Nota de corte Enem 2020: o que é e como funciona Nota de corte Enem 2020: o que é e como funciona

Nota de corte Enem 2020: o que é e como funciona

O Enem 2020 é um assunto muito se falado já e conhecer a nota de corte é fundamental para garantir a tão sonhada vaga no curso escolhido. E, como sabemos que muitos estudantes continuam estudando firme durante a quarentema para as provas do Enem e querem muito conquistar a pontuação mínima para ingressar no curso desejado, criamos esse artigo com tudo sobre o assunto.

Você tem ideia do que é a nota de corte e quanto precisa atingir para conseguir a vaga no seu curso? Continue com a gente a descubra! 😊

O que é a nota de corte do Enem?

Para acabar com essa dúvida, a gente esclarece: a nota de corte nada mais é do que a nota mínima necessária para conseguir a aprovação em um vestibular, ou, mais que isso, no curso desejado em determinada faculdade.

Em alguns exames mais concorridos, entretanto, a nota de corte também serve para selecionar quais candidatos serão aprovados na primeira fase, partindo para a segunda etapa do vestibular.

Lembrando que para os treineiros do Enem é também uma boa ficar por dentro da nota de corte, já que isso vai ajudar muito para saber como está indo para que lá na frente consiga realizar o exame de forma oficial e conquistar uma vaga na faculdade.

Qual a importância das notas de corte?

Além de conferir o cartão de confirmação com todas as informações da prova, ter conhecimento da nota de corte é muito importante para saber a sua classificação no vestibular do curso que pretende estudar. Elas também são utilizadas para entrar em alguns programas do Governo Federal, como o Sisu, o Prouni e o Fies, além de serem usadas como porta de ingresso em algumas faculdades privadas, que usam o Enem no lugar do vestibular tradicional.

Como funciona a nota de corte do Enem?

Nota de corte vestibular tradicional x Nota de corte do Enem: quais as diferenças?

As instituições de ensino que utilizam o vestibular tradicional como forma de entrada dos estudantes possuem as notas de cortes diferentes conforme os cursos, podendo variar também a depender do campus, do turno e da modalidade escolhida. Existem alguns exames que acorrem em duas fases, estabelecendo, dessa forma, uma nota de corte na primeira fase da prova para que candidato possa seguir para a segunda.

No Enem, a nota de corte pode ser utilizada em diversos programas de governo. Um dos principais é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o processo seletivo mais concorrido do Brasil. Nele, o participante utiliza a sua nota de corte para concorrer apenas com candidatos que escolheram as mesmas opções de instituição de ensino, campus, turno e curso, mas, como ele funciona como um “leilão”, a cada dia a nota mínima é alterada de acordo com as inscrições e somente no final do processo é possível conhecer a nota de corte oficial.

Continue com a gente para entender mais cada uma das opções de nota de corte e os programas do Governo Federal para a entrada nas instituições de ensino do Brasil.

Como saber a nota final do Enem?

Como o método de correção do Enem é feito a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI), não basta somente somar os erros e os acertos com base no gabarito para saber qual foi a sua média final. O resultado oficial só é divulgado um tempo depois no portal do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas existem duas formas de você tentar simular antes do resultado oficial: ou por meio da média simples ou pela média por peso.

Como calcular a nota de corte do Enem?

Média simples

Para calcular a nota do Enem pela média simples é preciso somar as notas obtidas em cada uma das áreas do conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e a Redação) e dividir o valor final por cinco.

Média por peso

Calcular a média do Enem por peso é um pouco mais complexo. É necessário saber qual é o peso – 1, 2 ou 3 – que cada instituição de ensino superior aplica para cada disciplina do Enem. Depois de saber essa informação, é necessário multiplicar cada nota pelo peso atribuído.

Por exemplo: se a faculdade atribui peso 3 para a área de Matemática e suas Tecnologias, você irá multiplicar a sua nota nesse caderno por 3.

A nota de corte é proporcional à dificuldade da prova?

É uma possibilidade, mas a nota é calculada com base na classificação geral dos candidatos. Quando a prova do Enem é difícil para a maioria dos candidatos, a pontuação de todos pode ser um pouco menor e refletir na nota de corte do exame.

Onde posso ver minha nota de corte do Enem?

Para conferir a sua nota de corte no Enem, é necessário acessar os sites dos programas do governo (Sisu, Prouni e Fies), durante o período de inscrições e selecionar a curso desejado, assim como a universidade de escolha e outras informações necessárias. Assim, a plataforma te passa a nota de corte e você pode compará-la com a sua nota final da última edição em que realizou o Enem.

Como posso usar minha nota de corte?

Existem diversas opções para utilizar a nota de corte, indo desde as entradas em universidades públicas até os financiamentos estudantis em universidades privadas. Confira a nossa lista:

Ingresso na faculdade


Sisu

Como funciona a nota de corte no Sisu

A nota de corte no Sisu é a menor pontuação exigida para ocupar a vaga de um curso. Se o candidato atingir a nota mínima exigida ou conseguir superá-la até o final do período de inscrições, a vaga do curso escolhido está garantida e será necessário apenas esperar a divulgação dos resultados oficiais, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

Caso não alcance a nota de corte estabelecida no sistema, o estudante estará eliminado imediatamente da disputa. É importante lembrar que, mesmo eliminado de primeira, há ainda a chance de ficar na lista de espera, que roda em caso de desistência de candidatos que foram aprovados.

Como é calculada a nota de corte no Sisu?

A nota é calculada da seguinte forma: caso o candidato deseje um curso que oferece 30 vagas e, no primeiro dia de inscrição, esse mesmo curso já tenha recebido 100 candidatos inscritos, os aprovados são selecionados pela nota, em ordem decrescente. Dessa forma, as notas dos 30 colocados determinarão o corte naquele dia.

O sistema atualiza diariamente a nota de corte porque, a cada dia, novos inscritos consultam a situação do curso que desejam e, caso notem que estão muito abaixo do corte, escolham outra opção.

Como ver a nota de corte do Sisu?

É muito importante monitorar o site do Sisu diariamente para conferir a nota de corte atualizada e garantir a sua inscrição no curso desejado. Existem algumas informações ao fazer a inscrição na primeira e na segunda opção de curso, como:

  • A quantidade de vagas no curso escolhido;
  • A nota do candidato no curso escolhido;
  • A nota de corte no curso até a data final das inscrições.

Dessa forma, o candidato ficará informado sobre a situação atual do curso e pode decidir se deseja continuar na disputa pela vaga, concorrer em outro curso ou ficar na lista de espera.

Bolsa de Estudos


Prouni

Como funciona a nota de corte no Prouni

Para participar do Prouni, é preciso atingir uma nota mínima de 450 pontos em todas as provas objetivas do Enem, além de não zerar a redação. A nota de corte no Prouni funciona como no Sisu: o candidato com maior nota tem chances maiores de conseguir a bolsa, porém, a nota de corte também muda diariamente, podendo alterar todo o processo.

Como é calculada a nota de corte no Prouni?

A nota de corte funciona como o Fies, mas no sistema do Prouni ela pode mudar de acordo com o número de vagas, candidatos inscritos, tipo de curso, cidade, turno etc.

Como ver a nota de corte do Prouni?

No momento de inscrição no Prouni, o candidato já consegue visualizar a nota de corte. Uma vez por dia, o sistema atualiza a nota de corte, já que, com as inscrições abertas, o programa vai recebendo mais candidatos e a nota de corte tende a aumentar ao passar dos dias. Ou seja, se muitos candidatos com notas altas se candidatarem para uma mesma vaga, o último inscrito fará a nota de corte subir.

A vantagem desse tipo de tentativa de ingresso em um curso é que o candidato pode cancelar a sua inscrição e mudar para qualquer outro durante um período determinado, fazendo a melhor escolha de universidade e graduação.

Financiamento estudantil


Fies

Como funciona a nota de corte no Fies

O Fies também é um programa do governo bastante concorrido e exige que o candidato tenha um desempenho mínimo no Enem de pelo menos 450 pontos, além não ter zerado a redação. A nota de corte funciona como os outros programas já citados, porém, depende do curso e da faculdade escolhidos pelo candidato.

Como é calculada a nota de corte no Fies?

A nota de corte do Fies considera o desempenho de todos os candidatos que estão concorrendo a uma vaga na mesma instituição de ensino superior privada, podendo variar bastante conforme a procura e ao longo do período de inscrições no processo seletivo.

Como ver a nota de corte do Fies?

Para o candidato conferir a nota de corte do Fies, é necessário realizar a inscrição no portal do programa. A dica aqui é aproveitar o primeiro dia que o sistema for liberado, para poder acompanhar as notas de corte durante todo o seu processo no sistema.

Lembrando que a nota de corte parcial é a nota do candidato que está em último lugar naquele momento e é preciso que a sua seja maior para conseguir a colocação e garantir uma vaga no curso e na faculdade escolhidos.

Privado

Como funciona a nota de corte para financiamento privado?

A nota de corte só vai ser importante se o financiamento privado fizer uso da nota do Enem para a inscrição. No PRAVALER, por exemplo, o financiamento estudantil pode ser sem juros, dependendo da faculdade escolhida, e não é necessário ter feito o Enem.

Vale lembrar que algumas faculdades privadas utilizam a nota de corte no Enem para oferecer bolsas e descontos em seus cursos. Para isso, o candidato deve procurar a instituição de ensino e se inscrever no processo seletivo utilizando a nota e aguardar o resultado.

Nota de corte dos últimos anos de Enem

Para facilitar os seus cálculos prévios a respeito da dúvida “quanto eu preciso tirar no Enem para passar?”, listamos os principais os cursos conforme as notas de corte, classificando-os como fáceis, médios e difíceis. Confira abaixo:

Cursos mais difíceis

Medicina

Enem 2019 770 a 900 pontos.

Enem 2018

750 a 881 pontos.

Enem 2017

697 a 726 pontos.

Odontologia

Enem 2019

715 a 840 pontos.

Enem 2018

795 pontos.

Enem 2017

793 pontos.

Engenharia Civil

Enem 2019

680 a 902 pontos.

Enem 2018

750 a 830 pontos.

Enem 2017

580 a 750 pontos.

Direito

Enem 2019

680 a 850 pontos.

Enem 2018

680 a 850 pontos.

Enem 2017

450 a 800 pontos.

Arquitetura e Urbanismo

Enem 2019

690 a 840 pontos.

Enem 2018

797 pontos.

Enem 2017

550 a 720 pontos.

Cursos de dificuldade média

Nutrição

Enem 2019

660 a 810 pontos.

Enem 2018

650 a 700 pontos.

Enem 2017

640 a 770 pontos.

Psicologia

Enem 2019

660 a 850 pontos.

Enem 2018

650 a 700 pontos.

Enem 2017

580 a 730 pontos.

Jornalismo

Enem 2019

640 a 815 pontos.

Enem 2018

620 a 730 pontos.

Enem 2017

500 a 720 pontos.

Enfermagem

Enem 2019

600 a 720 pontos.

Enem 2018

620 a 850 pontos.

Enem 2017

450 a 680 pontos.

Administração

Enem 2019

680 a 800 pontos.

Enem 2018

450 a 750 pontos.

Enem 2017

450 a 680 pontos.

Cursos mais fáceis

Pedagogia

Enem 2019

560 a 740 pontos.

Enem 2018

450 a 700 pontos.

Enem 2017

450 a 680 pontos.

História

Enem 2019

570 a 800 pontos.

Enem 2018

450 a 650 pontos.

Enem 2017

450 a 550 pontos.

Gestão de Recursos Humanos

Enem 2019

600 a 720 pontos.

Enem 2018

565 a 713 pontos.

Enem 2017

460 a 680 pontos.

Logística

Enem 2019

570 a 750 pontos.

Enem 2018

450 a 605 pontos.

Enem 2017

485 a 600 pontos.

Educação Física

Enem 2019 580 a 775 pontos.

Enem 2018

450 a 664 pontos.

Enem 2017

460 a 680 pontos.

Quantos pontos precisa para cada faculdade?

Existem critérios diferentes para cada universidade, tudo depende do histórico de notas de cortes de cada aluno da instituição. Por exemplo, se uma instituição de ensino para um curso “x” possui uma nota de corte alta, é porque os inscritos naquela instituição possuem melhores notas para concorrer vagas no curso.

Ou seja, as notas de cortes podem mudar de acordo com o ano, a instituição de ensino, a curso, o turno, o local etc.

Quanto tempo vale a nota do Enem?

Para o Sisu, que é feito o ranking com base na nota do Enem, a validade é de apenas um ano. Ou seja, quem se inscrever no Sisu, é necessário ter feito a prova mais recente do exame, não podendo utilizar a nota de anos anteriores.

Categoria: ENEMPRASABER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.