Memes, hashtags, siglas e gírias da internet – conheça as 60 mais populares Memes, hashtags, siglas e gírias da internet – conheça as 60 mais populares

Memes, hashtags, siglas e gírias da internet – conheça as 60 mais populares

Não é novidade que a internet é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo todo, seja para trabalho, estudo ou até mesmo entretenimento. É justamente por essa alta demanda de uso que ela acabou se tornando berço de novas expressões e comportamentos entre a galera mais jovem.

Memes, hashtags, abreviações… São tantas novidades que fica cada vez mais difícil acompanhar, ainda mais porque elas se multiplicam e mudam em uma velocidade espantosa. Essa mudança de linguagem na internet começou em meados de 2000 e vem acompanhando a evolução digital até hoje. Os termos presentes em mensagens, e-mails, mídias sociais, jogos ou até mesmo ambientes mais formais são, normalmente, uma relação de expressões norte-americanas que se destacaram – ou, entrando na onda, bombaram – na rede.

Se você nasceu antes dessa década e se perdeu no mundo da internet, a gente preparou um dicionário com algumas das principais e mais famosas expressões, até porque, pode não parecer, mais esse tema é cada vez mais abordado em provas, vestibulares e Enem, além de serem materiais para diversos estudos de comportamento.

Vamos te dar um spoiler: você vai deixar de ser flop e lacrar na net. Não entendeu nada? Então vem com a gente! 😉

O que são gírias?

São expressões populares que nos acompanham antes mesmo do surgimento da internet. As gírias são comuns em conversas informais do dia a dia e podem mudar conforme a região em que se vive ou a cultura que acompanha.

Existem gírias restritas a pessoas de um determinado grupo, as quais só elas são capazes de decifrar o que está sendo dito, e as gírias comuns, linguagens que tomaram proporções maiores e são capazes até de formar a identidade regional ou nacional.

Para que servem as gírias na internet?

Geralmente, as gírias são linguagens utilizadas pelos jovens, público que é mais engajado e usuário da internet e suas plataformas. Com a globalização, a gíria se tornou uma ferramenta para o fácil contato entre pessoas de diferentes estados ou até mesmo países.

Como usar gírias?

As gírias costumam ter o objetivo de expor ou viralizar algo. Em sua maioria, a linguagem tem um tom engraçado, no entanto, existem algumas que são utilizadas como forma de denúncia. O uso delas vai depender do contexto em que a conversa está inserida.

Principais gírias da internet

Algumas gírias utilizam o português como vocabulário primário, mas boa parte delas sofre com uma espécie de tradução de inglês para português. Veja algumas das gírias mais usadas na internet:

Berro/grito/gaitei

Significado da gíria

Utilizada para expressar surpresa com alguma situação ou quando vê algo muito engraçado.

Como utilizar a gíria

“A pessoa que eu gosto começou a me seguir, berro!” ou “Olha essa piada, gaitei!


Vtzeiro

Significado da gíria

Expressão utilizada para se referir a uma pessoa que toma atitudes para se aparecer de qualquer forma, principalmente nas redes sociais ou ainda em programas de televisão.

Como utilizar a gíria

“Nossa, olha o vídeo que essa pessoa postou. Muito vtzeira!


Biscoiteiro/dar biscoito

Significado da gíria

Gíria semelhante ao vtzeiro, o biscoiteiro é uma pessoa que posta algo para chamar mais atenção. A diferença é que uma pessoa reconhecida com essa expressão pode postar não só vídeos, mas fotos ou textos. Ainda, a gíria “dar biscoito” pode ser utilizada como elogio ou como deboche, por meio de curtidas ou comentários, para responder às famosas pessoas biscoiteiras.

Como utilizar a gíria

“Lá vem ele com textão. É um biscoiteiro mesmo.” Ou “Olha lá a foto que postou, vou dar o biscoito que tá pedindo.”


Cancelar

Significado da gíria

Quando alguém – geralmente famosa – posta ou fala algo controverso, ofensivo ou que não agrada os seguidores, ela é “cancelada”, ou seja, é boicotada, perde seguidores/fãs e sofre com muitas críticas.

Como utilizar a gíria

“Não sigo mais esse cantor. Ele foi cancelado!” ou “Você viu a frase preconceituosa que ela falou? Vou cancelar agora!”


Cringe

Significado da gíria

Uma gíria usada para mencionar ou lembrar de uma situação extremamente constrangedora e embaraçosa. Podemos dizer que a expressão é um termo semelhante à “vergonha alheia”.

Como utilizar a gíria

“Nem me lembre daquele vídeo que postei no Twitter. É muito cringe!” ou “Vamos mudar de assunto. Essa história é cringe.


Crush

Significado da gíria

Para quem é das antigas, crush significa a paixonite, ou aquela pessoa que você se sentiu atraída. Tal gíria é utilizada, em sua maioria, para falar de interesses românticos, mas também pode se referir à amizade.

Como utilizar a gíria

“Eu tenho um crush por aquele garoto!” ou “Eu acho ela muito legal. É meu crush de amizade.”


Date

Significado da gíria

Expressão muito usada por norte-americanos que foi trazida também para o vocabulário brasileiro. É utilizada para dizer que marcou um encontro com alguém.

Como utilizar a gíria

“Marquei um date hoje com aquela garota!” ou “Estou me arrumando para o meu date.


Exposed

Significado da gíria

Um dos casos utilizados como forma de denúncia na internet. A gíria significa algo que está sendo exposta ou revelada, principalmente nas redes sociais.

Como utilizar a gíria

“Você viu o cantor que foi vítima de exposed nas redes?” ou “E o exposed de racismo daquela pessoa, você viu?”


Fada sensata

Significado da gíria

Gíria muito utilizada no mundo pop e pela comunidade LGBTQI+. Ela é interpretada como um elogio e se refere a uma pessoa com uma opinião construtiva e considerada correta, inteligente e embasada em estudos.

Como utilizar a gíria

“Nossa, falou tudo, fada sensata!” ou “Você viu a resposta dela para o comentário homofóbico? É uma fada sensata.


Fail

Significado da gíria

Como a própria tradução em inglês diz, fail é o termo utilizado para dizer que algo não deu certo e a pessoa não conseguiu fazer aquilo que desejava.

Como utilizar a gíria

“Estudei muito para a prova, mas foi um fail!” ou “Fui no date com o crush, mais foi totalmente fail!


Fake news

Significado da gíria

É o termo utilizado para notas, notícias, textos ou qualquer informação enviada deliberadamente e que não condiz com a verdade, ou seja, uma notícia falsa ou mentirosa.

Como utilizar a gíria

“Toma cuidado. Essa notícia que enviaram por mensagem é fake news.” ou “Antes de compartilhar, confirme se não é fake news.


Ficar pistola

Significado da gíria

A gíria é utilizada para dizer que a pessoa ficou ou ficará muito enfurecida com alguma situação ou ação.

Como utilizar a gíria

“Não acredito que você fez isso. Sua mãe vai ficar pistola!” ou “Nossa, eu estou muito pistola!


Flodar

Significado da gíria

Expressão usada para denominar uma pessoa que posta excessivamente nas redes sociais, ou seja, inunda suas redes sociais com informações e conteúdo, muitas vezes irrelevantes.

Como utilizar a gíria

“Saiu o clipe da minha cantora favorita. Me segurem, pois hoje vou flodar!” ou “Esse menino postou o dia inteiro. Ele gosta de flodar.


Flopar

Significado da gíria

Gíria também trazida do inglês, utilizada quando alguém ou algo não faz o sucesso esperado e fracassa.

Como utilizar a gíria

“Eu flopei na prova de física.” ou “Eu tenho certeza de que essa publicação vai flopar!” ou “Essa música foi um flop total!”


Goals

Significado da gíria

Uma expressão que se aplica quando uma pessoa quer muito algo ou como o complemento de algo que é desejado. 

Como utilizar a gíria

“Amei esse hábito de correr. É minha life goals!” ou “Minha galera é muito desorganizada. Aquele outro grupo é meu squad goals.


Hater

Significado da gíria

É o termo utilizado para determinar uma pessoa ou um grupo de pessoas que está preparado para criticar, diminuir, apontar erros e, em algumas situações, ofender alguém, principalmente famosos e celebridades.

Como utilizar a gíria

“Esse comentário é de um hater, com certeza.” ou “Todo mundo sabe que aquele grupo é de haters da cantora.”


Hitar

Significado da gíria

É quando uma pessoa ou alguma coisa fez grande sucesso com sua ação.

Como utilizar a gíria

“Você hitou com aquelas dicas de moda!” ou “Achei hit esse vídeo!”


Hype

Significado da gíria

Uma gíria para dizer que algo está em alta, com muitos comentários e que chama muita atenção. É utilizada, principalmente, para falar sobre moda, séries, músicas e filmes.

Como utilizar a gíria

“Eu estou muito hypado naquela série.” ou “Você está no hype com esse tênis!”


Ícone

Significado da gíria

Expressão dita para enaltecer uma pessoa, ou seja, dizer que ela é maravilhosa ou extraordinária aos olhos de alguém.

Como utilizar a gíria

“Essa cantora é um ícone, sem defeitos.” ou “Amei a sua resposta para o hater, você é um ícone!


Iti malia

Significado da gíria

É uma variação infantilizada do termo “Virgem Maria” para dizer que alguém ou algo é muito fofo e encantador. A gíria é muito usada para falar de animais, bebês ou de alguém que gosta.

Como utilizar a gíria

Iti malia, que cachorrinho lindo!” ou “Que neném fofinho, iti malia” ou “Meu crush é muito iti malia.


Jantar/jantou

Significado da gíria

Um termo utilizado para dizer que uma pessoa respondeu à altura alguém, ou seja, que verdades foram ditas e muitos concordaram com aquela opinião.

Como utilizar a gíria

“Você jantou aquele menino com o seu comentário.” ou “E aquele post? Jantou os preconceituosos!”


O auge

Significado da gíria

Pode ser expressa como deboche ou elogio, a gíria é utilizada para indicar o nível máximo de algo.

Como utilizar a gíria

“Achei o auge esse look!” ou “Seu comentário foi o auge.


Miga

Significado da gíria

Tem o mesmo sentido que “amiga”, é uma expressão utilizada carinhosamente entre os grupos que possuem uma relação de amizade e afeto.

Como utilizar a gíria

Miga, preciso falar com você.” ou “Nossa, miga, você não sabe o que aconteceu!”


Mood

Significado da gíria

Muito utilizado nas redes sociais, a gíria é geralmente usada para expressar o estado de espírito ou humor que uma pessoa se encontra.

Como utilizar a gíria

“Você está em que mood hoje?” ou “Eu estou no mood de dançar muito.”


Nervouser

Significado da gíria

Utilizada para expressar o nervosismo ou tensão de alguém em uma determinada situação.

Como utilizar a gíria

“Não me irrita, pois estou nervouser!” ou “A prova de amanhã está me deixando nervouser!


Oi, sumido / sumida

Significado da gíria

A frase gancho para retomar uma conversa com uma paquera ou, ainda, como descontração para iniciar o papo com um amigo que não vê há tempos.

Como utilizar a gíria

Oi, sumido, vamos conversar?” ou “Oi, sumida. Como você está?”


Pisa menos

Significado da gíria

Pode ser um complemento para a gíria “jantou”, a expressão é utilizada quando uma pessoa responde algo considerado maldoso ou ainda quando alguém arrasou em alguma coisa que está fazendo.

Como utilizar a gíria

“Arrasou na resposta para o hater. Pisa menos!” ou “Ficou incrível com esse biquini, pisa menos!


Poser

Significado da gíria

Usada para definir uma pessoa que gosta de se exibir ou mostrar ser alguém que, verdadeiramente, não é. Um poser finge ter uma personalidade que não é dele, muitas vezes para a aprovação social.

Como utilizar a gíria

“Você dizia que gosta de rock, mas escuta forró. É um poser.” ou “Você não gosta de moda. É um poser.


Probleminha

Significado da gíria

Uma expressão utilizada para duas situações diferentes. A primeira é para chamar alguém para resolver um problema em conversa privada. Já a segunda é oferecendo ajuda em pequenos problemas do dia a dia.

Como utilizar a gíria

“Chama no probleminha que a gente resolve.” ou “Está com dificuldade? Chama no probleminha.


Ranço

Significado da gíria

Gíria que descreve ou dissemina o sentimento de desprezo por outra pessoa ou, ainda, é o mesmo que dizer que está entediado com alguma situação.

Como utilizar a gíria

“Peguei ranço desse cantor.” ou “Nossa, tô com ranço desse programa.”


Sextou

Significado da gíria

Muito utilizada nas redes sociais, a expressão indica que a sexta-feira finalmente chegou e que será possível aproveitar o final de semana.

Como utilizar a gíria

“Finalmente sextou!” ou “Chega de trabalho, vamos sextar!


Shippar

Significado da gíria

Quando alguém deseja mostrar que gosta e tem afeição por um casal. Nesses casos, as iniciais dos nomes ainda podem ser criadas para mostrar o afeto.

Como utilizar a gíria

“Eu shippo esse casal!” ou “Shippava o casal #BruMar.”


Spoiler

Significado da gíria

A expressão é usada quando acontece uma revelação ou uma pessoa conta algo de uma série e filme. Ou seja, é quando alguém conta e estraga a experiência de outra pessoa que vai assistir pela primeira vez.

Como utilizar a gíria

“Vou te dar um spoiler da série.” ou “Eu não quero spoiler, por favor!”


Stalkear/stalker

Significado da gíria

Uma expressão em inglês que foi aportuguesada para indicar que alguém vai acessar o perfil de uma outra pessoa para conferir as postagens dela.

Como utilizar a gíria

“Vou stalkear o perfil do crush.” ou “Sou stalker assíduo daquela cantora!”


Tá na Disney

Significado da gíria

Uma releitura da famosa gíria “pirando na maionese”, ou seja, indica que a pessoa fala ou faz algo fora da realidade ou está equivocada em alguma informação.

Como utilizar a gíria

“Não dá para viajar com esse valor. Acha que tá na Disney?” ou “Meus pais estão na Disney achando que eu não vou à festa!”


Trollar

Significado da gíria

Gíria que indica quando alguém vai tirar sarro de outra pessoa. Ela pode ter a conotação humorística ou, ainda, apontar o usuário que gosta de enganar outro.

Como utilizar a gíria

“Vamos trollar meu irmão e esconder seu celular?” ou “Você me enviou uma fake news? Me trollou, hein?”


Vem de zap

Significado da gíria

É usada para pedir o número de celular de alguém para que possam conversar via aplicativo Whatsapp. Geralmente, a expressão bem-humorada e acompanhada de muitos emojis, que são carinhas e rostinhos animados.

Como utilizar a gíria

“Tá solteiro? Vem de zap! 😉” ou “Quero um date neste final de semana. Quem quiser, vem de zap!

O que são siglas?

As siglas são, basicamente, abreviações de algo, como frases e nomes, composta por sílabas ou letras chaves para que o leitor entenda o contexto. No caso das siglas da internet, elas são uma forma de agilizar a comunicação entre os usuários.

Vale destacar que boa parte das siglas utilizadas com frequência é derivada de outras línguas, por isso, se você quer ficar por dentro e saber, de fato, o que está compartilhando por aí, vale investir um tempo para aprender inglês.

Para que servem as siglas na internet?

O objetivo das siglas na internet é o mesmo em qualquer situação, que é abreviar uma palavra, frase ou nome de instituição. A ideia é que seja uma linguagem mais simples, rápida e que pessoas de todas as partes do mundo entendam.

Como usar siglas?

Tudo vai depender do contexto da conversa, no entanto, a maioria das siglas utilizadas são para situações informais, como conversas entre amigos e jogos on-line. Além disso, o uso desse formato é feito majoritariamente em conversas de textos, como abreviação de Whatsapp, Facebook, Twitter e outras redes sociais.

Principais siglas da internet

AFK 

Significado da sigla

Sigla que significa “away from keyboard” ou, traduzido para o português, “longe do teclado”. A expressão é utilizada muito no mundo dos games, quando um dos jogadores vai se ausentar momentaneamente e quer avisar os amigos.

Como utilizar a sigla

“Minha entrega chegou. Vou ficar AFK!


ASAP

Significado da sigla

Traduzido para “assim que possível, a sigla “as soon as possible” é bastante popular, inclusive no mundo corporativo. Ela é usada quando uma pessoa precisa de algo com urgência.

Como utilizar a sigla

“Preciso que me entregue o relatório ASAP.


BBL e BBS

Significado da sigla

São dois termos para também avisar às pessoas que ficará ausente de uma conversa ou jogo por um período. As siglas significam “be back later” e “be back in a second”, respectivamente, que pode ser traduzido para “volto mais tarde” e “volto em um segundo”.

Como utilizar a sigla

“Espera para começar outra partida do jogo. BBL, ok?” ou “Chegou algo aqui em casa, BBS.


BRB

Significado da sigla

Significa “be right back” e também pode ser utilizada para informar que uma pessoa irá se ausentar por um tempo da conversa. Essa sigla é mais utilizada nas redes sociais. Sua tradução para o português é “volto logo”.

Como utilizar a sigla

“Só um minutinho, BRB na conversa!”


BTW

Significado da sigla

Expressão que significa “by the way” ou, em português, “falando nisso”, e tem como objetivo dar continuidade ou encerrar uma conversa.

Como utilizar a sigla

“Foi o que eu disse para ela BTW.” ou “Ah, BTW, preciso te contar uma fofoca!”


DIY

Significado da sigla

Muito utilizada em todo o mundo, principalmente no Brasil, a sigla é a abreviação de “do it yourself”, traduzido para “faça você mesmo” no português. Ela é usada para apresentar ou incentivar trabalhos manuais dos mais diferentes formatos e para as mais diversas finalidades.

Como utilizar a sigla

“Olá! Hoje vou fazer um vaso totalmente DIY para o jardim de casa.” ou “Não tenho dinheiro para essa blusa. Acho que vou fazer um DIY e customizar.”


FOMO

Significado da sigla

“Fear of missing out” ou “medo de estar perdendo algo” é um termo utilizado por pessoas que têm medo de que outras passem por experiências boas ou atuais, enquanto elas não. Por conta desse receio, pessoas FOMO costumam compartilhar muitas informações diferentes em seus perfis.

Como utilizar a sigla

“Olha o perfil desse menino. Acho ele muito FOMO.


FTW

Significado da sigla

Com tradução literal “para a vitória”, a expressão “for the win” é usada para indicar que algum conteúdo compartilhado vale a pena, como textos, vídeos, filmes, séries etc.

Como utilizar a sigla

“Estreou um novo filme de heróis, FTW!


FYI

Significado da sigla

Abreviação de “for your information”, a sigla tem o mesmo significado que o conhecido PSC “para seu conhecimento” do mundo corporativo. O termo tem como objetivo o compartilhamento ou repasse de um conteúdo para uma ou mais pessoas.

Como utilizar a sigla

FYI o e-mail do Diretor Financeiro.”


JOMO

Significado da sigla

“Joy of missing out” ou “prazer em ficar por fora” é uma sigla utilizada para indicar que um usuário aproveitará a vida fora do mundo digital.

Como utilizar a sigla

JOMO! Hoje é dia de parque.”


LMFAO

Significado da sigla

A sigla é composta pela frase “laughing my fucking ass off” e, em português, pode ser traduzida para a expressão “chorei de rir”, por exemplo. Ela indica que algo visto pelo usuário é muito engraçado.

Como utilizar a sigla

“Olha esse meme! LMFAO!” ou “Você assistiu o stand up daquele comediante? LMFAO!


LOL

Significado da sigla

A sigla conta com dois significados diferentes. A primeira é “laughing out loud” e indica que algo visto na internet ou algum acontecimento foi muito engraçado. Já a segunda, é a abreviação para o famoso jogo on-line league of legends.

Como utilizar a sigla

“Não acredito que você caiu nessa pegadinha. LOL.” ou “Hoje vou jogar uma partida de LOL.


PFV

Significado da sigla

Sigla português que tem como propósito abreviar a frase “por favor”.

Como utilizar a sigla

“Me ajuda a estudar para a prova, PFV!


MDS

Significado da sigla

Sigla em português que tem como propósito abreviar a frase “meu deus”. Ela é comum para expressar diferentes sentimentos, como surpresa, espanto, desejo, reprovação etc.

Como utilizar a sigla

“Nossa, como isso aconteceu? MDS!” ou “MDS, você me decepcionou.”


ROFL

Significado da sigla

Vinda da frase norte-americana “rolling on the floor laughing”, a sigla “rolando no chão de tanto rir” também é utilizada nas redes sociais como forma de demonstrar que algo foi muito engraçado.

Como utilizar a sigla

“Essa piada foi boa! ROFL!


SQN

Significado da sigla

Sigla em português que tem como propósito abreviar a frase “só que não”. Seu uso acontece em um contexto de deboche ou sarcasmo.

Como utilizar a sigla

“Nossa, vou me dar muito bem na prova de matemática. SQN.


YOLO

Significado da sigla

“You only live once” significa “você vive só uma vez” e é usada com frequência em legendas de fotos postadas nas redes sociais, para destacar a importância do momento vivido e registrado.

Como utilizar a sigla

“Dia de verão na praia. YOLO!


RLY

Significado da sigla

Sigla de “really”, é uma expressão que, aportuguesada, significa “sério” e tem como objetivo mostrar espanto ou surpresa em uma frase.

Como utilizar a sigla

“Você está grávida. RLY?”


NSFW

Significado da sigla

A expressão significa “not safe for work” ou “não seguro para o trabalho”, é usada quando uma pessoa compartilha algo com uma outra pessoa ou grupo de amigos, mas não é recomendado que isso seja visto no ambiente de trabalho.

Como utilizar a sigla

“Olha só esse trailer do filme. NSFW!


TKS

Significado da sigla

Significa “thanks” ou “thank you”, que, em português, é traduzido para “obrigado”.

Como utilizar a sigla

TKS pela carona.”

O que é hashtag?

São siglas, palavras ou frases com termos associados a uma informação ou discussão específica. Muito utilizada nas redes sociais – e incorporada até mesmo no ambiente corporativo, as hashtags precisam ser antecedidas pelo símbolo cerquilha, ou o famoso jogo da velha (#).

O que significa hashtag?

De forma literal, hash significa cerquilha, o símbolo “jogo da velha”, e tags são palavras-chave de uma frase ou texto. Hashtags, então, são termos que podem ser indexados na internet (ou seja, se tornam hiperlinks em um texto) com o uso do símbolo na frente, para que outros usuários possam clicar e terem acesso a todos os conteúdos de pessoas que participaram da mesma discussão.

Para que servem as hashtags na internet?

Usar uma hashtag serve, principalmente, para associar o conteúdo em questão a um tópico ou uma discussão que está acontecendo na internet. Tal formato é muito usado nas redes sociais, mas também aparece em outros meios digitais, como em busca de palavras-chave no Google, por exemplo.

Como usar hashtags?

É muito fácil inserir uma hashtag em qualquer frase! Basta utilizar a cerquilha na frente da palavra ou frase desejada e pronto. Ela se tornará um link para que as pessoas encontrem sua publicação seja onde for. Mas vale lembrar que, para que a hashtag funcione, ela não pode ter espaços entre palavras, acentuação ou cedilhas.

Se, ainda, você pensa em usar as hashtags de uma maneira mais estratégica, para sua empresa ou até mesmo para sua visibilidade pessoal, confira só esse vídeo feito pela consultora de marketing, Camila Renaux:


Hashtags mais populares

#F4F/#SDV

Significado da hashtag

Tags para as siglas “follow for follow” e “segue de volta”, que são formas de incentivar o aumento de número de seguidores em uma rede social.

Como utilizar a hashtag

“Pessoal, me segue no Instagram que eu sigo de volta. #SDV #F4F


#FBF

Significado da hashtag

Abreviação de “flashback friday” ou “sexta-feira do flashback”, a hashtag é muito comum nas redes sociais e utilizada quando o internauta publica uma lembrança de algo do passado. Normalmente, a publicação acontece às sextas-feiras.

Como utilizar a hashtag

“Recordando o dia do meu casamento. #FBF


#MOODOFTHEDAY

Significado da hashtag

Essa hashtag é para compartilhar o mood, ou estado de espírito, de uma pessoa naquele dia (explicamos essa expressão lá em cima, hein?).

Como utilizar a hashtag

“Hoje eu tô muito preguiçosa! #MOODOFTHEDAY


#OOTD

Significado da hashtag

“Outfit of the day” pode ser traduzido para a frase em português “roupa do dia”. A hashtag é utilizada quando é feita uma publicação para compartilhar o look que o internauta escolheu para usar no dia.

Como utilizar a hashtag

“Look do dia para a faculdade! #OOTD


#PAS

Significado da hashtag

Uma expressão popular para a palavra “paz” que foi disseminada nas redes sociais como forma de ironia, sarcasmo ou como uma maneira de iniciar um debate em tom humorístico.

Como utilizar a hashtag

“Arroz no Natal é com uva passa, mas você não está pronto para essa conversa. #PAS


#TBT

Significado da hashtag

Com o mesmo significado da hashtag #FBF, “throwback thursday”, ou TBT, é uma segunda expressão utilizada para relembrar momentos do passado nas redes sociais. Geralmente, é utilizada em publicações às quintas-feiras.

Como utilizar a hashtag

“Saudades de fazer uma viagem como essa! #TBT


#TGIF

Significado da hashtag

Uma hashtag para celebrar a chegada do final de semana. A expressão significa “thanks God, is friday”, ou “obrigado Deus, é sexta-feira” no português.

Como utilizar a hashtag

“Última aula do dia. #TGIF

O que são memes?

Memes são ideias ou conteúdos tirados de seu contexto original para dar espaço ao tom mais humorístico. Esse formato é utilizado para ser espalhado em massa e tem uma rápida absorção nas redes sociais.

É justamente por ser propagado rapidamente, que os memes se tornaram uma das linguagens mais utilizadas na internet, principalmente nas redes sociais. E esse conteúdo viral acabou ganhando espaço também nos temas para redação em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, vale considerar o assunto no cronograma de estudos para quem está se preparando para a prova anual e até mesmo para quem não pode fazer Enem, mas está de olho em uma graduação.

Para que servem os memes na internet?

Na internet, os memes podem ser compartilhados em diversos formatos, mas sempre em tom de humor, e tem como objetivo satirizar, ironizar ou zombar de uma situação ou um assunto em evidência nas redes. Ainda, os memes costumam ser utilizados para compartilhar fatos do dia a dia ou também situações que são comuns entre as famílias brasileiras.

Como usar memes?

Não existe limites para usar memes! Basta ter uma situação engraçada da sua vida, de característica familiar ou ainda de algum acontecimento regional, nacional ou mundial. Depois de identificar uma oportunidade, é só unir o conteúdo com imagem, texto, vídeo, GIF ou áudio engraçado e pronto! O meme está criado. Agora, é só compartilhar em todas as redes sociais e esperar que seus seguidores se identifiquem.

Principais memes da internet

Amada?

Significado e surgimento do meme

O termo é usado quando uma pessoa está passando vergonha na internet ou ainda quando algo não faz o menor sentido. O meme é uma forma de fazer com que essa pessoa volte para a realidade e já ganhou muitas outras versões, como em inglês (Beloved?).

Ele conta com a expressão da cantora Fafá de Belém, que não tem relação e nunca disse a frase, mas estrelou o meme com uma feição de estranheza.

Como utilizar o meme

“Você quer viajar para Dubai este ano? Amada?”

Meme Amada


Nazaré confusa

Significado e surgimento do meme

Novela nacionalmente conhecida, “Senhora do Destino” contribuiu para a criação de um dos memes mais usados nas redes. Com um olhar confuso, tentando entender algo, a personagem interpretada por Renata Sorrah dá vida a esse meme, que é utilizado quando uma pessoa precisa parar para raciocinar e compreender algo.

Como utilizar o meme

“É assim se que utiliza a fórmula na questão, entenderam?”

Meme Nazare Confusa


Stonks

Significado e surgimento do meme

Um sucesso recente no mundo dos memes, é utilizado especialmente no Twitter. Com inspiração no mercado financeiro, a palavra “stonks” é derivado de “stocks”, ou “ações de investimento”, e a brincadeira é uma forma de ironizar uma ideia que foi aparentemente genial e que resultará em grandes ganhos, mas, na verdade, não é tão boa ideia assim.

Como utilizar o meme

“Vou brincar de amigo secreto e colocar meu nome em todos os papéis para ganhar presentes de todos os participantes.”

Meme Stonks


Gatilho

Significado e surgimento do meme

Na psicologia, a palavra “gatilho” pode ser utilizada para determinar um acontecimento capaz de acionar um comportamento, novo ou incomum, em uma pessoa. Seguindo o raciocínio, na internet, o meme foi criado para ser um alerta para crises de ansiedade, traumas etc. Mas a expressão também é utilizada com humor, para responder publicações que geraram desejo, por exemplo.

Como utilizar o meme

“Olha essa foto da torta de chocolate. Apaga, me dá gatilho!” ou “Não use essa expressão, pode dar gatilho em pessoas com distúrbio.”


Juntos e shallow now

Significado e surgimento do meme

A famosa cantora Lady Gaga lançou mais um grande sucesso musical, intitulado “Shallow Now”. A música viralizou, inclusive no Brasil, e fez com que versões em outras línguas surgissem. A cantora Paula Fernandes, junto de Luan Santana, foram os brasileiros que fizeram uma releitura em português da canção, mas acabaram se tornando meme por conta do refrão, que diz “juntos e shallow now”. A expressão, sem sentido, começou a bombar nas redes sociais e é utilizada de várias maneiras, inclusive para indicar uma atividade em conjunto.

Como utilizar o meme

“Quero ir ao shopping. Vamos juntos e shallow now?”


Chloe

Significado e surgimento do meme

Uma garotinha norte-americana ficou mundialmente famosa pela sua expressão confusa e assustada com uma reação da irmã. Com o registro feito pela mãe, a imagem é usada por pessoas em todo o mundo quando se deparam com situações que não entendem ou se assustam.

Como utilizar o meme

“Você não lavou as mãos depois de ir ao banheiro?”

Meme Chloe


Bela Gil e a substituição

Significado e surgimento do meme

A famosa cozinheira Bela Gil é conhecida por desenvolver receitas diversas sem o uso de nenhum ingrediente animal, sugerindo substituições de ingredientes para opções naturais e orgânicas. É justamente pelas sugestões inusitadas que a apresentadora se tornou um dos memes mais famosos do país.

Como utilizar o meme

“Você pode substituir o ar condicionado por folhas de bananeiras, por exemplo.”

Meme Bela Gil


Gente, qual a necessidade?

Significado e surgimento do meme

Os pets também são protagonistas de memes do mundo todo. Um dos mais famosos no Brasil é a de uma imagem com um cachorrinho com expressão assustada, perguntando a necessidade de algo. Geralmente, a brincadeira é feita quando uma pessoa é ignorante na sua fala ou, ainda, quando os internautas consideram uma ação inoportuna.

Como utilizar o meme

“Nossa, precisava ser tão ignorante?”

Meme Qual A Necessidade


Grumpy cat

Significado e surgimento do meme

Ainda no mundo dos pets, um dos memes mais populares no mundo é composto por uma gatinha. A felina de expressão rabugenta tem suas fotografias compartilhadas para representar mau humor, negatividade e cinismo.

Como utilizar o meme

“Você está bem hoje?”

Meme Grumpy Cat


Mônica

Significado e surgimento do meme

A animação de Maurício de Souza também ganhou espaço no mundo dos memes. A imagem da personagem Mônica em um computador, com a palavra “ata” estampada na tela é um dos memes mais compartilhados na atualidade. Sua finalidade é demonstrar desinteresse por um assunto ou ainda debochar de uma frase.

Como utilizar o meme

“Você acha que é mais inteligente do que eu?”

Meme Monica Ata


Memes do Enem

Significado e surgimento do meme

Como falamos, para a criação de um meme, basta um acontecimento engraçado viralizar em grandes proporções. E nenhum ambiente é melhor para isso do que eventos públicos e conhecido por todos. O Enem é um deles! Isso porque com a rígida restrição de entrada após o horário, a dificuldade de questões e a expectativa de divulgação do gabarito são temas em alta no segundo semestre do ano, fazendo o tema ser prato cheio para uma enxurrada de memes.

Como utilizar o meme
  • “Não preciso estudar mais e buscar referências para citação. Já estou expert!”

    Meme enem 1

  • “Com certeza vou me dar bem na redação.”

    Meme enem 2

  • “Não entendo como funciona a distribuição de locais para a aplicação da prova.”

    Meme enem 3

  • “O Enem é muito rígido para a chegada dos estudantes no horário.”

    Meme enem 4

Categoria: DiversosPRASABER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.