Feedback: como fazer e aplicar com seu time Feedback: como fazer e aplicar com seu time

Feedback – como fazer e aplicar com seu time

O feedback é um dos momentos mais importantes na rotina dos talentos e dos seus líderes. Não existe desenvolvimento efetivo de um colaborador sem feedbacks frequentes. É nessa hora que as vitórias do colaborador são exaltadas, os erros são identificados, as expectativas de ambas as partes são alinhadas e, principalmente, os pontos de melhoria são discutidos.

Apesar de toda a relevância do feedback, muitas vezes o processo torna-se difícil e até mesmo assustador. Os líderes não sabem muito bem como comunicar as partes negativas, já que as pessoas podem assumir uma postura defensiva e as pessoas do time, por outro lado, também ficam com receio do que vão ouvir.

Para que esse momento assuma o seu papel principal, que é o de ferramenta de desenvolvimento, é preciso que os líderes assumam seus papéis de mentores, pessoas que dedicam parte do seu tempo para ajudar seu time a se desenvolver individualmente e em conjunto.

Paralelo a isso, os talentos devem entender que a única intenção da empresa e do gestor é contribuir para a sua evolução profissional. Por isso, preparamos este conteúdo para ajudar quem precisa dar um feedback, a entender exatamente como fazer e aplicar com seu time.

 

Como fazer um feedback eficiente e o que buscar nessa conversa 

Para que essa conversa seja produtiva e ofereça crescimento para o seu colaborador, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazê-la. Para te ajudar, separamos as principais dicas de como fazer um feedback eficiente.

Foco no desenvolvimento do colaborador

Antes de tudo para um bom feedback é importante deixar muito claro que esse momento tem como única intenção o desenvolvimento do colaborador.

Lembre-se dos pontos fortes

Reserve um tempo do feedback para focar nos pontos fortes! A tática de ressaltar os talentos e potencialidades de quem está sendo avaliado, realmente ajuda a reforçar a confiança do talento, quebrar o gelo e preparar o terreno para alguma eventual crítica construtiva.

Construa soluções

Na hora de falar os pontos de melhoria, é importante encontrar, junto com quem está sendo avaliado, possíveis soluções para problemas que atrapalham o seu desenvolvimento. É importante que essas soluções devem fazer sentido para o gestor e para quem recebe o feedback. Além disso, vale ressaltar o aprimoramento das habilidades necessárias para que ele possa crescer profissionalmente e assumir novas e maiores responsabilidades.

Nessas horas, o segredo é sinalizar que você está disposto a ajudar o colaborador a atingir essas melhorias com conselhos e outras indicações, como cursos ou contato com colegas mais experientes.

Leve exemplos reais

Use exemplos reais na hora de falar tanto dos pontos de melhoria quanto das qualidades e acertos de quem recebe o feedback. Usar dados reais para exemplificar as melhorias necessárias mostra que as críticas não são apenas opiniões, enquanto usá-los para ressaltar pontos positivos mostra que você está atento às conquistas e ao crescimento do colaborador.

Listar situações que realmente ocorreram faz com que quem está sendo avaliado entenda que realmente está sendo observado.

Faça um roteiro antes do feedback

Pense com antecedência em quais pontos gostaria de conversar com seu colaborador e, a partir disso, rascunhe um roteiro para se organizar melhor na hora do feedback. Essa tarefa pode até tomar alguns minutos ou horas do seu dia, mas garante mais assertividade na hora de como fazer um feedback.

Além de destacar os pontos principais, você precisa lembrar de praticar a empatia. Antes de dar o feedback, se imagine no lugar de quem vai escutá-lo e como se sentirá ao receber a informação. Esse exercício vai te ajudar a escolher as melhores palavras para transmitir a sua mensagem.

Seja transparente

O feedback está diretamente ligado ao crescimento profissional tanto do colaborador, quanto do gestor. Por isso, a transparência é fundamental e só assim o colaborador confiará nessa ferramenta de desenvolvimento.

Esteja disposto a escutar

Um bom feedback funciona quando os dois lados estão dispostos a participar. Assim, seja sempre aberto para o que o colaborador possa querer dizer e para o esclarecimento de possíveis dúvidas sobre o que foi dito durante o feedback.

Outro ponto importante é Incentivar seu colaborador a buscar novos desafios e deixe sempre claro que você é um aliado.

Tenha um plano de ação

Depois de apontar potencialidades, talentos, erros e pontos a melhorar, chegou a hora de traçar um plano de ação. É preciso alinhar com seu colaborador quais as atitudes que precisam ser tomadas para que ele supere suas dificuldades em determinados momentos. Para que esse plano seja efetivo, o colaborador deve sair do feedback sabendo quais ferramentas usará para se desenvolver e quais as metas reais que precisa atingir.

E o que não buscar ou não fazer em um feedback?

Um feedback feito de forma errada pode gerar resultados opostos: não contribui para o crescimento do colaborador, pode gerar medo e trazer mais insegurança e erros para o dia a dia. Por isso, é importante que você saiba o que não fazer durante um feedback. Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes:

  • Nunca faça com que o colaborador duvide da própria capacidade e sinta-se sem saída;
  • Nunca marque um feedback e não explique do que se trata para quem será avaliado. Essa atitude pode gerar insegurança e medo;
  • Não aponte problemas ou faça críticas sem exemplos práticos que as comprovem. Sem exemplos, uma crítica pode perder a sua efetividade e parecer apenas uma opinião ou ponto de vista;
  • Nunca faça um feedback sem um plano de ação para a resolução de problemas. Sem esse plano, todo o processo perde o seu sentido de evolução da equipe;
  • Evite fazer um feedback sem um plano de metas para a evolução do colaborador avaliado. Sem isso, a função de desenvolvimento profissional acaba prejudicada;
  • Ressaltar apenas as fraquezas e ignorar os pontos fortes de um colaborador não é uma opção eficaz;
  • Enfatizar a culpa e criar situações de confronto e de insegurança não são opções viáveis.

Como dar um feedback para um par?

Outra modalidade de feedback, também muito importante na rotina de qualquer profissional, é o feedback entre pares, que é aquele em que um colega de trabalha avalia outro. Se pararmos para pensar, o desenvolvimento pode vir tanto das pessoas que trabalham ao nosso lado, quanto dos nossos gestores, não é? Por esse motivo, o feedback entre pares é tão relevante. Mais do que te ajudar a manter um bom relacionamento com o resto do time, ele te dá a oportunidade de receber dicas de alguém que convive diretamente com você.

Assim como o feedback entre líder e colaborador, é preciso planejar o que vai ser dito e ter cuidado na escolha das palavras. Um exercício bastante útil e fácil é separar 30 minutos para tentar achar respostas para duas perguntas:

  • O que eu consigo fazer para ajudar o meu par a entregar mais e com mais facilidade?
  • O que eu acredito que o meu par pode fazer para me ajudar a entregar mais e com mais facilidade?

Depois de refletir, pense em como as suas respostas serão ditas. Escolhas as palavras e pense nos exemplos, sem esquecer quem é o colega em questão, para evitar interpretações negativas.

Após todas essas considerações, chegou a hora da conversa. Vá para ela com a certeza de que essa é mais uma oportunidade de se desenvolver e deixe claro para o seu par que esse é o seu objetivo. Como no caso anterior, vocês precisarão chegar a um ponto que seja bom para os dois.

Uma conversa como essa pode ser capaz de evitar perda de tempo e atritos entre partes de pessoas de uma equipe. Naturalmente, elas acabam contribuindo muito para a produtividade do time. Por isso: invista tempo e dedicação com seus pares!

Agora que você já conhece a importância de um feedback bem estruturado, como fazer dar certo e o que precisa ser evitado, use essa poderosa ferramenta a seu favor.

Fique atento aos nossos próximos conteúdos. Ainda abordaremos muitos temas importantes para quem sonha em trilhar uma vida profissional cheia de realizações. Aproveite e confira as vagas do PRAVALER no nosso site.

Categoria: Carreira Pravaler

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.