É possível financiar curso EAD?

Por useradmin

É possível financiar curso EAD?

As faculdades na modalidade EAD (Ensino a Distância) se tornaram uma ótima alternativa para quem já trabalha e deseja conquistar uma graduação.

No entanto, mesmo não sendo necessário assistir às aulas presencialmente, as mensalidades dos cursos EAD são muito próximas dos cursos presenciais.

A boa notícia é que existem diversos tipos de financiamentos que ajudam a concluir o curso sem a preocupação com a questão financeira.

Confira a seguir quais são as melhores opções disponíveis!

Como funciona o financiamento estudantil para EAD

O financiamento estudantil é uma modalidade de crédito universitário. Significa que ele funciona de maneira similar a um empréstimo.

Atualmente, existem diferentes opções de crédito para os cursos EAD. Cada financiamento possui regras próprias e o aluno precisa avaliar qual é o mais compatível com sua realidade financeira.

Atendendo aos requisitos do programa escolhido, o aluno terá acesso ao benefício e o pagamento poderá ser realizado durante a faculdade ou após a formatura.

Além disso, a burocracia está cada vez menor e existem opções com taxas de juros bem acessíveis para os estudantes EAD.

Conheça as melhores opções de financiamento

FIES

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é o maior programa do Governo Federal destinado ao crédito estudantil. Possui juros baixos e um longo prazo para pagamento.

É uma opção atraente para os estudantes que não têm condições financeiras para arcar com a mensalidade dos cursos. Infelizmente, o FIES ainda não está disponível para os cursos na modalidade EAD.

A boa notícia é que esse cenário deve mudar. O Congresso já está analisando um projeto de lei para incluir o ensino a distância no programa.

Instituições de Ensino

Algumas instituições mantêm programas de financiamento próprio para os estudantes que se inscrevem em seus cursos EAD. Vale a pena o aluno se inteirar destes programas antes de escolher a faculdade.

Em geral, o aluno que contrata o empréstimo realiza o pagamento somente depois de formado, em parcelas corrigidas pelo índice IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado).

Empréstimo Estudantil Privado

O financiamento estudantil privado é uma outra opção disponível para estudantes EAD. Ele também funciona da mesma forma que um empréstimo.

O estudante recebe um valor para pagar a faculdade e depois precisa devolver, normalmente acrescido de juros, correção monetária e/ou taxas administrativas.

Algumas das vantagens deste tipo de financiamento:

  • pouca burocracia para obter o crédito
  • a nota do ENEM não conta
  • maior velocidade na liberação dos recursos

Outra vantagem é que em algumas delas o financiamento pode ser utilizado em conjunto com outros benefícios, como o PROUNI ou descontos das faculdades.

Financiamento bancário

Os bancos também possuem linhas de crédito estudantil que abrangem os estudantes dos cursos EAD. Em geral, é necessário ter uma conta no banco que deseja contratar o financiamento e a faculdade também deve ser conveniada.

Nesse caso, os bancos arcam com os valores das mensalidades, parcialmente ou em sua totalidade, e o estudante passa a ter um contrato com a instituição financeira.

Os pagamentos são realizados diretamente ao banco, podendo ser feitos ainda durante o curso ou somente após seu término.

Os juros costumam ser menores do que o cheque especial e outras linhas de crédito disponibilizadas no mercado.

Em resumo, existem muitas opções de financiamento para cursos EAD que podem ajudar o estudante a conquistar sua graduação e se qualificar melhor para o mercado de trabalho.

Com um bom planejamento, é possível avaliar e identificar as melhores condições para que o empréstimo estudantil caiba no orçamento.

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.