Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Universidade Fsm Universidade Fsm

Essas são as principais faculdades no Rio de Janeiro

Se você ainda não sabe quais faculdades no Rio de Janeiro tem para você fazer a sua graduação, não deixe de pesquisar para descobrir qual delas é a melhor opção para você. E para ajudar nessa tarefa, fizemos esse post especial com algumas das principais instituições. Continue lendo!

Faculdade do Grande Rio (Unigranrio)
Dentre as instituições privadas, a Unigranrio foi a primeira universidade do Rio de Janeiro que surgiu. No ano passado, foi considerada a terceira melhor do estado pelo Ranking Universitário da Folha. A Unigranrio possui sete campi: Lapa, Silva Jardim, Magé, São João de Meriti, Macaé, Nova Iguaçu e a sede em Duque de Caxias. Além dos campi, a universidade conta com outras unidades espalhadas pela capital e pela Grande Rio. Dezenas de cursos superiores presenciais e a distância são oferecidos. Para entrar na Unigranrio, há duas opções. Uma delas é o vestibular, composto por uma prova objetiva e outra discursiva. Para facilitar a vida dos vestibulandos, a Unigranrio oferece a possibilidade de escolha da melhor data e horário para a realização da prova. A outra opção é o ingresso por meio da nota do Enem.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio)
A PUC Rio está localizada no bairro da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro. O campus da universidade é dividido em quatro centros: Teologia e Ciências Humanas; Ciências Sociais; Técnico Científico; e Ciências Biológicas e Medicina. No total, 18 graduações são oferecidas, com diversas habilitações para os cursos de Engenharia, Comunicação e Letras, por exemplo. Além de uma formação profissional sólida, a PUC Rio é uma instituição que preza pela formação humana dos estudantes. O ingresso é feito pelo vestibular tradicional, que acontece todos os semestres.

Universidade Estácio de Sá
A Universidade Estácio de Sá é uma das maiores do Rio de Janeiro. Com origem na zona norte da capital carioca, a faculdade sempre esteve incorporando novos cursos de ensino superior e se expandindo pelo estado e por todo o país. Só no Rio de Janeiro, há 13 unidades da Estácio de Sá. Hoje, 80 cursos de graduação presencial e a distância são oferecidos em suas diversas unidades. Para ingressar na faculdade, os estudantes podem optar pela prova de vestibular ou utilizar a nota do Enem.

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
A UERJ começou as suas atividades em 1950 e se firmou como uma das principais faculdades do Rio de Janeiro e do país. Conta com o campus da capital e outros seis nas cidades de São Gonçalo, Ilha Grande, Duque de Caxias, Teresópolis, Nova Friburgo e Rezende. A universidade oferece 32 cursos de graduação, todos muito bem avaliados, sendo alguns deles de referência. Quem deseja cursar a graduação na UERJ precisa fazer o processo seletivo por meio da prova de vestibular, que é oferecida anualmente.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Outra opção para quem pretende fazer uma universidade pública. A UFRJ, além de ser uma das melhores faculdades do Rio de Janeiro, é a maior universidade federal do país, com excelência em ensino e pesquisa. A principal estrutura está na Cidade Universitária, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, mas conta com outros campi em Duque de Caxias e Macaé e alguns polos de educação a distância. A UFRJ possui 139 cursos de graduação oferecidos em suas 29 unidades acadêmicas. Os estudantes que querem estudar na UFRJ precisam prestar a prova de vestibular, que é realizada todos os anos.

Já sabe em qual das universidades do Rio Janeiro você irá estudar? Ainda tem dúvidas? Não deixe de contar para a gente!

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: Ensino Superior
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter