Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Fies Biomedicina: veja como participar e qual a nota de corte Fies Biomedicina: veja como participar e qual a nota de corte

Fies Biomedicina: veja como participar e qual a nota de corte

Os estudantes que sonham em se tornar biomédicos e desejam fazer o curso de Biomedicina, mas as condições financeiras não favorecem, saibam que é possível tornar isso realidade por meio do Fies Biomedicina.

Para participar, é muito importante estar atento a todos os requisitos exigidos pelo programa. Se você tem dúvidas, ou não sabe como funciona o Fies Biomedicina, não se preocupe. Preparamos um conteúdo completo com todas as respostas para as suas perguntas. Vamos lá?

Como funciona o Fies para Biomedicina?

É fato que ingressar no ensino superior não é uma tarefa muito fácil, entretanto, após a iniciativa do governo federal junto ao MEC (Ministério da Educação) em facilitar o acesso de jovens a universidade privada por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) desde 1999, muitos estudantes vêm realizando o sonho de concluir a faculdade.

O Fies funciona como um auxílio financeiro aos alunos que querem fazer a graduação, mas que por muitas vezes, o orçamento impede. Por meio deste crédito, o beneficiado começa a pagar somente após a conclusão, ou seja, durante a graduação, o estudante ficará despreocupado.

Mas, para saber como conseguir participar do programa, é muito importante ter em mente sobre como funciona o Fies e todos os requisitos exigidos. Afinal, atender a todas as regras não significa já ter conseguido a vaga, visto que a seleção é bastante criteriosa.

Para participar do Fies para Biomedicina é necessário:

  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos;
  • Ter alcançado a nota mínima de 450 pontos no Enem;
  • Não ter zerado a redação.

Vale lembrar que, existe também o chamado Novo Fies ou Fies II, destinado aos alunos com renda familiar de até cinco salários-mínimos, sendo essa uma das diferenças entre o Fies e P-Fies.

Como se inscrever no Fies para Biomedicina?

A inscrição do Fies para Biomedicina é bem simples e totalmente online.

No site do Fies, você irá informar inicialmente seu CPF, data de nascimento e um e-mail válido. O sistema enviará automaticamente um link de confirmação para o seu e-mail, clique nele para ter acesso ao formulário de inscrição.

No formulário, você irá colocar seus dados pessoais e de todos os integrantes da família que moram com você. Se atente ao preenchimento.

Após isso, o próximo passo é buscar vagas disponíveis entre as universidades que você deseja financiar, não se esqueça de sinalizar o turno e o campus, ok?

Salvou todas as informações? Pronto! Agora é só aguardar e torcer para estar na lista dos aprovados.

Número de vagas para Biomedicina no Fies

O processo seletivo e inscrição para o Fies Biomedicina acontece duas vezes ao ano, normalmente em fevereiro e julho, pelo Sisfies (Sistema Informatizado do Fies). É neste período em que os estudantes interessados em utilizar o financiamento estudantil poderão ter noção de quantas vagas estarão disponíveis para Biomedicina.

É importante lembrar que o número de vagas costuma oscilar entre os semestres do ano letivo, por isso, é necessário se informar sempre no site oficial do Fies no ato da inscrição.

No geral, são abertas mais de 110 mil vagas para todos os cursos destinados aos alunos de baixa renda, mas como mencionamos, a cada semestre a quantidade de vagas sofre diferenciação. Só neste ano, 66.555 serão para o primeiro semestre, enquanto 44.370 para o segundo.

Nota de corte para Biomedicina no Fies

Você sabe como funciona a nota de corte do Fies? Já podemos te adiantar que este é um dos meios que ajuda e facilita bastante a obtenção do financiamento estudantil, pois ela diz respeito à pontuação mínima que o aluno deve atingir no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para concorrer à uma vaga no Fies para o curso desejado, deste modo, é muito importante estar por dentro de todas as informações.

A nota de corte para Biomedicina no Fies oscila consideravelmente nos semestres durante o período de inscrições conforme a quantidade de candidatos inscritos, então, é essencial ficar de olho na pontuação exigida para Biomedicina.

Se você quer saber qual a nota de corte do Fies para Biomedicina mais recente, no último ano, a média foi de 564 pontos.

O que mais pesa no Enem para Biomedicina?

Um dos critérios para participação do Fies, é ter realizado o Enem, deste modo, saber o que mais pesa no exame para Biomedicina pode abrir uma grande vantagem entre os concorrentes.

Além disso, se basear na média da nota de corte do ano anterior também é muito importante, porque assim, você estará preparado para a prova. Neste caso, disciplinas como Química, Biologia e Física, que compõem as Ciências Biológicas, no geral, costumam ter um peso maior no Enem, por isso, essas matérias devem ser priorizadas no seu cronograma de estudos.

Como conseguir Fies para Biomedicina?

Mas a pergunta que não quer calar é, como conseguir Fies para Biomedicina?

Este processo para conseguir o crédito estudantil requer atenção, além da dedicação do candidato. Embora não apresente dificuldades, é muito importante que o estudante esteja atento a todas as exigências do programa durante as etapas, desde a inscrição, até a comprovação de documentos.

Vale a pena salientar que, a instituição de ensino particular em que está matriculado aceita o Fies, pois, assim como para os alunos, a faculdade também deve cumprir alguns requisitos para participar do programa.

Após essa checagem, é hora de verificar se você se encaixa em todos os critérios que mencionamos acima. Tenha em mãos a sua nota do último Enem, que deve ser igual ou superior à nota de corte para Biomedicina, e o comprovante de renda. Em seguida, é só se inscrever no programa no período em que a seleção estiver aberta.

Não quer ter todo o trabalho para concorrer a uma vaga no Fies? Não se preocupe, temos a solução ideal para você!

Outra maneira de ingressar na faculdade de Biomedicina é por meio do Pravaler, um financiamento estudantil privado sem comprovação de renda e o melhor, não é necessário ter realizado o Enem.

Essa é uma forma de conseguir o tão sonhado diploma de Biomedicina sem burocracia. Para participar, basta fazer uma simulação em nosso site e conhecer as alternativas de financiamento disponíveis para você. Tudo rápido e fácil.

600x158 Biomedicina

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter