Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Fies Medicina Veterinária: veja como participar e qual a nota de corte Fies Medicina Veterinária: veja como participar e qual a nota de corte

Fies Medicina Veterinária: veja como participar e qual a nota de corte

Estudar Medicina Veterinária tem tudo a ver com quem quer cuidar da saúde de diferentes espécies de animais, além de querer participar ativamente de suas preservações. O Fies de Medicina Veterinária é um tipo de auxílio financeiro que possibilita que os estudantes deste curso e que desejam seguir nessa carreira possam fazer faculdade com financiamento.

Se você tem o sonho de fazer o curso de Medicina Veterinária e está em busca de uma maneira de conciliar os valores das mensalidades com o seu orçamento, continue acompanhando o nosso artigo e entenda como usar o Fies nesta graduação.

Como funciona o Fies para Medicina Veterinária?

Fazer Medicina Veterinária pelo Fies é uma opção para quem precisa de uma alternativa de auxílio financeiro para pagar os seus estudos. Afinal, as mensalidades dos cursos de graduação como esse em instituições de ensino privadas podem ser relativamente altas.

Você quer saber mais sobre como funciona o Fies e tirar as suas dúvidas? Pois bem, vamos começar explicando o que é esse programa do governo federal e do MEC (Ministério da Educação). O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) tem como objetivo ajudar estudantes de baixa renda a entrarem em boas faculdades particulares.

A sua principal característica é ser um modelo de financiamento estudantil em que o estudante deve pagar esse empréstimo somente depois de concluir o curso de graduação, ou seja, quando já estiver formado no nível de ensino superior.

Isso faz com que o Fies seja bastante procurado por muitos universitários a cada semestre, época em que o programa abre as inscrições para os interessados. Para conseguir o crédito, é preciso se encaixar nos pré-requisitos, como tirar no mínimo a nota de corte para a graduação de interesse e ter uma renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

Recentemente foi criado o P-Fies, também conhecido como Novo Fies. A diferença entre o Fies e o P-Fies é que este segundo oferece o financiamento estudantil por meio de outras instituições financeiras, mas ainda sendo recursos públicos, enquanto o programa tradicional é disponibilizado diretamente pelo governo. Além disso, o P-Fies aceita alunos que comprovem renda familiar bruta mensal de até cinco salários-mínimos por pessoa.

Número de vagas para Medicina Veterinária no Fies

É importante saber que existe Fies para Medicina Veterinária. No entanto, esse curso tem uma grande procura por estudantes de todo o Brasil, de forma que a seleção para conseguir o empréstimo seja bastante concorrida.

O número de vagas do Fies, de forma geral, é de mais de 100 mil, e para saber quantas delas são para o curso de Medicina Veterinária, é necessário conferir essa informação no dia em que as inscrições abrem. Afinal, este é um dado que pode mudar de um semestre para o outro.

Nota de corte para Medicina Veterinária no Fies

Agora que você já sabe que é possível fazer a faculdade de Medicina Veterinária pelo Fies, não deixe de se ler sobre outra informação essencial para o seu sucesso nessa seleção: entender mais sobre a nota de corte.

Um dos requisitos do Fies para poder se inscrever é ter tirado igual ou mais de 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) anterior e não ter zerado a redação. Mas não é só isso que basta para ser selecionado para uma vaga no financiamento: é preciso estar acima da nota de corte do Fies para o curso escolhido.

Ou seja, é a pontuação mínima que os candidatos devem ter tirado como o seu resultado no Enem. No caso da nota de corte do Fies para Medicina Veterinária é preciso alcançar 600 pontos em média, sendo que a nota mais alta costuma ser de 695 pontos e a menor, é de 534 pontos.

Quanto é a faculdade de Medicina Veterinária pelo Fies?

A mensalidade de Medicina Veterinária nas instituições de ensino superior privadas pode ficar em torno de R$ 1.500, de forma que seja um alto valor para a maioria dos jovens universitários do Brasil.

Ao recorrer ao Fies, esse valor pode ser financiado em dois tipos de parcelas: mensais ou trimestrais. Assim, quando chegar o momento de começar a pagar por esse crédito, o estudante pode escolher entre essas duas alternativas.

Na opção de parcelas mensais o valor varia de acordo com alguns fatores, como a duração do curso em questão, o valor total que foi financiado, a renda comprovada pelo estudante e outros. E essas despesas só serão pagas após o fim da graduação em Medicina Veterinária.

Já com as parcelas trimestrais, é levado em consideração os juros do financiamento e o valor é definido no edital do Fies a cada semestre. Nesse caso, as parcelas são pagas ao longo do curso e em até um ano e meio depois de sua conclusão.

Como conseguir Fies para Medicina Veterinária?

Para concluir este artigo, iremos esclarecer as dúvidas de muitas pessoas: como conseguir o Fies? Acima você leu sobre os requisitos que esse programa exige para que os estudantes interessados possam participar da seleção, não garantindo que serão selecionados só por atenderem a esses critérios.

Além disso, exige outra regra a ser cumprida que é já estar matriculado em uma faculdade de Medicina Veterinária cadastrada no Fies, visto que não são todas as instituições de ensino superior privadas do país que fazem parte deste programa.

Em seguida, estando tudo de acordo com os pré-requisitos, com a nota de corte do Fies para Medicina Veterinária e com a sua matrícula, é necessário se inscrever no processo seletivo quando ele abrir e seguir com as etapas obrigatórias.

Você sabia que pode conseguir o seu financiamento estudantil sem depender do Fies? É só contar com o Pravaler! Com a gente, não tem número limitado de vagas, não precisa comprovar renda nem nota do Enem e você pode contratar em qualquer época do ano. No Pravaler você estuda sem precisar lidar com burocracia. Faça a sua simulação agora mesmo!

600x158 Veterinaria

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter