10 hábitos que atrapalham seus estudos

O modo como as pessoas se comportam somado aos maus hábitos e à falta de organização podem prejudicar bastante quando o assunto é a condução dos estudos. Coisas simples como esquecer o material escolar, por exemplo, podem e devem ser evitadas facilmente; já outras circunstâncias exigem esforço e dedicação um pouco maiores para que sejam transformadas.

Veja alguns hábitos que atrapalham seus estudos!

1 – Não dar atenção aos materiais

Aluno que se preze não deve chegar à aula com o material errado ou simplesmente sem ele. Acredite: isso atrapalha e muito seu desenvolvimento em sala, além de permitir que você se distraia com atividades paralelas por conta de outras pessoas ou leituras erradas.

2 – Deixar-se distrair

Que foco é fundamental, você já deve saber! Então, caro aluno, se você ficar levantando o tempo todo para ir ao banheiro ou dissipar sua concentração com mil compromissos na cabeça, vai se tornar cada vez mais difícil pôr em prática seus estudos.

3 – Não compreender o que o professor pediu

Dúvidas sobre o professor pediu durante uma atividade em sala de ala? Nessas horas, você não ficar se culpando ou criticar a aula, afinal, atitudes como estas não resolvem nada. A responsabilidade de correr atrás das informações é toda sua!

4 – Não relaxar

Planejar os estudos e se dedicar a eles são de suma importância para o bom desempenho nas provas, mas você deve se atentar ao descanso, pois ele é uma parte importante do seu dia. Também não se esqueça de reservar algum tempo para a diversão.

5 – Pensar que sabe tudo

Aprenda uma coisa: aprimorar conhecimentos nunca é demais. Portanto, pensar que já entende toda a matéria e que não precisa estudar é um grande erro. Além do mais, você pode prejudicar, com essa postura, seus colegas de sala. Todos querem a companhia de um colega gentil, e isso inclui você.

6 – Estudar no lugar errado

Evite estudar em locais onde a distração corre solta. Como a sala da sua casa, por exemplo. Ela, sem dúvida alguma, pode apresentar um ambiente confortável e até (por que não?) apropriado para os estudos, mas com certeza, o barulho e as pessoas que passam podem afastar você do seu objetivo, que é estudar com o máximo de concentração. Procure espaços mais reservados e não irá se arrepender.

7 – Não saber como evitar distrações

Saber lidar com aquelas pessoas e situações que possam vir a atrapalhar você enquanto estuda faz parte da estratégia. Se por um acaso você for interrompido por uma ligação ou visita casual, ser educado e delimitar essa situação só trará bons resultados ao seu rendimento. Deixe para conversar com os amigos ou familiares assim que seu momento dedicado aos estudos esteja terminado.

8 – Estudar quando se está cansado

Esteja certo de uma coisa: se você atrasou os estudos e bateu o desespero com o dia seguinte, tente, ao menos, descansar antes de começar as leituras. Afinal, um erro dos grandes é estudar cansado, uma vez que você não consegue se concentrar o suficiente e tampouco memorizar o necessário.

9 – Não ter bom comportamento

Lembre-se que na época em que você ainda era um estudante do ensino médio, seu comportamento e responsabilidades eram diferentes. Mas agora, na universidade, a maioria das coisas sem dúvidas irão mudar, principalmente a relação com os professores e as exigências acadêmicas. Tenha maturidade para lidar com esse momento.

10 – Evitar estudar o que não gosta

Ainda que uma matéria não seja de seu agrado, tenha um teor mais difícil ou seja simplesmente chata, isso não significa que ela não seja importante. Mudar sua mentalidade em relação a isso e aprender a valorizar cada matéria a partir de um ponto de vista particular são essenciais para vencer adiante. Por que não associar matérias que você gosta mais e menos? Pode ser uma ótima opção!

E então, como andam seus hábitos na hora dos estudos? Conte para a gente nos comentários.

Categoria: Dicas de Estudo

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.