Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Fies Direito: veja como participar e qual a nota de corte Fies Direito: veja como participar e qual a nota de corte

Fies Direito: veja como participar e qual a nota de corte

O Fies de Direito é um recurso financeiro que muitos jovens universitários recorrem para terem um financiamento estudantil com objetivo de cursar essa graduação tão tradicional e renomada. Afinal, essa carreira se inicia em instituições de ensino superior de qualidade e quando se trata das privadas, as mensalidades podem não ser acessíveis para todos.

Você tem interesse em fazer o curso de Direito? Então, fique com a gente e acompanhe tudo o que você precisa saber sobre como conseguir o Fies para bancar os seus estudos. Vamos nessa?

Como funciona o Fies para Direito?

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) teve início em 1990 como uma iniciativa do governo federal e do MEC (Ministério da Educação) para facilitar o acesso de alunos de baixa renda às boas opções de faculdades particulares de todo o país.

Sendo um modelo de financiamento estudantil, esse programa disponibiliza vagas em que os estudantes recebem um crédito para estudarem ao longo dos anos da graduação. Dessa forma, há grandes chances de se formarem em uma boa instituição de ensino superior privada de um jeito financeiramente mais acessível.

O mais importante sobre entender como funciona o Fies é compreender que esse auxílio financeiro começa a ser pago somente depois da conclusão da graduação. Isto é, o estudante pode se dedicar aos estudos durante os semestres e, quando se formar, inicia o pagamento das parcelas do Fies de Direito.

Outro ponto para entender mais sobre como funciona o Fies para Direito está relacionado com os fatores que devem ser atendidos para que o candidato se encaixe nos requisitos estabelecidos pelo programa, como comprovar uma renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos por pessoa, além ter atingido mais de 450 pontos na última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não ter zerado a redação.

Para ficar ainda mais por dentro deste programa do governo, você precisa entender as diferenças entre o Fies e o P-Fies. Este segundo é chamado também de Novo Fies ou Fies II e tem como principal distinção ser para alunos com uma renda familiar bruta mensal de até cinco salários-mínimos por pessoa.

Número de vagas para Direito no Fies

A cada início de semestre do ano letivo começa o período de inscrição do Fies. É nesta época que os estudantes que têm interesse em utilizar este programa para estudarem Direito poderão ficar sabendo quantas vagas estão disponíveis.

De modo geral, são abertas mais de 100 mil vagas para alunos de baixa renda que estão em busca do auxílio do Fies. E para conseguir uma delas não basta apenas atender aos requisitos do programa, mas ter uma nota de destaque e estar acima das notas de corte do Fies para Direito.

Nota de corte para Direito no Fies

Você já ouviu falar sobre a nota de corte do Fies? Esse é o jeito de chamar a pontuação mínima que os candidatos devem tirar no Enem para concorrer aos benefícios dos programas do governo e cada curso de graduação tem uma nota destas.

A nota de corte do Fies para Direito costuma oscilar de um semestre para o outro, visto que é uma estimativa de pontuação que depende do número de candidatos por vagas. Por isso, quando for a sua vez de tentar uma vaga no Fies, fique bem atento ao número de pontos que está sendo exigido.

Se você se pergunta qual a nota de corte do Fies para Direito mais recente, saiba que é de, em média, 610 pontos. Essa é uma pontuação considerada alta, mas faz jus ao curso por conta da alta concorrência.

Quanto é a faculdade de Direito pelo Fies?

Quem tem como sonho de vida profissional se tornar um advogado de sucesso, provavelmente sabe que as instituições de ensino superior que oferecem este curso não cobram valores baixos de mensalidades. No entanto, utilizando o Fies elas podem ficar mais perto da sua realidade, principalmente por começar a pagar depois da formatura.

Com isso em mente, o valor do Fies de Direito vai depender de qual é o contrato do seu financiamento no programa e das mensalidades cobradas pela instituição de ensino em que você estiver matriculado.

Assim, para saber quanto é a faculdade de Direito pelo Fies, verifique essa informação ao se inscrever para concorrer ao programa ou entrando em contato com o setor financeiro da sua instituição de ensino.

Como conseguir Fies para Direito?

O processo para conseguir o Fies requer a atenção e a dedicação do candidato. Apesar de não ser complicado, é necessário ter concentração ao longo das diferentes etapas seguintes e ao comprovar os seus documentos como estudante universitário já matriculado em uma instituição de ensino superior privada.

Depois de conferir se o seu perfil se encaixa nos requisitos do Fies e de ter em mãos a nota obtida no último Enem, a qual deve ser igual ou maior do que a nota de corte, a inscrição no Fies pode enfim ser feita e a corrida por uma vaga irá começar. Todo o processo é feito de forma online e diretamente no site oficial do Fies.

É importante lembrar também de checar se a faculdade em que você está matriculado faz parte das instituições que aceitam o Fies. Afinal, existem alguns critérios que as instituições devem seguir para que possam fazer parte do programa.

Não deu certo com o Fies ou não quer esperar uma concorrida seleção para começar a estudar na graduação de Direito? Faça o financiamento estudantil privado com o Pravaler e veja como é a solução perfeita para você, e para o seu bolso. Aqui você não precisa comprovar renda, não precisa de nota do Enem e nem de conta em banco.

É só fazer a sua simulação e encontrar a melhor proposta de crédito para as suas necessidades. Em breve você começará a estudar pagando menos todos os meses e com parcelas que não se acumulam. Saiba mais!

600x158 Direito

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter