Local de prova do Enem 2019

Saiba qual o local de prova do Enem 2019 - PRAVALER


Entre tantas responsabilidades que o estudante tem no ano do vestibular, a preparação em função das datas e diferentes eventos exigidos deve estar entre as prioridades. É por isso que é importante que você saiba qual o local de prova do Enem 2019 com certa antecedência, para que tenha como se planejar para o deslocamento e evitar problemas, como dificuldade de transporte e atrasos.

É sobre isso que pretendemos tratar neste artigo, além de dar a você algumas outras orientações relevantes em relação à parte de organização para a prova. Sendo assim, confira o conteúdo na sequência.

Quando sai o local do prova do Enem 2019?

Fique atento à página do INEP. É nela que serão divulgadas as atualizações a respeito do calendário oficial do exame. Essa deve ser a sua referência por se tratar de uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela prova.

Dentro do portal do INEP, você tem acesso ao site do Enem, que apresenta um cronograma completo com as datas e os eventos referentes ao exame.

Nessa página, vá até Cronogramas. É nesse espaço aberto a qualquer visitante que você saberá a data exata para a divulgação do local da prova do Enem 2019.

Até o momento essa data ainda não está confirmada, mas é padrão que ela aconteça um mês antes da aplicação do exame, sendo assim, como o Enem em 2019 está marcado para 3 e de 10 novembro, a tendência é que a divulgação dos locais de prova aconteça por volta de 3 e 10 de outubro.

Assim, para que o estudante tenha como saber onde precisará fazer a prova, será necessário apenas conferir o seu Cartão de Confirmação da Inscrição dentro do site do INEP.

Além do local onde será realizada a prova, este documento traz informações como:

  • o número de inscrição do aluno;
  • data e horário da aplicação da prova;
  • orientação a respeito de eventuais atendimentos especiais;
  • opção da prova de língua estrangeira;
  • outras orientações.

Como a escolha do local é feita?

Uma dúvida muito comum por parte dos estudantes é a respeito dos critérios utilizados pelo INEP para definir os locais de prova. Quanto a isso, saiba que assim que termina a fase de inscrição, começa uma nova fase, que serve para que os organizadores da prova atribuam aos candidatos locais de prova próximos, na medida do possível, de onde residem.

Para tanto, é preciso considerar uma série de elementos como a relação de inscritos confirmados, seus endereços, tudo o que envolve o consórcio responsável pela aplicação da prova, eventuais condições especiais de participantes, entre outros. Essa análise é feita de maneira automática dentro de um sistema e concluída a tempo de os resultados serem divulgados no Cartão de Confirmação de Inscrição que você recebe em casa.

De maneira geral, o objetivo dessa fase é simplificar a vida do candidato, permitindo que ele faça a prova próximo de onde mora até para que esse não seja um diferencial entre os participantes do exame.

Como se preparar para a prova do Enem?

Feita a sua inscrição, passe a tomar o site do INEP como referência para datas e divulgações. É no seu Cartão de Confirmação que aquilo que de mais importante a respeito do exame deverá ser atualizado.

Assim, como a divulgação dos locais de prova tende a ser feita cerca de um mês antes do exame, o ideal é que logo que tiver acesso a essa informação, você vá até o lugar definido para fazer uma espécie de simulação do seu trajeto. Avalie questões como o tempo para sair de casa e chegar até o seu destino, opções mais seguras de condução, entre outros fatores. Faça isso novamente na véspera da prova, para garantir que eventuais mudanças não atrapalhem o seu planejamento.

É importante também que você saia de casa com antecedência, pois é melhor chegar muito cedo e ficar esperando até a abertura dos portões do que chegar em cima da hora e perder aquela que pode ser a oportunidade da sua vida.

No geral, com uma boa organização e certa prudência, fica muito mais fácil se preparar para chegar com tranquilidade ao local de prova. De qualquer forma, não se preocupe: a tendência é que você seja direcionado a uma escola próxima ao local de onde mora ou do endereço fornecido na sua inscrição. Neste caso, tome cuidado para não se atrasar, justamente por estar próximo demais do seu compromisso.

O que levar no dia da prova?

Atenção especial a este ponto. Você pode até ser eliminado caso desrespeite as regras do Enem em relação aos materiais permitidos. Entre os itens proibidos pela organização do exame estão alguns utensílios comuns no dia a dia do estudante, como caneta não transparente, lápis, lapiseira e até borracha. Também não são permitidos corretivos, dispositivos de natureza eletrônica, tais como smartphones, tablets e relógios, fones de ouvido, entre outros.

Isso não quer dizer que você deva deixar o seu celular em casa para fazer a prova. Se puder fazer isso, melhor, mas caso não tenha como abrir mão dele, procure o fiscal de prova e entregue o aparelho para a organização. Caberá a ele guardá-lo dentro de um envelope para devolvê-lo assim que você concluir o seu exame.

Entre os materiais permitidos estão a Carta de Confirmação da Inscrição impressa pelo aluno, os documentos de identificação com foto, como RG e a Carteira Nacional de Habilitação, além de caneta de tinta preta e material transparente.

Em resumo, fique atento à sua Carta de Confirmação da Inscrição para dar continuidade a todo o processo iniciado com a sua inscrição no Enem 2019. Dentro do site do INEP e no dia da prova, esse será o documento que trará as informações mais importantes sobre o seu teste.

Agora que sabe como identificar o local de prova do Enem 2019, confira também o nosso guia completo do Exame Nacional do Ensino Médio.

Compartilhar
Categoria: Enem
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.