Não me interesso por nenhuma carreira. O que fazer?

Por PRAVALER

Não me interesso por nenhuma carreira. O que fazer?

Escolher uma carreira pode ser bem complicado, porque existem muitos fatores a considerar e muitos caminhos para escolher. É ainda mais difícil quando você é jovem, está fazendo o primeiro vestibular e tem pouca experiência para decidir o que gosta ou não. Por isso, pode acontecer do vestibulando não conseguir escolher para qual curso vai prestar vestibular.

Alguns estudantes olham muitas listas, consultam vários currículos, procuram profissionais de muitas áreas e, ainda assim, não conseguem decidir o que fazer. Em muitos casos, eles não acham nada interessante. Então, o que fazer? Como escolher uma carreira quando nenhuma parece a certa?

Autoconhecimento é a chave

A verdade é que você tem muitas carreiras para escolher. Muitos cursos novos abrem em técnicos e universidades todos os anos e, com o desenvolvimento da tecnologia, da ciência e da globalização, cada vez mais cursos vão surgir. Alguns anos atrás, você não teria opções como Redação para Internet ou Desenvolvimento de Jogos; mas hoje, tem. Como diminuir o número de possíveis carreiras futuras? Conhecendo a si mesmo. Quando você fizer um exercício de autoanálise, vai perceber que algumas carreiras talvez não sejam as certas.

Você desmaia sempre que vê sangue? Enfermagem e Medicina talvez possam ser descartadas. Não gosta ou não tem habilidade com cálculos? Exclua Matemática, Engenharia e Física. Não gosta de explicar nada por mais de uma vez? Descarte as licenciaturas, você não vai querer dar aula. Continue pensando sobre isso. Gosta de trabalhar em equipe? Algumas profissões são bem solitárias. Gosta de viver na natureza? Então, ficar em um escritório lidando com contabilidade pode ser o caminho errado. Pense em quem você é agora para decidir quem vai ser no futuro.

Pesquise sobre o mercado de trabalho

Depois de fazer essa análise, é hora de procurar pelas carreiras. Procure pelos currículos das faculdades, pelos rumos profissionais que você pode tomar e pelo dia-a-dia de trabalhadores formados nesse curso. Pense se você gostaria de viver como eles vivem – pensando, é claro, no trabalho que eles exercem. Pesquise sobre o mercado de trabalho, mas não pensando só na possibilidade de conseguir um emprego rápido, e sim examinando como esse mercado funciona e como seria estar inserido nele.

Todas as profissões vão trazer dificuldades e você vai descobrir isso em sua pesquisa. Toda profissão pode ser estressante e desgastante, mesmo quando você gosta do que faz! O importante é procurar por aquela que vai trazer um sentimento de satisfação pessoal, mesmo com o cansaço no fim do dia. Não tenha medo de tentar só porque parece difícil. Experimente! Você pode encontrar sua profissão dos sonhos – e, se não encontrar, pode tentar de novo depois.

Tente não deixar essa pesquisa para a última hora, porque ela pode levar um tempo. Assim, você não vai tomar sua decisão sob pressão quando estiver com a ficha de inscrição do vestibular na sua frente. Converse com seus amigos que estão passando pelo o mesmo. Converse com seus pais, que também passaram por isso. Procure profissionais com quem conversar. E tome sua decisão com sabedoria!

Compartilhar
Categoria: Ajuda na Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.