Melhores práticas para elaborar um currículo infalível


Melhores práticas para elaborar um currículo infalível

Descubra como elaborar um currículo valorizando suas qualidades e competências para chamar atenção dos recrutadores e conquistar a tão sonhada vaga

O currículo é o primeiro contato que o recrutador tem com o candidato. É por meio dele que a empresa verifica se a pessoa preenche os requisitos necessários para a vaga. Portanto, ao elaborar um currículo, é muito importante valorizar sua formação, experiência e competências.

Mas, nem todo mundo se atenta para essa necessidade. Por isso, muitos candidatos enviam currículos genéricos às empresas, sem qualquer atrativo que chame a atenção do recrutador. A consequência é que muitos CVs vão parar em um arquivo ou, pior, vão direto para a lata do lixo.

A prova disso é que apenas 2% dos candidatos a vagas de emprego são chamados para a entrevista presencial. Este número foi obtido em um estudo, realizado por uma empresa de software de recrutamento.

Mas, como elaborar um currículo que desperte o interesse do recrutador e abra portas para uma entrevista? A resposta para esta pergunta você encontra neste artigo. Portanto, leia até o final e descubra como impressionar já no primeiro contato!

Como elaborar um currículo eficaz

Ao elaborar um currículo, é importante ter em mente qual o seu objetivo e quais os requisitos para a vaga. Por isso, não é aconselhável enviar o mesmo CV a várias empresas, muito menos a vagas diferentes na mesma companhia. O mais adequado é valorizar as informações relevantes para o cargo e descartar as desnecessárias.

Lembre-se que o currículo é uma etapa importante e seu foco é ser chamado para a próxima: a entrevista presencial. Portanto, procure resumir suas experiências para facilitar a leitura do recrutador. Deixe os detalhes para a conversa que vocês terão pessoalmente. Veja agora como elaborar um currículo infalível passo a passo:

1. Informações pessoais

Suas informações pessoais são importantes para que o recrutador saiba quem é você. Assim, na hora de elaborar um currículo, foque em informar dados importantes. Comece escrevendo seu nome completo em destaque, de preferência com uma letra maior, no topo da folha. Informe também a data de nascimento ou, ao menos, sua idade.

Depois, insira suas informações de contato, como telefone e celular. Seu e-mail deve ser formal. Nada de apelidos, nomes no diminutivo ou aumentativo. O melhor é o padrão nome.sobrenome@email.com.br.

Para não sobrecarregar o CV, você não precisa inserir seu endereço residencial completo. Basta informar qual a cidade e o bairro em que você vive. Normalmente, em cidades maiores, empresas dão preferência a candidatos que moram próximo ao local de trabalho.

Dispense detalhes como números do CPF, RG, Carteira de Trabalho e Habilitação. Nenhum desses dados será necessário a menos que você seja contratado. Portanto, eles serão informados em momento oportuno, não no CV.

2. Formação acadêmica

Para elaborar um currículo infalível, é fundamental descrever sua formação acadêmica de forma sucinta. Em geral, você não precisa entrar em detalhes como projetos de pesquisa e todos os eventos acadêmicos que participou. Isso só é importante em currículos acadêmicos, para cargos de pesquisador ou professor universitário, por exemplo.

Em um CV profissional comum, o mais interessante é informar o nome do curso, o grau (graduação, especialização, MBA, mestrado, doutorado, etc.), a instituição de ensino e os meses e anos de início e conclusão.

Se você ainda estiver cursando, é imprescindível informar a data prevista para o término do curso. Além disso, na hora de elaborar um currículo, lembre-se de incluir o período em que você estuda (diurno ou noturno). Isso é importante para mostrar à empresa qual a sua disponibilidade para trabalhar.

Caso você ainda não tenha iniciado seus estudos o PRAVALER trabalha com financiamento estudantil em parceria com diversas faculdades.

3. Experiências profissionais

O momento de descrever suas experiências profissionais é, talvez, o mais importante ao elaborar o currículo. É neste tópico que o recrutador conhecerá mais sobre suas competências, habilidades e conquistas.

O primeiro aspecto para o qual você deve se atentar é descrever as experiências em ordem cronológica inversa, da mais recente para a mais antiga. Você deve informar o nome da empresa em que trabalhou, o período e o cargo que exerceu. Se possível, faça uma breve descrição de suas atividades, destacando suas conquistas na função.

Você não precisa (nem deve) informar toda a sua experiência profissional, sobretudo se ela for muito extensa. Digamos que você se formou em Engenharia Civil, fez estágios e já trabalhou na área. Se seu foco é conquistar uma vaga nessa mesma área, concentre-se nessas experiências relacionadas. Você não precisa descrever, por exemplo, o período em que trabalhou como vendedor, há 10 anos.

4. Informações complementares

No final do CV, você pode acrescentar informações complementares, desde que sejam pertinentes e relacionadas ao cargo para o qual você está se candidatando.

Insira, por exemplo, os cursos livres que você fez, idiomas que domina, trabalhos voluntários, intercâmbio e a natureza de sua Carteira Nacional de Habilitação, especialmente se o cargo exigir que você saiba dirigir.

Nada de informar seus hobbies no currículo. Deixe para que isso seja mencionado durante a entrevista, caso o recrutador pergunte.

5. Os mandamentos do bom currículo

Quando for elaborar um currículo, certifique-se de que você não está infringindo nenhuma das seguintes regras:

  • Não deixe passar nenhum erro gramatical. Revise e faça correções quantas vezes for preciso;
  • Não escreva demais. Duas folhas são suficientes para informar tudo o que a empresa precisa saber;
  • Não minta. A mentira será descoberta e isso poderá lhe custar a vaga;
  • Não exagere no layout. Procure elaborar um currículo limpo, sem distrações;
  • Não informe a pretensão salarial, a menos que isso seja solicitado pela empresa.

Munido dessas informações você já pode elaborar um bom currículo, conheça alguns modelos de currículos que preparamos para que você possa se destacar dos demais canditados.

Agora que você já conhece as melhores práticas para elaborar um currículo, compartilhe com a gente suas experiências. O que mais você acha que não pode faltar e o que deve ser eliminado de um bom CV? Conte nos comentários!

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.