Conheça 5 Livros para inspirar sua criatividade


Quem trabalha com a criatividade sabe que tem dias em que parece que a inspiração não vem de jeito nenhum, não é mesmo? Nesses momentos, é preciso buscar ajuda de coisas que tragam boas ideias e agucem a criatividade! Uma boa sugestão para isso são livros criativos, que estimulam a mente, ampliam os horizontes e ajudam você a pensar em soluções inovadoras para seus projetos!

5 livros para inspirar sua criatividade

1 – Motion Silhouette

imagem do Livro Motion Silhouette
O livro Motion Silhouette é infantil, mas, com certeza, quem mais consegue apreciar são os adultos! Ele foi criado pelos artistas japoneses Tathuhiko Nijima e Megumi Kajiwara e não conta com sequer uma palavra. Toda a história do livro é contada através de imagens que são apenas silhuetas.

Entre cada página do livro, há uma estrutura recortada que, contra a luz, forma a silhueta de uma imagem sobre a página. Assim, conforme o leitor vai virando as páginas, esses elementos vão formando imagens e contando a história. Esse livro é muito interessante, pois mostra como objetos externos e o ambiente podem mudar a percepção que temos sobre algo. Também é uma ótima inspiração para ter ideias criativas usando algum princípio parecido.

2 – The Girl Who Was Plugged In

Imagem do Livro The Girl Who Was Plugged In
Esse livro criativo, criado por Felix Heibeck, Alexis Hope e Julie Legaull, é o primeiro sensorial do mundo. A ideia é que, conforme o leitor vá entrando na história, ele sinta as mesmas sensações dos personagens. Para isso, o livro é composto por duas partes. A primeira é um grande livro em papel, acoplado com luzes de LED, que se conecta com a segunda, um colete que o leitor deve vestir enquanto faz a leitura.

A tecnologia do livro e do colete desencadeia no leitor diversas experiências sensoriais, como calor, frio, pressão e mudanças de pulsação. É uma experiência completamente inovadora e fora do comum, que pode despertar diversas ideias e inspirar a criação de projetos sensoriais.

3 – Roube como um artista

Imagem do Livro Roube como um artista
O best seller do autor Austin Kleon busca mostrar que a criatividade é algo mais relacionado à autenticidade do que à genialidade. O autor reúne ao longo do livro diversas dicas, macetes e estratégias para os profissionais terem ideias mais criativas em seus trabalhos. O texto do livro é baseado em uma palestra do autor feita em NY que, depois que foi para a internet, virou um grande sucesso. Este livro criativo é bem humorado, simples e é considerado um “manual” para ter criatividade na era digital.

4 – O olhar da mente

Imagem do Livro O olhar da mente
Esse livro criativo do neurologista Oliver Sacks é uma obra instigante. Ao longo da leitura, o autor cria várias perguntas nas nossas mentes, como: até que ponto somos os criadores de nossas sensações? Em que medida moldamos nosso cérebro através do que vivenciamos?

O autor ajuda a responder esses questionamentos, conta relatos bem inspiradores e divide um pouco da sua história. Tudo é contado a partir de uma perspectiva onde a ciência é vista a partir da experiência humana. As histórias contadas são muito inspiradoras, nos ajudam a ver a realidade com outros olhos e pensar fora da caixa.

5 – Creative Confidence

Imagem do Livro Creative Confidence
O livro de David Kelley e Tom Kelley busca demistificar os “tipos criativos”. Ao longo da obra, os autores ensinam como libertar o potencial de criatividade que existe em cada um de nós e explicam que qualquer pessoa pode ser criativa, mesmo que não acredite que tenha essa capacidade. É um livro bem interessante para refletir sobre as próprias ações e pensar em uma carreira produtiva e bem-sucedida.

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.