Feira do estudante Expo CIEE 2020 – tudo sobre o evento Feira do estudante Expo CIEE 2020 – tudo sobre o evento

Feira do estudante Expo CIEE 2020 – tudo sobre o evento

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma associação sem fins lucrativos reconhecido como uma das maiores entidades de assistência social do país, que tem por objetivo facilitar e encurtar o caminho de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. Para isso, a associação conta com inúmeros programas de capacitação, como o de estágio para estudantes e o jovem aprendiz, que visam aprimorar os conhecimentos e as habilidades desses alunos por meio de uma formação integral.

Além das ações e projetos já reconhecidos pelos estudantes, o CIEE também promove um dos maiores eventos jovens do país: a Expo CIEE, que ocorre desde 1997, com foco em educação, orientação e direcionamento profissional dos alunos prestar a ingressar no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre a Expo CIEE? Continue a leitura e fique por dentro dos detalhes! 😊

O que é a Expo CIEE?

Tendo a sua primeira edição em 1997, na cidade de São Paulo, a Expo CIEE é um evento jovem reconhecido em todo o país, que promove – em um único espaço – o encontro entre jovens estudantes, instituições de ensino e empresas que buscam profissionais, garantindo experiências aos alunos na busca pelo o que mais agrada no mercado de trabalho.

Entre as diversas atividades e espaços que é possível conhecer ao longo do evento, a Expo CIEE conta com palestras em grandes auditórios, empresas expositoras, divulgação de vagas de estágios e muitas outras atrações, como o game arena e o hackathon.

Hoje, a exposição já acontece anualmente em mais cidades além de São Paulo, elas são: Goiânia, Fortaleza, Sorocaba e São José do Rio Pedro. Porém, em 2020, por conta da pandemia do covid-19, todas as edições presenciais foram canceladas e darão lugar à primeira exposição CIEE virtual, totalmente online, atendendo todo o território nacional e quebrando barreiras no que diz respeito a eventos online. Curtiu? Então, continue com a gente e saiba tudo o que vai rolar na primeira Expo CIEE 100% virtual!

Expo CIEE 2020

Assim como os maiores eventos do país e em todo o mundo, a feira do estudante 2020 migrou para a modalidade online visando segurança e bem-estar das pessoas, evitando a disseminação do novo coronavírus. Porém, engana-se quem pensa que isso faz a exposição ser menor. Pelo contrário: para proporcionar a mesma experiência aos estudantes, o CIEE tem se empenhado em dobro para fazer com que o evento virtual seja incrível, com inúmeras novidades.

Entre 09 e 13 de novembro de 2020, a Expo CIEE vai ocorrer de maneira 100% online e com acesso totalmente gratuito, facilitando para que todos os jovens em qualquer lugar do país consigam participar. Cinco dias de troca de experiência, conhecimento, orientação acadêmica e profissional, oferta de vagas de estágio e jovem aprendiz, além da presença de stands virtuais de faculdades e patrocinadores e uma plataforma 3D interativa de conteúdos ao vivo e gravados, com talks e palestras com certificados.

Entre os patrocinadores da feira CIEE 2020, estão as faculdades Anhembi Morumbi, IBMEC, FMU, UNIP, Estácio, Cruzeiro do Sul, Unisa, São Judas; além de empresas como Google e PRAVALER.

Como me inscrever?

A inscrição para a Expo CIEE é totalmente gratuita e pode ser feita na hora, antes de acessar o evento online. Para conhecer as edições anteriores presenciais, é possível visitá-las inscrevendo-se no site oficial (expociee.com.br) – as inscrições são liberadas dois meses antes de cada edição ocorrer.

Onde acontece?

Como falamos anteriormente, a Expo CIEE se expandiu para mais cidades além de São Paulo. São elas: São José do Rio Preto, Goiânia, Fortaleza e Sorocaba. O evento presencial costuma ocorrer em grandes pavilhões e atraem milhares de estudantes, empresas e instituições de ensino.

A Expo CIEE 2020 será totalmente online o ocorrerá pelo site oficial da associação. Ao acessar o evento, os alunos poderão usufruir de todos os conteúdos disponibilidades na plataforma, inclusive palestras e talks. As inscrições estarão abertas a partir de outubro pelo site www.expociee.com.br – fique ligado e não perca!

Quais instituições estarão na feira?

Para que os eventos ocorram, o CIEE conta com empresas parceiras e patrocinadores, a fim de levantar dinheiro suficiente para que a exposição tenha a qualidade que os estudantes merecem. Além disso, a entidade sempre prioriza expositores de renome no setor educacional e no mercado de trabalho.

A Expo CIEE 2020 já possui parceiros e apoiadores confirmados – Folha de São Paulo, Aivo, AlternativaF e Secretaria de Estado da Educação do Goiás. E, para os alunos que buscam vagas de estágio, também será possível conhecer os estandes para garantir vagas de estágio nas empresas expositoras, como o da Apimec, da DKT Brasil a da JTI Jobs.

Como participar das palestras?

Para participar das palestras da Expo CIEE não é necessário fazer uma inscrição específica, já que, ao se inscrever no evento, você garante acesso a todas as atividades da exposição. Nas edições presenciais, é só comparecer ao evento com alguns minutos de antecedência para a retirada do ticket da palestra que deseja assistir. Este ano, na edição online, o acesso é automático a todos os conteúdos da plataforma, inclusive talks e palestras.

Certificado de participação

Um dos pontos mais interessantes da feira Expo CIEE é o certificado, que ajuda muitos estudantes na construção do currículo e na busca de um estágio remunerado, por exemplo, comprovando a participações em eventos. Para as edições presenciais, os certificados de visita e de participação em palestras são liberados para download em PDF no site oficial da exposição após 30 dias (ficando disponível durante seis meses para os participantes da Expo CIEE São Paulo e três meses para participantes das Expo CIEE de demais cidades).

Neste ano, a edição Expo CIEE virtual vai oferecer o certificado de participação a cada palestra e o aluno vai poder fazer o download em PDF assim que terminar o evento.

Divulgação de vagas e processos seletivos

É importante saber que a Expo CIEE não oferece vagas de emprego CLT. Porém, o número de vagas ofertadas para estágios e programas jovem aprendiz é bastante alto, dada a participação de empresas parceiras do evento, sempre de acordo com a lei de estágio e a lei do aprendiz. Para o cadastro e acesso às vagas nas edições presenciais, foi preciso apresentar a carteira de trabalho para as vagas de jovem aprendiz, além de CPF, RG e currículo para as vagas de estágio.

Para a edição deste ano, os documentos de cadastro são os mesmos. Por isso, é bom ficar ligado: caso você não a tenha, é preciso tirar a carteira de trabalho antes do evento. Para fazer o agendamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), acesse o site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Com os documentos em mãos, basta fazer o cadastro no sistema de vagas do CIEE, por meio de atendimentos via chat.

Quer sentir tudo o que a Expo CIEE virtual pode proporcionar? Clique no vídeo abaixo e confira um pouco das edições anteriores:


Programação Expo CIEE 2020

O que esperar da programação da Expo CIEE 2020? 😊

Uma lista de atividades espera pelos jovens e adolescentes, proporcionando conhecimento, experiência e engajamento com o mercado de trabalho. Dá uma olhada no que vai ser possível aproveitar nos dias da exposição:

  • Cinco dias de evento, durante 24 horas por dia;
  • Conteúdos exclusivos ao vivo e gravados;
  • Parque virtual ao ar livre;
  • Arena games;
  • Centenas de talks e palestras com certificados na hora;
  • Estandes das principais faculdades e universidades do país;
  • Vagas de estágio e jovem aprendiz em empresas parceiras;
  • Plataforma 3D interativa.

Fica ligado!

Você não vai querer perder, não é? A Expo CIEE é a maior feira estudantil da América Latina, voltada para jovens estudantes que buscam mais conhecimento, orientação e direcionamento profissional. Com mais de vinte edições, o evento promove o encontro de empresas e instituições de ensino que pensam no futuro dos estudantes brasileiros.

Caso tenha ficado qualquer dúvida a respeito do evento, o CIEE telefone é 3003-2433 ou, caso prefira, é só abrir um chamado na área de atendimento do CIEE que, em breve, entrarão em contato.

Acesse o site

Edições anteriores

Para deixar você ainda mais animado para a edição on-line, trouxemos um pouco dos números da Expo CIEE 2019, somente em São Paulo:

  • 103 palestras;
  • 93 carteiras de trabalho emitidas;
  • 483 visitantes;
  • 78 parceiros e expositores.

Quer ver mais sobre a edição anterior, tanto em São Paulo como nas demais regiões do país (São José do Rio Preto, Sorocaba, Goiânia e Fortaleza)?

É só clicar no vídeo abaixo e curtir com a gente! 😊


Categoria: PRASABERDiversos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.