Universidade Unijipa Universidade Unijipa

3 dicas para não deixar que a internet atrapalhe seus estudos

No mundo de hoje, estudar ou trabalhar com a internet ligada é uma necessidade, mas ao mesmo tempo parece impossível. São muitos sites para tomar nossa atenção, e-mails a serem enviados e grupos para responder. Por isso, é essencial saber lidar com seu tempo e cuidar para não deixar que a internet atrapalhe seus estudos. Pelo contrário: ele está aí para auxiliá-lo! Por isso, essas dicas vão ajudá-lo a usar a internet a seu favor.

1 – Desconecte-se por algumas horas
O meio mais simples de se afastar da internet na hora dos estudos é desconectá-la. Isso nem sempre é possível – e não é fácil, definitivamente -, mas, se puder, desligue antes de começar a estudar. Coloque o celular no modo avião e tire o telefone do gancho, também. Assim, você não vai ser interrompido por algum grupo do WhatsApp enquanto revisa as matérias que precisa.

Isso vai ajudá-lo a se concentrar e a determinar que seu horário de estudos começou. É importante que você crie uma rotina para esse momento, e o ato de desconectar a internet pode ser um dos passos dessa rotina. Seu cérebro fica menos atento às mil distrações do mundo digital e mais atento para compreender o conteúdo.

2 – Use aplicativos para bloquear suas distrações
Se não for possível desconectar a internet – porque você a compartilha com outras pessoas ou porque precisa dela para estudar -, use aplicativos que bloqueiam sites específicos. Os plugins Stay Focusd e Productivity Owl são exemplos de aplicativos que permitem que você escolha alguns sites e determine por quanto tempo não poderá abri-los. Mesmo que você reinicie o computador, o aplicativo não deixa que você entre! Já o site Rescue Time pode mantê-lo atualizado de quanto tempo por semana você está gastando em aprendizado e quanto tempo é gasto em sites aleatórios.

Coloque todos os sites que possam distraí-lo nesses plugins – não só as redes sociais! E aproveite os sites que ajudam em seus estudos sem cair na tentação de dar mais algumas risadas naquele site de piadas.

3 – Saiba administrar seu tempo
Seus estudos são importantes, mas também é importante saber quando dar uma pausa. Por isso, você pode se dar uma folga de tempos em tempos e espiar o Facebook depois de horas de estudo. Mas estipule metas! Por exemplo, depois de 40 minutos respondendo questões de matemática, você pode ficar dez minutos nas redes sociais ou conversando com alguém no celular. Depois, volte aos estudos! Assim, você equilibra a diversão e o trabalho duro.

O mais importante é que você saiba quando o uso da internet está atrapalhando e é hora de parar. Assim, você pode se dedicar aos estudos de forma integral, se concentrar de verdade no conteúdo e aprender mais. Quando já tiver passado naquele concurso ou naquela disciplina da faculdade, vai ter muito mais tempo livre para se divertir online ou offline. Até lá, use as ferramentas digitais a seu favor, bloqueie os sites necessários e mãos à obra!

Categoria: Dicas de Estudo

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.