Como transformar um hobbie em carreira?

Universidade Modulo Universidade Modulo

Por PRAVALER

Como transformar um hobbie em carreira?

Seu hobbie pode virar carreira e esta é uma excelente ideia! O que você ama fazer? Já deve ter ouvido falar que pessoas felizes trabalham melhor e produzem muito mais, não é mesmo? Então, imagine alguém que é apaixonado por aquilo que faz! Com certeza, é alguém com muito mais chances de ser bem sucedido profissionalmente.

Você pode virar um jogador de poker profissional, investir em uma carreira musical, ser dono de um blog sobre games ou até se especializar em gastronomia oriental. Existem inúmeras possibilidades para tornar o que você acha divertido uma profissão! Confira abaixo algumas dicas para começar uma apaixonante carreira:

Identifique suas paixões
O primeiro passo é descobir quais são os seus hobbies: o que você, de fato, gosta de fazer? Para você, é divertido ler sobre tendências de moda nas horas vagas? Então, pode ser uma boa ideia se especializar em algum dos variados ramos do mundo fashionista; você pode seguir carreira como estilista, consultora ou personal stylist, por exemplo. Nessa hora, é importante aprender a identificar o que você gosta de fazer de vez em quando daquilo que você realmente ama fazer!

Descubra como o seu hobbie pode contribuir para a sociedade
Depois de definir qual é o seu hobbie, é hora de descobrir como transformá-lo em carreira. Para isso, a dica é simples: pense em como o que você ama fazer pode ajudar outras pessoas. Por exemplo, se você adora tocar violão e tem talento para isso, por que não ganhar a vida ensinando outras pessoas? Seguir uma carreira musical pode ser uma excelente escolha nesse caso e as possibilidades são muitas; professor, trilhista, produtor e músico profissional são só algumas das profissões nesse caso.

Planeje a sua carreira
É muito importante definir as estratégias e ações necessárias para fazer do seu hobbie uma carreira de sucesso. Comece pesquisando mais sobre a sua área de interesse. Quais são as possibilidades profissionais? O que é preciso estudar para chegar lá? É interessante saber quais são os profissionais que já têm destaque no mercado e analisar qual foi o caminho percorrido por eles. Se você adora ler e quer construir uma carreira na área de literatura, por exemplo, pode começar pesquisando editores de sucesso.

Descubra tudo sobre o assunto
Leia muito sobre o seu hobbie. Essa é a melhor maneira de descobrir tudo sobre ele e de conhecer quais são as possibilidades de construir uma carreira na área. Também é uma boa ideia conversar com profissionais que já são formados para aprender mais sobre o mercado de trabalho! Quanto mais informações você tem, mais fácil fica encontrar o caminho para se profissionalizar naquilo que ama.

Não tenha medo de começar algo novo
Muitos profissionais de sucesso, apaixonados pelo que fazem, precisaram inovar e arriscar algo novo. Seu hobbie pode não ser algo comum no mercado de trabalho, mas com criatividade e ousadia é possível descobrir novas possibilidades profissionais.

Seja o melhor naquilo que ama
Estude muito, busque especializações e não pare nunca de aprender sobre aquilo que ama! Arrisque, mantenha a cabeça aberta e conheça o mercado da sua área profissional: estas são algumas dicas para ser o melhor na área.

E você, o que acha da possibilidade de fazer do seu hobbie sua profissão? Deixe sua resposta nos comentários!

Compartilhar
Categoria: Ajuda na Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.