Linguagem corporal no trabalho: como demonstrar segurança através de suas atitudes


Linguagem corporal no trabalho: como demonstrar segurança através de suas atitudes

Você sabia que até 80% da opinião que seu interlocutor faz sobre você ocorre antes dos primeiros quatro minutos de conversa? Este fato demonstra a importância do tom voz e, principalmente, da linguagem corporal no mundo dos negócios, podendo ser úteis para o fechamento de negócios, vendas e até parcerias comerciais.

Porém, a grande maioria dos profissionais ainda tem muito a aprender sobre a linguagem corporal no trabalho e perdem muitas vezes a chance de se aproveitar da dimensão física da comunicação, prejudicando tanto as relações interpessoais com os demais colaboradores quanto o sucesso em diversas situações.

Entenda como a linguagem corporal pode contribuir para o seu crescimento profissional e como transmitir segurança através de suas atitudes:

A importância do contato visual

O contato visual é um dos fatores mais importantes da linguagem corporal: manter os olhos fixos em seu interlocutor é fundamental para despertar empatia. Portanto, procure não olhar para baixo durante conversas e nunca dar as costas para o público quando realizar apresentações.

Disposição dos membros

Não só os gestos das mãos e as expressões faciais são importantes para a linguagem corporal nas relações profissionais. A maneira como se dispõem os membros também diz muito sobre você. Manter as mãos na cintura ou nos bolsos, as pernas muito abertas e os braços cruzados são atitudes que indicam falta de disciplina e desleixo por parte do profissional. É interessante manter os braços ao lado do corpo e gesticular a partir dos ombros, não dos cotovelos, evitando a sensação de que está dançando.

Posturas e gestos neutros

É importante que o foco da atenção do seu interlocutor seja sempre o que você está dizendo e não a forma como se movimenta. Os movimentos corporais devem reforçar sua mensagem e não interferir nesta: procure evitar gestos como batucar na mesa, mexer nos cabelos ou estalar os dedos.

Atenção à forma como se senta

Ficar largado na cadeira enquanto conversa com alguém indica desleixo e falta de atenção ao que está sendo discutido. É importante que o profissional se sente com postura ereta, inclinando-se para a frente e levantando a cabeça quando seu interlocutor fala, de forma a demonstrar interesse. Evite sentar-se na ponta da cadeira ou manter as mãos dobradas sobre o estômago durante uma reunião; estes gestos demonstram insegurança e prejudicam sua imagem perante as pessoas com quem você está conversando.

Postura profissional

A postura no dia a dia do trabalho também é fundamental para demonstrar segurança e engajamento com relação às suas tarefas. Evite sentar-se apoiando o queixo na mão, por exemplo, já que esta atitude demonstra cansaço. Espreguiçar-se também é uma atitude a ser evitada: caso se sinta cansado, vá até o banheiro e lave o rosto.

Linguagem corporal em apresentações

Ao realizar apresentações no trabalho, algumas dicas de linguagem corporal podem ser importantes para atrair a audiência e passar a mensagem que deseja. O profissional nunca deve voltar as costas para a plateia, procurando direcionar seu olhar para si e para a apresentação de slides. É interessante que estas sejam realizadas em pé, proporcionando mais mobilidade para que se mexa e evitando a sensação de que está preso à cadeira.

Saia do escritório

O desenvolvimento de práticas de linguagem corporal na vida profissional requer tempo e prática. Uma boa dica é abrir um espaço na agenda para atividades ao ar livre que permitam ao profissional sentir seu corpo e o ambiente que o cerca e entrar em contato com outras pessoas. Invista em atividades físicas não convencionais, como teatro, circo e dança, por exemplo.

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.