Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Conheça o P-Fies, a nova modalidade de financiamento do Fies Conheça o P-Fies, a nova modalidade de financiamento do Fies

Conheça o P-Fies, a nova modalidade de financiamento do Fies

Já falamos por aqui que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma das opções de financiamento que existem no país e que atende, prioritariamente, estudantes que querem realizar o sonho de uma graduação em faculdade particular, mas não têm condições financeiras para isso.

Dentre as mudanças das regras do Fies, está a inclusão de uma segunda modalidade de financiamento.

Pensando em expandir o perfil de estudante contemplado pelo programa, o Novo Fies implantou a modalidade P-Fies, uma alternativa para estudantes com renda familiar bruta mensal superior a três salários mínimos, contratado junto de bancos privados da escolha do candidato, condição que não acontece no Fies tradicional.

Quer entender como funcionar o P-Fies e se o seu perfil encaixa na modalidade? Acompanhe abaixo tudo sobre o tema!

O P-Fies foi criado em meados de 2018 com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. Apesar de fazer parte do Fies e ser promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Governo Federal, o processo para solicitar o P-Fies conta com algumas diferenças do Fies. A principal diferença é o limite da renda familiar imposta para participar do programa.

Apesar de formatações distintas, em ambas as modalidades de financiamento é obrigatório que o candidato tenha prestado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em edições a partir de 2010, além de ter atingido uma pontuação acima de 450 em provas objetivas e não ter zerado a redação. Também como requisito, o programa exige que o curso e instituição de ensino escolhidos pelo aluno sejam reconhecidos e tenham uma boa avaliação do MEC.

Apesar das duas modalidades de fundo de financiamento estudantil contarem com o mesmo propósito, algumas diferenças para a requisição fazem com que nem todos os perfis sejam atendidos. Confira as principais exigências para solicitar o Fies ou P-Fies e entenda qual pode ser a alternativa para solicitar o seu financiamento.

Qual a diferença do Fies para o P-Fies?

Como já abordamos por aqui, o Fies é um programa de financiamento estudantil com fundos constitucionais direcionado a estudantes de classe social baixa que já concluíram o ensino médio e que desejam ingressar no ensino superior.

Promovido pelo Governo Federal e Ministério da Educação (MEC), o Fies atende apenas instituições de ensino privadas e, para participar, o candidato precisa atender a uma série de requisitos mínimos. De modo geral, estudantes de baixa renda podem participar do processo seletivo do Fies e P-Fies, no entanto, algumas exigências e processos mudam de uma modalidade para outra.

Uma das principais diferenças entre Fies e P-Fies são os requisitos para solicitar o crédito estudantil. Enquanto os candidatos aptos para o Fies devem comprovar renda familiar de até três salários mínimos, solicitantes do P-Fies podem ter renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa.

  FIES P-FIES
Chamadas Lista de pré-selecionados + Lista de espera Lista única de pré-selecionados
Renda familiar per capita De até três salários mínimos Entre três e cinco salários mínimos
Taxa de juros Juros zero Varia de 1,9% a 2,5% ao mês
Instituição financeira responsável Caixa Econômica Federal Bancos privados
Vagas 110 mil vagas em 2022 Não divulgado

E aí, entendeu a qual a diferença do Fies e do P-Fies? Se sim, agora é só se preparar para as datas de inscrição do processo seletivo e solicitar o crédito universitário!

CTA Pra Estudar O Que Sempre Sonhou Pravaler

Fies Social

A partir do primeiro semestre de 2024, com a chegada do Fies social, aqueles registrados no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 706) terão a opção de cobrir 100% das despesas universitárias somente após a conclusão do curso.

Quantas vagas o P-Fies tem?

A quantidade de vagas disponíveis nas modalidades é o total do programa Fies e pode variar em cada edição lançada. Em 2018, quando o P-Fies foi introduzido, o Governo Federal disponibilizou 75 mil vagas. Para 2020, 100 mil vagas estavam à disposição dos estudantes. Nos anos seguintes, a tendência é de que o número diminua, contemplando cerca de 50 mil beneficiários por ano.

Como se inscrever no P-Fies 2023?

O processo para solicitar o P-Fies é o mesmo para candidatos do Fies. Quando estiver realizando a inscrição, o candidato deverá selecionar três opções de curso, o turno e instituição de ensino escolhida. Veja o passo a passo para se inscrever no Fies aqui.

A seleção acontecerá por quantidade de vagas disponíveis para as opções selecionadas e por nota de corte, a partir da classificação do aluno no Enem. De maneira simplificada, quanto maior for a pontuação nas provas do Enem, maior será a chance de o candidato estar pré-selecionado no programa.

Ao localizar o nome na lista de pré-selecionados, o estudante deverá ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da universidade escolhida e levar a documentação solicitada na aprovação para finalizar o processo.

A única diferença entre Fies e P-Fies no momento da conclusão é que, para a modalidade tradicional, existe a lista de primeira chamada e a lista de espera, onde constam nomes que serão incluídos na lista de selecionados caso alguém não conclua o processo de inscrição. Já para a modalidade de P-Fies, a lista de chamada é única e não conta com nomes em espera.

Faculdades que aceitam o P-Fies

O critério para saber se a universidade é aceita pelo P-Fies, assim como o Fies, é a sua avaliação no MEC. Assim, além de garantir seus estudos em uma instituição certificada por órgãos governamentais, o estudante tem a certeza de que vai investir em uma formação de qualidade e com diploma válido em todo o país.

A lista de faculdades privadas que aceitam o P-Fies muda a cada temporada e fica disponível para a consulta do estudante no edital do Fies. Seja primeira ou segunda graduação, se o candidato atender a todos os requisitos estipulados, poderá financiar seus estudos pelo P-Fies.

Documentação para o P-Fies

A documentação para o P-Fies é a mesma exigida para o Fies. A única diferença é a operacionalização, que será feita por bancos privados. Os candidatos do P-Fies deverão comprovar renda familiar mensal entre 3 e 5 salários mínimos para serem elegíveis ao financiamento.

Qual a taxa de juros do P-Fies?

É importante destacar que, por ser uma categoria sustentada por bancos privados, quem optar pelo financiamento estudantil P-Fies arcará com uma taxa de juros que varia de 1,9% a 2,5% ao mês, de acordo com o contrato estipulado do empréstimo, e não serão isentos de taxas como beneficiários do Fies.

Apesar disso, contemplados pelo P-Fies também possuem condições diferenciadas de pagamentos, com taxas mais reduzidas em comparação a um financiamento diretamente com a instituição financeira privada. Já para quitar o empréstimo, a modalidade é um pouco diferente do Fies. O aluno inicia o pagamento assim que que é feita a aprovação do crédito, ou seja, começa a pagar ainda estudando.

Quem tem bolsa parcial pode solicitar o P-Fies?

Sim! Se o bolsista foi contemplado pelo Prouni (Programa Universidade Para Todos) ou por bolsa parcial da própria universidade e ainda assim não conseguir arcar com a outra parte da mensalidade, pode solicitar o financiamento do P-Fies, desde que atenda às exigências estabelecidas pela modalidade.

A modalidade do P-Fies vale a pena por possuir uma das menores taxas de juros do mercado. Uma vez que o estudante não for elegível para o Fies e possuir a renda familiar de até 5 salários-mínimos, o P-Fies pode ser uma excelente opção de financiamento estudantil e ingresso no ensino superior.

Caso você não seja elegível para o programa de financiamento do governo, você poderá contar com o Pravaler! Aqui você pode contratar seu crédito em qualquer semestre e a qualquer época do ano. A simulação das parcelas e a contratação é toda online, sem sair de casa. Seja quem você quer ser com o Pravaler!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
Compartilhar
Categoria: FiesPra saber
x

Estude nas melhores faculdades do Brasil pagando menos na mensalidade.

Contrate o seu financiamento estudantil sem precisar da nota do Enem.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter