Grupos de programação – por que é tão importante estar neles? Grupos de programação – por que é tão importante estar neles?

Grupos de programação – por que é tão importante estar neles?

Uma coisa é certa: quem trabalha na área tech precisa ser antenado. E participar de grupos de programação é a maneira mais fácil de se manter atualizado, fazendo contatos e compartilhando suas referências profissionais, já que essas comunidades permitem o compartilhamento de vagas e o debate em torno de experiências ou interesses em comum. 

Alguns desses grupos são bem focados na divulgação de vagas e na troca de conhecimento, mas outros permitem que os participantes compartilhem informações pessoais, vendam seus serviços e abram discussões off topic que, geralmente, resultam em debates ricos e esclarecedores. Ou seja, todo mundo sai ganhando, né?

Claro que nem todos os grupos vão agradar todas as pessoas, mas existe um vasto leque de opções que te trarão novas oportunidades e conhecimentos. 

E com certeza, algum deles vai satisfazer suas necessidades!

Para te ajudar nessa seleção de interesses, separamos alguns grupos do LinkedIn, Telegram, Facebook e Slack que você deve manter no seu radar. Não vai ficar de fora, né?!

Grupos de programação no LinkedIn

Profissionais de Tecnologia da Informação

Este é um grupo público com excelentes recursos para a comunidade tech,  incluindo dicas de atualização, marketing, finanças e investimentos. Por lá, você vai encontrar vagas de emprego e postagens gerais abordando diferentes particularidades do setor.

Vagas de emprego: Tecnologia da Informação

Apesar desse grupo focar em oportunidades de emprego, ele oferece também discussões aprofundadas sobre as melhores práticas e ferramentas tecnológicas. 

Grupos de programação no Telegram

No Brasil, o Telegram ainda não tem tanto apelo comercial quanto o WhatsApp. Mas, para os profissionais de TI, ele se tornou um excelente meio para troca de experiências e conhecimento. Por isso, trouxemos alguns grupos – de diferentes categorias – que permitem a criação de networking e compartilhamento de dicas gerais da profissão. Tem opções para todos os gostos:

Empregos e mercado de trabalho:

Diversos:

Grupos de programação no Facebook:

O Facebook ainda é considerada uma das redes sociais mais populares no Brasil. Mas se engana quem pensa que ele é feito apenas para compartilhar memes ou notícias de política. A plataforma também é ótima para obter conhecimento, especialmente na área de tecnologia, seja por meio das milhares de páginas ou através dos grupos de programação.

Conheça alguns deles:

Python Brasil – Programadores

Focado em Python, este grupo tem o objetivo de ajudar os iniciantes. Assim, o espaço fomenta a troca de conhecimento e discussões específicas sobre  essa linguagem.

Acesse o grupo

C++ Linguagem de Programação

Se você se interessa por C++, saiba que neste grupo, os membros compartilham suas experiências, jobs e sites com novidades sobre essa linguagem de programação. O grupo também é aberto para qualquer pessoa, independente do seu conhecimento.

Acesse o grupo

Programação JAVA/PHP/C#

Memes, vagas, freelas e cursos podem ser encontradas neste grupo. Com visibilidade pública, as discussões aqui giram em torno das linguagens Java, PHP e C#.

Acesse o grupo

Grupos de programação no Slack:

Apesar de ter sido criado para facilitar a comunicação dentro das corporações, o Slack acabou se revelando também como um excelente canal comunicação para compartilhar diferentes causas e assuntos. Inclusive, dentro do universo da tecnologia. 

No Brasil, por exemplo, existem muitos grupos interessantes no Slack para quem quer se manter atualizado e marcar presença.

Vamos à lista?

Carreira Solo

Espaço para profissionais que querem trocar ideias, jobs e experiências. Além de debaterem sobre freelas, trabalho remoto, captação de clientes e criação de networking.

Acesse o grupo

Brasil JS

É o maior grupo de Slack dedicado exclusivamente a JavaScript no Brasil. Foi criado pela fundação Brasil JS, com objetivo de reunir pessoas em torno dessa linguagem.

Acesse o grupo

WordPress Brasil

Para os entusiastas de WordPress, esse grupo conta com uma comunidade bem ativa e canais sobre plugins, open source, networking e, claro, vagas de trabalho.

Acesse o grupo

Google Developers Brasil

Este grupo reúne profissionais de programação, tecnologia ou áreas afins que participam frequentemente dos eventos do Google Brasil. Seja como público ou palestrantes.

Acesse o grupo

Front End Brasil

Comunidade na qual se discute tudo sobre o desenvolvimento front-end. É formado por pessoas bem ativas e especialistas nos mais variados assuntos. Contando ainda com canais específicos para falar de HTML, CSS, Javascript, workflow, entre outros.

Acesse o grupo

Por que você deveria participar de grupos de programação?

Os grupos de programação oferecem diversas possibilidades como: discutir sobre determinado tema, promover pesquisas e conhecer novas pessoas. Mas, certamente, um dos maiores benefícios para as pessoas que atuam ou querem atuar na área tech, é que estes grupos compartilham informações que muitas vezes ainda nem chegaram ao Brasil.

Só quem trabalha com programação sabe que boa parte dos materiais disponíveis hoje estão em inglês e são demasiadamente técnicos, o que nem sempre facilita o processo de aprendizagem. Então, se você quer ficar por dentro das novidades, tendências e inovações da área tech ou está buscando um emprego, saiba que estar em grupos de programação é essencial. Afinal, seja qual for o seu interesse, existe um grupo para você.

Sabemos também que o nosso dia a dia é corrido e, muitas vezes, é difícil filtrar quais são os melhores e mais atualizados conteúdos. Por isso, separamos alguns perfis no Medium que fazem parte do mundo da tecnologia para você acompanhar e se manter atualizado

Não perca tempo e salve aqueles que interessam na sua lista de favoritos!

Categoria: Carreira Pravaler

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.