na prática daquilo que será o seu dia a dia profissional. Trata-se de uma formação bastante qualificada e que prepara o estudante para atuar tanto na iniciativa privada quanto no setor público, criando condições para que ele tenha acesso a vagas bastante disputadas nos concursos.
  • Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, onde um curso entre os mais procurados é o de Jornalismo. Nele, a proposta é preparar profissionais para assumir variadas funções, sempre de acordo com as constantes transformações que os meios de comunicação oferecem. Entre essas exigências estão a linguagem das novas mídias, a relevância na comunicação do fatos e uma série de outros desafios comuns a uma das carreiras que tem sido mais impactadas com a transformação digital;
  • Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, onde se destaca o curso de Biomedicina. Dentro de um mercado com campo de atuação amplo, o aluno pode trabalhar com desenvolvimento tecnológico e com as formas como ele se aplica à área da saúde. Uma vez diplomado, o profissional tem como atuar com exames, laudos e gestão de laboratórios de análises clínicas, seja no setor público, seja no privado. A área da pesquisa chama a atenção, com espaço para a biomedicina estética, entre outros segmentos.

O ensino a distância

Além das modalidades presenciais, também é possível estudar de maneira remota. O EAD da Tuiuti é reconhecido como um dos mais sofisticados do país. Isso permite que estudantes das mais diversas regiões tenham acesso aos benefícios que a instituição oferece.

Assim, o aluno pode estudar de onde quiser, seja de casa ou do trabalho e, caso seja necessário realizar qualquer atividade presencialmente, ele pode comparecer aos polos devidamente preparados para isso. A faculdade Tuiuti conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem bastante sofisticado, que oferece tranquilidade e qualidade para o estudante.

Vale lembrar que nos últimos anos, a demanda por cursos nessa modalidade só tem aumentado. E isso tem muito a ver com o reconhecimento do MEC, que atribui aos diplomas de alunos formados no EAD a mesma validade dos cursos presenciais. Assim, em termos de reconhecimento, estudando na faculdade Tuiuti, não importa a modalidade que você tenha escolhido para fazer o seu curso, pois tanto a presencial quanto a EAD têm o mesmo valor.

Os diferenciais da faculdade Tuiuti

A Tuiuti conta com uma série de departamentos que trazem protagonismo para profissionais e alunos envolvidos com a instituição. Entre eles estão a Coordenadoria de Atendimento Psicopedagógico (CAP), que atua com crianças, jovens e adultos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Esse setor articula ações envolvendo familiares e docentes na busca por melhores resultados junto aos atendidos.

Já o Centro de Pesquisa Inovação e Negócios atua com foco em empreendedorismo e inovação, dando aos estudantes, condições para que criem projetos, façam apresentações e atuem de maneira criativa na proposta de criação de novos negócios.

Também existe o Núcleo de Apoio ao Docente, o NAD, que atua na promoção da qualificação do corpo docente da instituição, tendo a seu dispor, recursos como salas de aula e laboratórios, criando eventos como seminários e workshops, entre outros.

Já o Laboratório de Metodologias Ativas de Aprendizagem, conhecido como Metalab, auxilia no desenvolvimento de métodos de aprendizagem, criando meios para que o aluno aprenda com maior eficiência e se torne protagonismo dentro do processo.

Em resumo, trata-se de uma instituição que tem se destacado não somente pela qualidade do que oferece para seus alunos, considerando professores e estrutura, mas também por tudo o que cerca o ambiente acadêmico, o que também gera benefícios para os graduandos, uma vez que permite a eles uma inserção social diferenciada. Poucas faculdades conseguem ir além do conteúdo do curso na formação de novos profissionais.

O Enem como forma de ingresso

Se você se interessou pela faculdade Tuiuti, saiba que é possível conseguir a sua vaga de maneira simplificada. Caso tenha feito alguma das últimas edições do Enem e tenha obtido ao menos 450 pontos no total, você pode assinalar essa opção no processo seletivo e tentar a sua vaga. Essa é uma oportunidade que simplifica muito a sua vida, pois assim, você precisa apenas fazer a prova do Enem para tentar sua vaga em mais de uma instituição.

Vale lembrar que, além da nota mínima de 450 pontos, é necessário conferir também qual é a nota de corte do seu curso na faculdade Tuiuti. Caso sua nota seja inferior, você ainda pode se matricular no vestibular particular da Tuiuti para tentar a sua aprovação.

Além disso, você também tem outras formas de ingressar no ensino superior da faculdade Tuiuti. Entre elas estão o vestibular tradicional e a prova agendada. Assim você pode escolher qual é a mais interessante considerando a sua rotina e o tempo que tem à disposição.

O financiamento estudantil

Sendo aprovado, você pode recorrer a programas de financiamento estudantil para pagar suas mensalidades. Essa é uma opção válida para quem ainda não conta com recursos para arcar com as despesas da graduação,  porque primeiro precisa de oportunidades para entrar no mercado de trabalho.

Os programas de financiamento estudantil concedem crédito com juros baixos para os participantes, de maneira diferenciada em relação aos demais empréstimos existentes no mercado. Assim, é possível que eles comecem seus estudos, encontrem as primeiras oportunidades de estágio e trabalho remunerado para então pagarem essas despesas junto aos programas.

Entre eles os mais conhecidos são o FIES, o programa do governo e o PRAVALER. Saiba mais sobre ele na sequência.

O PRAVALER

Entre os programas de financiamento mais populares do país estão o FIES, que é o programa do governo, e o PRAVALER, o maior programa de financiamento estudantil privado do país. A diferença entre eles, além do fato de um ser público e o outro privado, é que o PRAVALER oferece condições melhores para você financiar seus estudos.

Essas condições vão desde a facilidade para participar do programa até os critérios para pagamentos. No PRAVALER, além de você não precisar comprovar a participação no Enem, é possível também pagar uma parcela somente quando a anterior for quitada, evitando assim o acúmulo da dívida.

Outra vantagem importante é que no PRAVALER você também pode financiar cursos no modelo EAD, benefício não concedido pelo FIES. Também existe abrangência para cursos de pós-graduação, seja ela de lato sensu ou stricto senso.

Ficou interessado? Então fique atento ao site do PRAVALER, faça a sua simulação e comece a estudar pagando pouco para estudar na faculdade Tuiuti.

Categoria: FaculdadePrasaber
Tags:

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.