Inscrições Enem 2016 – como fazer?

Fazer as inscrições ENEM 2016 é o ponta pé principal para ingressar numa instituição de ensino superior e cursar a graduação dos seus sonho. O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal vestibular do País e a porta de entrada principal para universidades federais e programas educacionais do governo como Sisu, Prouni e Fies. Por isso, se atribui tamanha importância a essa prova que todos os anos mobiliza milhões de pessoas em um final de semana. Quer saber como fazer sua inscrição ENEM 2016? Veja nossas dicas no artigo:

Inscrições ENEM 2016

A inscrição no ENEM 2016 é realizada de forma exclusiva pela internet. Anteriormente, existiam alguns pontos disposto pelo MEC que poderiam fazer sua inscrição de forma presencial. Mas, isto foi extinto.

É muito fácil fazer sua inscrição no ENEM 2016 pelo site do ENEM, basta apenas que informe os dados corretamente no momento do preenchimento do formulário.

1 – Acesse o site oficial de inscrições para ENEM 2016 pelo seguinte endereço://www.enem.inep.gov.br. No menu central estará a disposição do candidato três opções:  orientações ao participante, inscrição 2015 e página do participante. Clique em “inscrição 2015”.

2 – Você será redirecionado a página para efetuar inscrição do ENEM 2016. Nela, informe seu CPF, data de nascimento e clique na figura que está sendo pedido pelo sistema. Ao terminar, clique no botão “enviar”.

3 – A terceira etapa consiste em informar os dados pessoais, como CPF, número de identidade, nacional, estado civil, além da etnia. Outro ponto a ser preenchido é o e-mail, que desde 2015 passou a ser único. Portanto, ninguém poderá usar mais de uma vez o mesmo e-mail para fazer inscrição no ENEM 2016.

4 – No passo seguinte o candidato deve informar a senha que desejará usar para entrar nosistema do ENEM 2016. Fique atento, pois a mesma senha escolhida para o ENEM será utilizada para ter acesso a outros programas como Prouni, Sisu e Fies.

5 – No quinto passo o estudante deverá informar se deseja algum atendimento especifico e/ou especializado para ENEM 2016. Ou seja, se o candidato possui algum tipo de deficiência ou condição especial.

6 – Antes de prosseguir para a próxima etapa, o sistema irá expor todas suas informações preenchidas com objetivo de confirmar se estão corretas.

7 – A sétima etapa consiste na apresentação do formulário de informação de prova. Essa etapa requer que o candidato solicite a cidade em que deseja realizar a prova, assim como escolher entre espanhol e inglês para prova de língua estrangeira.

8 – A etapa informações do ensino médio consiste no preenchimento de informações relativas ao ensino médio. Quem optar por obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo ENEMdeve informar a instituição certificadora onde irá pegar o documento.

9  – O preenchimento do questionário socioeconômico é de grande importância para o ENEM 2016. É por meio dele que o INEP e MEC ficarão conhecendo as principais informações econômicas dos candidatos, assim como poderá ser usadas para conceder a declaração de isenção da taxa.

10 – Pronto, sua inscrição no ENEM 2016 foi concluída com sucesso.

Fonte: linkabrasil.com

Categoria: ENEM

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.