Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Fies Psicologia: veja como participar e qual a nota de corte Fies Psicologia: veja como participar e qual a nota de corte

Fies Psicologia: veja como participar e qual a nota de corte

Os estudantes universitários que buscam maneiras de arcar com as despesas da faculdade podem utilizar o Fies de Psicologia como um auxílio financeiro. Esse programa requer alguns pontos de atenção para entender como funciona e como os candidatos são selecionados para receberem as vagas de benefício financeiro.

Se você está matriculado no curso de Psicologia e quer tirar as suas dúvidas sobre o Fies, você acabou de chegar no local certo. A seguir iremos explicar as principais informações que você precisa saber sobre esse financiamento. Continue com a sua leitura!

Como funciona o Fies para Psicologia?

Fazer a faculdade de Psicologia pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) costuma ser a vontade de muitos universitários que entraram neste importante curso de ensino superior. A vida profissional de todo psicólogo começa na sala de aula.

Porém, as mensalidades das faculdades particulares estão cada vez mais caras e muitos estudantes buscam alternativas financeiras que os ajudem a continuar estudando sem serem impedidos por seus orçamentos.

O Fies e o P-Fies são opções de créditos que funcionam como empréstimos para os estudantes já matriculados em alguma instituição de ensino superior privada que faça parte das faculdades que aceitam o programa.

Sendo um recurso que milhares de alunos utilizaram e se beneficiaram desde seu lançamento, o Fies foi criado pelo governo federal e pelo MEC (Ministério da Educação) por volta de 1999 como uma solução para auxiliar os jovens de baixa renda a ingressarem no ensino superior privado e a terem acesso a uma educação de qualidade.

Desde então, a cada semestre os universitários buscam entender mais sobre como funciona o Fies, visto que o programa tem alguns critérios que devem ser atendidos tanto para que possam se inscrever no processo seletivo quanto para conseguir a tão desejada vaga neste financiamento estudantil.

Para conseguir esse disputado crédito, é preciso comprovar a renda familiar bruta mensal, a qual não pode ultrapassar três salários-mínimos por pessoa para o Fies e até cinco salários-mínimos por pessoa para o P-Fies. Também há uma nota mínima que deve ter sido alcançada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): ao menos 450 pontos e não ter zerado a redação.

No entanto, é essencial lembrar que atender a essas regras não significa já ter conseguido a vaga porque envolve uma seleção criteriosa e de alta concorrência.

O curso de Psicologia pelo Fies é bastante procurado por ser uma profissão de grande importância para a sociedade e com os mais variados campos de atuação. Assim, no início de todo semestre os estudantes que ingressaram nessa graduação buscam vagas no Fies.

A característica que mais marca o Fies é o fato de que as parcelas desse financiamento são pagas somente depois da conclusão do curso. Seja em Psicologia ou nas demais graduações, o estudante que tem contrato com o Fies começará a pagar as parcelas desse empréstimo a partir de quando se formar.

Número de vagas para Psicologia no Fies

O número de vagas no Fies costuma oscilar entre os cursos de graduação e entre cada semestre. Para saber quantas vagas específicas são para Psicologia, é necessário se informar no momento da inscrição no site oficial do Fies.

Nota de corte para Psicologia no Fies

Em relação a tudo o que envolve esse programa do governo, a nota de corte do Fies é uma das características mais essenciais de se entender. Afinal, se trata de uma pontuação que precisa ser atingida no Enem do ano anterior à inscrição no Fies.

A nota de corte para Psicologia no Fies vai além dos 450 pontos obrigatórios exigidos para se inscrever no programa. Afinal, essa pontuação mínima costuma ser de 500 pontos, em média. Ou seja, as instituições de ensino superior privadas têm essa pontuação que é como se fosse uma régua para selecionar os candidatos.

Sendo um fator que aumenta ou diminui dependendo do número de candidatos por vagas ofertadas pelas faculdades, a nota de corte para Psicologia no Fies costuma ficar entre 690 pontos e 450 pontos, sendo a pontuação mais alta e a mais baixa, respectivamente.

Quanto é a faculdade de Psicologia pelo Fies?

Agora que você já entendeu sobre a nota do Fies para Psicologia, é importante entender que os valores das mensalidades são os mais diversos. Dessa forma, o valor da faculdade pelo Fies vai depender de vários critérios que são utilizados para definir o financiamento, como renda do estudante, valor da mensalidade, entre outras.

Por isso, não deixe de se informar sobre esses valores e sobre o valor total da graduação de Psicologia na sua faculdade, de modo que possa estimar quanto custará esse auxílio financeiro.

Como conseguir Fies para Psicologia?

O principal jeito de conseguir o Fies é se encaixando em todos os critérios exigidos, ou seja, de renda familiar mensal e de pontuação mínima, e estar acima da nota de corte de Psicologia, lembrando que quanto mais acima, melhor será.

Em seguida, é só se inscrever no programa quando o período for aberto – normalmente no início do semestre – e dar sequência para as etapas de seleção do Fies, como o cadastro e apresentação dos seus documentos. Tudo isso é feito de forma online e digital, diretamente no site oficial do Fies.

Mas sabia que existe uma outra ótima alternativa para quem não conseguiu o Fies ou não quer depender da concorrência do programa? É o financiamento estudantil privado do Pravaler: uma solução feita para calouros e veteranos que não querem burocracias atrapalhando os seus estudos.

Veja também: Pravaler ou Fies: afinal qual a melhor opção?

Para conseguir o seu crédito com o Pravaler e estudar Psicologia sem pagar caro por isso, basta fazer a sua simulação aqui em nosso site e conferir as opções de financiamentos que temos para você.

E o melhor: você pode contratar em qualquer momento do ano sem precisar comprovar renda nem nota do Enem, e com a gente não tem limite de vagas. É tudo rápido, fácil e sem complicação. Vem realizar o seu sonho de estudar Psicologia o quanto antes!

CTA Curso de Psicologia

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter